Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/11/crea-pr-reinaugura-inspetoria-visita-porto-paranagua/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h18.

Crea-PR reinaugura inspetoria e visita o Porto de Paranaguá

14 de novembro de 2023, às 17h25 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Delegação do Crea-PR reinaugura inspetoria e realiza visita técnica em Paranaguá.

Nesta segunda-feira (13/11), o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, esteve em Paranaguá acompanhado de sua delegação para a reinauguração da Inspetoria da cidade e visita técnica ao Porto de Paranaguá. Além da comitiva representando o Conselho, também participaram do encontro membros do Comitê Empresarial da Construção do Crea-PR – CECON.

Durante a manhã, os representantes do CECON estiveram reunidos na sede do Crea em Curitiba, onde discutiram a valorização do trabalho dos engenheiros nas obras públicas e privadas e as dificuldades de implantação da nova lei de licitações, principalmente nos municípios menores. Participaram da reunião do CECON: Eng. Civ. Álvaro Pereira da Silva, Eng. Civ. Helio Sabino Deitos, Eng. Civ. Euclésio Manoel Finatti, Eng. Civ. João Guido de Castro Campêlo, Eng. Civ. José Luiz Parzianello, Eng. Civ. Vivian Curial Baêta de Faria e o empresário José Ângelo Turra.

Reinauguração da Inspetoria de Paranaguá

No final da manhã, a delegação do Crea-PR se dirigiu para Paranaguá, onde participaram da reinauguração da Inspetoria que atende as cidades da região. A reforma faz parte do projeto estabelecido pela presidência do Conselho para padronizar e modernizar todas as unidades que prestam atendimento ao público no Estado.

De acordo com o Presidente do Conselho, Eng. Civ. Ricardo Rocha, a iniciativa partiu depois que o Crea passou a discutir a regulamentação da inspeção predial. “O exemplo é a única forma de ensinar. Ao debatermos o assunto da inspeção predial, percebemos que algumas de nossas unidades não contavam com uma estrutura adequada ou não eram acessíveis para algumas pessoas. A partir desse momento, iniciamos um trabalho que modernizou e padronizou nossos postos de atendimento. Até o próximo ano todas as obras devem ser concluídas.”, explica o Presidente.

A comitiva do Crea-PR que participou da reinauguração da Inspetoria de Paranaguá foi composta pelo Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, os representantes do CECON, o Assessor de Políticas Públicas da Presidência, Eng. Civ. Samir Jorge, os diretores Eng. Eletric. Roberto Gonçalves Gameiro, Eng. Civ. João Groque Junior, Gerente Regional Eng. Agr. Eduardo Ramires e funcionário do Conselho. O Eng. Prod. Giovani Jose Gaspar Stefanes, inspetor-chefe de Paranaguá, e o Eng. Civ. Norberto André Jamnik Neto, representante da Secretaria de Urbanismo de Paranaguá, também estiveram presentes, dentre outros profissionais.

Visita Técnica ao Porto de Paranaguá

Após a reinauguração da inspetoria, a delegação do Crea-PR realizou uma visita técnica ao Porto de Paranaguá, onde foram recepcionados pelo Eng. Mec. Victor Yugo Kengo, que é Diretor de Engenharia e Manutenção do Porto.

Victor fez uma breve apresentação sobre o porto, onde falou sobre sua importância para a economia local, já que corresponde a 57% do ISS arrecadado pelo município. O engenheiro explicou que a principal missão do Porto de Paranaguá é fornecer tecnologia e infraestrutura para escoar as cargas que chegam por todos os meios (rodoviária, ferroviária e aquática).

Para isso, é necessário reunir profissionais de diversas áreas das engenharias para garantir o funcionamento do porto, que é um dos maiores do Brasil. O posicionamento estratégico (proximidade com os portos de São Paulo e Santa Catarina) é um dos grandes diferenciais do Porto de Paranaguá, apesar dos desafios em relação ao espaço. Para que o porto possa crescer, é necessário avançar em direção ao mar e para isso é preciso realizar um intenso trabalho de dragagem.

As obras de dragagem que estão sendo realizadas devem possibilitar a ancoragem de navios ainda maiores e um aumento significativo na movimentação do porto. Além disso, conforme lembrou o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, o Plano Estadual de Logística em Transporte – PELT 2035, deve incluir também estratégias para desafogar o trânsito na região da serra. A maior movimentação no porto também deve impactar nas obras da Ferroeste, que vão conectar a região de Paranaguá a outros estados brasileiros.

Um dos resultados da visita técnica foi a abertura de diálogo entre o Crea-PR e a Portos do Paraná para a criação de termos de cooperação entre as partes. Houve durante o diálogo a concordância da importância desse termo e um compromisso dos dois lados em dar andamento às tratativas que vão efetivar a parceria.

A visita técnica na faixa portuária foi guiada pelo Eng. Eletric. Normando Guedes Marcondes, que explicou o funcionamento do Porto, as obras que estão sendo realizadas e as tecnologias que garantem a eficácia nas operações. A separação dos berços por tipo de carga, por exemplo, garante a segurança dos trabalhadores. As cargas de combustível são manejadas em um espaço separado, enquanto as de fertilizantes, que correspondem a 30% das importações no Brasil, possuem berços dedicados. Já as operações que envolvem containers acontecem em uma área maior, dedicada apenas a cargas desse tipo. O carregamento nos caminhões, por sua vez, acontecem em outro espaço.

Como o porto funciona o tempo todo sem interrupções, a delimitação das áreas garante a segurança nas operações e principalmente agilidade no carregamento e descarregamento das cargas. A gestão desse sistema é feita por uma equipe multidisciplinar que envolve engenheiros, equipes de segurança, técnicos e operadores. O resultado é o reconhecimento que o Porto de Paranaguá é referência mundial e motivo de orgulho para o Paraná.

Texto e fotos: Guilherme Wordell