Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/11/crea-pr-reforca-compromisso-com-a-integridade-e-autenticidade-dos-diplomas-de-engenharia/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h18.

Crea-PR reforça compromisso com a integridade e autenticidade dos diplomas de Engenharia

9 de novembro de 2023, às 15h13 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Em todos os processos de registro profissional analisados pelo Crea-PR, uma premissa fundamental é a verificação da autenticidade dos diplomas apresentados pelos profissionais em busca do registro. Essa verificação representa o alicerce de nosso compromisso com a Legislação e com a integridade dos documentos apresentados.

A atuação do Conselho ocorre de forma proativa, realizando análise dos diplomas apresentados em contato direto com as instituições de ensino responsáveis por sua emissão. Esse processo visa a confirmar a veracidade das informações fornecidas, garantindo que somente profissionais devidamente formados sejam registrados, o que, por sua vez, complementa um esforço constante para assegurar a credibilidade do exercício das profissões.

Ao identificar que qualquer informação não corresponde à realidade, a situação é prontamente reportada às autoridades competentes, que conduzem a apuração de possíveis atos ilícitos e adotam as medidas legais cabíveis.

Mas o compromisso com a integridade e autenticidade dos diplomas não se limita à verificação durante o processo de registro. Adotando uma postura firme contra atividades ilegais, como a comercialização de diplomas falsos, não toleramos qualquer forma de fraude que possa afetar a integridade da profissão de engenheiro. Nesse sentido, também, são encaminhadas denúncias às autoridades competentes sobre qualquer situação relacionada a diplomas falsificados ou à venda ilegal de títulos acadêmicos.

Nesse esforço coletivo para manter a integridade das profissões da área tecnológica, a colaboração da sociedade é essencial. Encorajamos que qualquer pessoa que tenha conhecimento ou suspeitas relacionadas a diplomas falsos ou práticas irregulares utilize nossos canais de atendimento para reportar tais situações. Por meio de qualquer canal disponível na página Fale Conosco, a população pode desempenhar um papel ativo na preservação da integridade da profissão e na luta contra atividades ilícitas.

O Crea-PR reafirma seu compromisso com a ética, a legalidade e a qualidade profissional e continuará atuando para garantir que apenas profissionais qualificados e devidamente formados exerçam suas atividades na jurisdição do Paraná. A integridade das profissões de engenharia, agronomia e das geociências desempenha um papel crucial na segurança e no desenvolvimento da sociedade, e estamos determinados a proteger esses valores.

Para mais informações ou para reportar situações relacionadas, entre em contato utilizando qualquer dos canais disponíveis na página: Fale Conosco.