Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/03/governanca-do-crea-pr-oportuniza-protagonismo-feminino/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h24.

Governança do Crea-PR oportuniza protagonismo feminino

Participação das mulheres em espaços relevantes da autarquia é exemplo da busca constante por equidade

8 de março de 2024, às 13h58 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Perto de completar 90 anos, o Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) tem sua história vinculada com a trajetória histórica de desenvolvimento e evolução das próprias profissões aos quais está ligado. Dentro dessa importante conjuntura de legados gerados, a entidade acumula relevantes contribuições no fomento concreto ao protagonismo feminino no ambiente profissional, mas também nos mais diversos setores da autarquia.

Na última Governança Corporativa da Regional de Cascavel do Conselho, durante o Show Rural Coopavel, por exemplo, mais uma vez a presença de mulheres em posições estratégicas se consolidou. A Inspetoria de Toledo ficou sob responsabilidade da Engenheira Eletricista Katia Zielasko, que também foi escolhida como coordenadora adjunta do Colégio de Inspetores (CDIN). Já o Colégio de Entidades de Classe Regional (CDER) tem a Engenheira Civil, Thaís Ramos Ribeiro Escobar, Presidente da AEFI, como coordenadora, e a Engenheira Agrícola Joyce Bueno Mafra, Presidente da ABEAG, como adjunta. O Conselho de Instituições de Ensino (CIE) também tem a presença feminina com a Engenheira Civil Jackeline Tatiane Gotardo como coordenadora adjunta.

“Ao longo dos anos, as mulheres têm enfrentado desafios para conquistar posições de destaque na governança. No entanto, têm superado barreiras e quebrado estereótipos, mostrando competência e potencial como líderes. Acredito que o mérito deve ser a principal base para ocupar essas posições, em vez de cotas de gênero”, destaca a Coordenadora do CDRE, Engenheira Civil, Thaís Ramos Ribeiro Escobar, cuja interação com o Crea-PR começou em 2022. “O ambiente do sistema CREA-PR e do ramo da construção civil como um todo, predominantemente ainda é masculino, no entanto, acredito que as mulheres no CREA-PR ocupam espaços de protagonismo.”, complementa. O Crea-PR, inclusive, em 2017, criou o Comitê Mulheres com o objetivo de fomentar o empoderamento de mulheres e o aumento da participação feminina nas decisões no Sistema Confea/Crea.

A Engenheira Eletricista Luana Veber, que, desde 2020 participa da Governança Corporativa do Crea-PR, atualmente exerce a função de Conselheira, depois de ter sido Inspetora por duas vezes. Ela reforça o entendimento de que cada vez mais os estereotipos vinculados com a engenharia estão ficando para trás. Ainda existem desafios, mas o cenário é cada vez mais positivo. “Com relação a visão do papel da mulher, eu acho que nos últimos anos a mulher tem conquistado cada vez mais o espaço para poder dizer que é capaz de exercer sua profissao, assim como demais colegas, e estamos cada vez mais na luta pela equidade”, comenta.

A presidente da AEAC (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel), Georgia Palacio, converge com a percepção de que as mulheres tem ampliado a capacidade de equidade no ambiente da engenharia. “Quando falamos em engenheira, penso que somos fortes. Eu sempre fui muito determinada, tenho meus objetivos traçados, faço um planejamento, faço um estudo para buscar e depois é consequência de um bom trabalho”, comenta. “Para todas as minhas colegas de profissão, incentivo que continuem fazendo bem feito o que já fazemos e precisamos colher os bons frutos disso, teremos destaque e protagonismo”, complementa Georgia.

Essa participação efetiva gera um forte sentimento de pertencimento, sobretudo na contribuição efetiva do fortalecimento da profissão, um dos objetivos do Crea-PR. “Me sinto grata pela oportunidade, saber que estou desempenhando um papel ativo no desenvolvimento e na promoção dos interesses da minha área de atuação traz uma sensação de realização pessoal e profissional, além de estar perto de pessoas que pensam e agem da mesma maneira. O protagonismo profissional e pessoal não é apenas possível, mas crucial. Encorajo todas as mulheres a confiarem em seu potencial. Se enfrentarem preconceito ou desafios de gênero, encarem-nos com naturalidade, focando sempre na entrega de resultados como a melhor resposta possível”, destaca Thaís Ramos Ribeiro Escobar.

Para o gerente da Regional de Cascavel do Crea-PR, Geraldo Canci, é muito gratificante perceber esse contínuo processo de evolução na direção de uma equidade de gênero cada vez maior. “O sistema e o mercado de trabalho tem tido cada vez mais espaço para as mulheres, fruto da dedicação, competência e liderança delas. Os resultados são sempre positivos naquilo que elas se propõem a fazer e com isso é consequência haver cada vez mais inserção”, finaliza.