Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/planejamento-estrategico-2024-2026/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h22.

Planejamento Estratégico 2024-2026

A evolução constante da sociedade e sua complexidade exigem das instituições novos e maiores desafios a cada ciclo de planejamento estratégico.

Para o alcance dos objetivos do Crea-PR, o planejamento estratégico foi estruturado através da metodologia do Balanced Scorecard (BSC) juntamente com princípios de métodos ágeis. Essa combinação amplia o processo de participação e cocriação com os usuários.

Essa estrutura foi utilizada no planejamento estratégico anterior, alcançando ótimos resultados e, por esse motivo, foi mantida para este ciclo.

Processo de Planejamento Estratégico

Para a definição dos objetivos estratégicos deste triênio, diversas entradas foram consideradas, envolvendo todos os componentes dos públicos interno e externo do Conselho.

A pesquisa de imagem do Crea-PR é um dos principais subsídios para este processo. Ao longo dos últimos três anos, alguns indicadores vêm sendo monitorados vinculados a essa pesquisa, além da análise criteriosa de todas as razões apontadas pelos participantes como justificativa de suas respostas – sejam elas positivas ou negativas. As diversas pesquisas de satisfação enviadas pelo Conselho em seus atendimentos também são sistematicamente analisadas, visando extrair informações relevantes para o processo de planejamento e decisão.

Análises específicas também foram realizadas a partir de dados coletados com funcionários, inspetores e conselheiros, de entidades de classe e instituições de ensino.

Todas essas informações, agregadas a outras informações de análise de cenário externo, tendências, riscos e oportunidades, foram sistematizadas gerando informações relevantes que orientaram não apenas o direcionamento dos objetivos, como também de métricas a serem monitoradas, metas e iniciativas que serão realizadas ao longo do período.

No contexto dos métodos ágeis,  periodicamente são realizadas revisões em todos os aspectos, de modo que esteja adequado às mudanças de cenário e às novas necessidades. Assim, apesar de trazer uma visão de três anos, traz também a flexibilidade necessária para continuar atendendo às necessidades.

Mapa Estratégico

Objetivos Estratégicos

Os Objetivos Estratégicos estão agrupados abaixo por perspectivas e desdobrados em iniciativas estratégicas e táticas. As perspectivas são os pontos de vista, pilares fundamentais ou dimensões que foram levadas em consideração na estruturação do Planejamento Estratégico.

 Usuários

 

As mudanças sociais cada vez mais exigem que os órgãos do Governo, em todos os níveis, revejam seu posicionamento de relacionamento com o cidadão. Inúmeras iniciativas relacionadas a esse tema podem ser observadas, buscando maior interação, aumento do número de canais, gestão participativa e, principalmente, desburocratizando processos e linguagem.

Tudo isso está inserido no contexto de “experiência do usuário”, que já vem sendo explorado no Crea-PR, gerando aprendizado e diagnósticos de mudanças profundas que precisam acontecer.

O objetivo estratégico 01 trata dessas ações que devem ser realizadas para melhorar a participação e a experiência dos clientes e usuários do Crea-PR, em todos os aspectos, seja no uso dos seus sistemas e serviços ou no relacionamento em todos os canais disponíveis.

Iniciativa estratégica em andamento – Ciclo 1

  • Ampliar e aperfeiçoar os canais de comunicação e relacionamento com os usuários

Iniciativas táticas em andamento – Ciclo 1

  • Organizar o processo relacionado aos eventos do Crea-PR
  • Melhorar a experiência dos usuários na utilização do sistema de registro de ART

 Parceiros

 

O Crea-PR é, por definição legal, um órgão de defesa das profissões. Essa defesa acontece essencialmente através da fiscalização; entretanto, o simples ato de fiscalizar, por si só, não gera o resultado positivo necessário. Nesse sentido, entende-se que a missão do Conselho é efetivamente cumprida quando a profissão é valorizada e exercida com ética.

Uma profissão valorizada pressupõe profissionais valorizados, respeitados e requeridos pela sociedade. Profissionais valorizados agregam mais valor na prestação de serviços à sociedade.

Neste objetivo, em especial, valorizar o profissional servidor público é também contribuir com a qualidade de vida da população.

Iniciativas estratégicas em andamento – Ciclo 1

  • Implantar e consolidar o Programa Crea-PR de Apoio aos Servidores e Gestores Públicos
  • Criar o Prêmio de Inovação e Boas práticas nos municípios
  • Desenvolver proposta de criação de Programa de Residência Técnica para municípios

Iniciativas táticas em andamento – Ciclo 1

  • Implantar o Portal do Servidor Público
  • Criar um banco de dados dos profissionais servidores públicos
  • Criar um programa de qualificação para servidores públicos
  • Implantar o programa continuado de defesa e promoção do salário mínimo profissional
  • Implantar o projeto de extensão universitária em parceria com o TCE
  • Fortalecer o Projetek (obras) e implantar o Projetek Agro
  • Implementar roteiros focados no conceito de cidades inteligentes

O jovem profissional tem espaço especial no planejamento estratégico do Conselho. Muitas ações foram realizadas no período anterior com foco no programa CreaJr e em outras iniciativas que visaram à inclusão dos profissionais recém-formados no sistema e na vida profissional.

No atual planejamento, este tema vem ainda mais forte, aliado a outros objetivos que envolvem parcerias com instituições como as entidades de classe, municípios e as instituições de ensino.

Iniciativa estratégica em andamento – Ciclo 1

  • Implantar o programa continuado de recepção de novos profissionais

Iniciativas táticas em andamento – Ciclo 1

  • Ampliar o número de vagas ofertadas no banco de oportunidades (estágios e empregos) na plataforma do Crea-PR – Conecta
  • Ampliar a atuação dos Membros Dirigentes do CreaJr
  • Implantar a nova plataforma de ensino online do Crea-PR
  • Implantar o programa Crea/Mútua jovem

O cenário político tem afetado toda a sociedade, mas de forma significativa também as profissões relacionadas ao Sistema Confea/Crea. A atuação do Conselho se torna cada vez mais importante, participando do processo de legislação e gestão pública em prol das profissões que representa.

As ações vinculadas a este objetivo estratégico buscam essa integração e todos os resultados positivos que dela podem ser obtidos.

As Entidades de Classe e as Instituições de Ensino também possuem papel indispensável no Sistema Profissional, não apenas por sua responsabilidade na formação dos egressos, mas porque, assim como as Entidades de Classe, possuem espaço no Plenário do Conselho, através de seus conselheiros representantes.

A união de forças entre os colegiados do Conselho, as Entidades de Classe e as Instituições de Ensino, é fator indispensável para o fortalecimento da classe profissional. Por isso, esse objetivo busca melhorar essa aproximação e o desenvolvimento de parcerias benéficas para todas as partes envolvidas, principalmente para os profissionais.

Iniciativas estratégicas em andamento – Ciclo 1

  • Implantar o programa de certificação de propriedades rurais
  • Implantar o Edital de Patrocínios do Crea-PR para Entidades de Classe e Instituições de Ensino
  • Implantar uma rede de influenciadores para potencializar a comunicação estratégica do Crea-PR

Inciativas táticas em andamento – Ciclo 1

  • Promover a integração entre os colegiados e representantes em conselhos para ações de agenda parlamentar municipal
  • Implantar o Programa de Certificação de Cursos Cadastrados no Crea-PR
  • Fortalecer os Comitês Empresariais e implantar o Programa de Apoio ao Setor da Construção Civil, Industrial e do Agronegócio

 Processos

 

Os serviços disponibilizados pelos órgãos públicos estão, em geral, sujeitos a uma série de burocracias, resultado de exigências legais que visam à segurança do processo. Entretanto, a disponibilidade de tecnologia faz com que seja possível reduzir essas burocracias a padrões mínimos, que estejam alinhados às novas necessidades da sociedade.

Além da revisão de fluxos operacionais, este objetivo trata de ampliar o foco na experiência do usuário e no incentivo às inovações, o que alinha os olhares de toda a organização para a constante identificação de oportunidades.

Iniciativas estratégicas em andamento – Ciclo 1

  • Implantar o Laboratório de Inovação
  • Implantar o Programa de Fiscalização da Conformidade às Normas Técnicas nas Obras e Serviços
  • Reestruturar, pelo menos, um processo finalístico utilizando inteligência artificial

Iniciativas táticas em andamento – Ciclo 1

  • Reduzir o prazo de tratamento de processos éticos com revisão do fluxo da fiscalização de sinistros
  • Implantar a automação no processo de emissão de CAT
  • Implantar as práticas necessárias recomendadas pelo PNPC – Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

 Sustentabilidade Financeira

 

Atuar de forma proativa e estar preparado para as turbulências econômicas e políticas que se mostram constantes em nosso país, são condições indispensáveis para a manutenção da saúde financeira do Conselho.

Este objetivo trata de estratégias para monitorar tendências e realizar a eficaz gestão financeira, atuando e intervindo preventivamente no processo de realização das receitas e despesas do Conselho. Tudo isso, é claro, observando os princípios fundamentais da gestão pública, a exemplo da moralidade, publicidade e legalidade.

Iniciativa estratégica em andamento – Ciclo 1

  • Ampliar os meios de pagamento de anuidades, ARTs e taxas

Iniciativa tática em andamento – Ciclo 1

  • Reformular o Portal da Transparência com a adoção da publicação em dados abertos

 Aprendizado e Crescimento

 

Além dos funcionários, os Conselheiros e Inspetores também compõem o público interno do Conselho. Assim, desempenham papel fundamental: os Conselheiros, por meio da análise e julgamento de questões nas Câmaras Especializadas, e os Inspetores, por meio da atuação nas Inspetorias, têm também fundamental importância na identificação e condução de ações relacionadas à fiscalização.

Todos esses papéis se complementam e, acima de tudo, requerem amplo conhecimento acerca da legislação, dos normativos e da postura de atuação do Conselho. Este é o foco deste objetivo, também declarado como uma das prioridades da gestão.

Iniciativa estratégica em andamento – Ciclo 1

  • Alinhar as práticas de gestão aos princípios de boa governança cooperativa, social e ambiental

Iniciativas táticas em andamento – Ciclo 1

  • Implantar um processo de treinamento continuado, com base em trilhas de capacitação
  • Criar um programa de formação de palestrantes / multiplicadores de temas relativos ao Sistema Confea/Crea

Itens de Controle e Resultados

Acesse aqui a visão geral de itens de controle e metas do Planejamento Estratégico do Crea-PR, ou verifique individualmente clicando sobre o ícone de cada Objetivo Estratégico na seção acima.