Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/04/nota-oficial-crea-pr/>.
Acesso em 10/08/2024 às 18h32.

Nota Oficial – Tentativa de ataque cibernético ao Crea-PR

23 de abril de 2024, às 10h44 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Tentativa de ataque cibernético ao Crea-PR

No interesse da transparência e da segurança de nossos usuários, compartilhamos que no dia 16/04/2024 identificamos uma atividade suspeita em nossa rede, indicando uma possível tentativa de invasão por parte de hackers. Imediatamente ativamos nossos protocolos de segurança e iniciamos uma investigação aprofundada para avaliar a extensão do incidente e proteger nossos sistemas e dados.

Embora não tenhamos constatado qualquer prejuízo até o momento, como medida preventiva alguns acessos foram temporariamente interrompidos e estão passando por monitoramento e reforço do sistema de segurança. Essa decisão foi tomada para garantir a segurança de nossos sistemas e a integridade dos dados de nossos usuários.

Ressaltamos que os nossos serviços estão operando normalmente, podendo entretanto haver indisponibilidade temporária em alguns formulários e sistemas online. Assim, havendo qualquer dificuldade para solicitações online, nossos canais de atendimento estão à disposição para auxiliar e orientar ações alternativas.

Estamos também atuando em conjunto com a autoridade policial competente para realização de todas as investigações relacionadas ao incidente.

Entendemos que a segurança cibernética é uma preocupação compartilhada por todas as partes interessadas, e estamos comprometidos em manter a transparência e a comunicação aberta durante todo o processo.

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos os nossos usuários durante este período.

Atenciosamente,
Crea-PR

Atualização em 24/04/2024 – Nota aos usuários do e-mail @creapr.org.br:

Os profissionais que utilizam o e-mail @creapr podem provisoriamente adotar as seguintes opções:

1. Solicitar o redirecionamento de novas mensagens para outro endereço – para isso, registre solicitação utilizando o protocolo virtual neste link.
  2. Acessar a caixa de e-mails presencialmente nos computadores da rede interna do Crea-PR – para isso, verifique os endereços e horários de atendimento das nossas Inspetorias neste link.