Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/02/encontro-de-lideres-elege-paranaenses-para-coordenacoes-de-camaras-nacionais/>.
Acesso em 11/08/2024 às 02h26.

Encontro de Líderes tem paranaenses eleitos e pedidos do Crea-PR aprovados no CP

20 de fevereiro de 2024, às 18h45 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O Crea-PR está participando do 13° Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua em Brasília. Anualmente, líderes representantes dos fóruns consultivos do Sistema se reúnem para a realização de suas primeiras reuniões do ano. É durante o encontro que o Colégio de Entidades Nacionais, o Colégio de Presidentes e as Coordenadorias de Câmaras Especializadas definem calendários, planos de trabalho e os coordenadores do ano.

O evento, que vai de hoje (20/02) até quinta (22/02) e acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil – ICIB, tem como tema “Construindo Caminhos para Desenvolver o País”.  Para o Presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari: “a partir do tema proposto conseguimos vislumbrar a dimensão da importância das nossas profissões para a sociedade”, afirmou.

Transparência, governança e profissionalização dos Conselhos

Na Palestra Magna, o presidente do Tribunal de Contas da União – TCU Ministro Bruno Dantas destacou o papel ético do sistema profissional dos engenheiros, agrônomos e geocientistas: “Transparência para permitir que a categoria fiscalize as atividades do Conselho. Governança pública para saber aonde chegar e medir os resultados para que isso permita uma calibragem da caminhada. E profissionalização da gestão com pessoas capacitadas em recursos humanos, tecnologia da informação, controle interno. Não se pode estabelecer um plano de fiscalização sem ser coerente com os braços do conselho, mas esse plano precisa existir e precisa ser observado”, afirmou.

Soea

Durante o evento aconteceu o lançamento da 79ª  Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) que terá como tema “Educação, Tecnologia e Inovação para um Futuro Sustentável” e já tem inscrições abertas. O evento acontece de 7 a 10 de outubro de 2024 em Salvador-BA.

Crea-PR pede desarquivamento de duas propostas de processos de grande impacto para os profissionais, durante o Colégio de Presidentes

O primeiro dia do Colégio de Presidentes realizado paralelamente ao 13° Encontro de Líderes foi marcado pelo pedido do Crea-PR de desarquivamento por parte do Confea, de duas propostas de processos de grande impacto para os profissionais: uma relacionada aos regramentos para a concessão de patrocínio a terceiros pelo Confea e pelos Creas e a outra à viabilização da carteira profissional digital.

Ambas foram consideradas pertinentes e oportunas em todas as instâncias por onde tramitaram, mas foram arquivadas seguindo a Resolução 1.034 que exige esse arquivamento quando a proposta não chega ao Plenário até o final da gestão do Presidente em exercício. “Essa mesma Resolução, também permite o pedido de desarquivamento até o mês de março do ano seguinte à nova gestão e foi isso que o Crea-PR fez, já que as duas propostas são extremamente relevantes e benéficas aos nossos profissionais”, diz o presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari.

O pedido foi amplamente aceito e encaminhado ao Confea para providências. O Colégio de Presidentes continua nesta quarta e quinta, em paralelo ao Encontro de Líderes.

Paranaenses nomeados coordenadores-adjuntos de Câmaras Nacionais

Seguindo na programação do 13º Encontro de Líderes, aconteceram as reuniões ordinárias dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea e Mútua para o exercício 2024. Os representantes paranaenses participaram ativamente, cada um em sua modalidade, nas eleições e nos debates, e dois paranaenses foram nomeados coordenadores-adjuntos para o ano de 2024.

O Eng. Ftal. Eleandro Brum  foi eleito coordenador-adjunto da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal – CCEEF: “Agradeço a confiança depositada pelos colegas do Brasil inteiro que nos delegaram o desafio, junto com o colega Cicero Ramos (CREA-MT), de conduzir os trabalhos da CCEEF durante o ano de 2024, de forma a levar as demandas da Engenharia Florestal e da área como um todo para que a sociedade tenha, cada dia mais, bons projetos para a sustentabilidade e o bem do planeta”.

Na Coordenadoria de Câmaras Especializadas em Engenharia Industrial – CCEEI, assumiu como coordenadora adjunta a Eng. Ind. Ingrid Froba: “Sinto-me honrada pela oportunidade de assumir como coordenadora-adjunta na Câmara Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial, representando o nosso Crea-PR e a minha entidade que é o Instituto de Engenharia do Paraná”.

Encerramento e Programação de amanhã

O Presidente Ascari falou sobre o primeiro dia de evento: “O dia de hoje foi bastante intenso, importante e interessante do início ao fim. A palestra magna teve um tema muito feliz, na minha opinião, e impecavelmente abordado pelo Ministro Bruno Dantas, que falou sobre os caminhos dos nossos profissionais no agir com ética e o que a sociedade espera deles. Vale o destaque também dos colegas do Paraná que ocuparam cargos nas coordenadorias do Sistema nacional, o que reforça mais uma vez que nossos profissionais são respeitados e podem e devem ocupar seus espaços”.

O Encontro continua amanhã, com o Fórum de Políticas Públicas e palestras no Espaço Conexões – Engenharia Diagnóstica: como otimizar inspeção e vistorias? e Como construir um ecossistema lucrativo na engenharia;  e no Espaço Sustentabilidade – Programa Mulher e Crea Jr Nacional.

Confira mais detalhes e a programação completa do evento no site do Confea.