Sessão Plenária marcada pela aprovação da nova sede e convênio Crea-PR e SETU
28 de maio de 2024, às 18h19 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos
A Sessão Plenária n.º 1.018 do Crea-PR, realizada nesta terça-feira (28), no auditório da Uninter no Centro de Curitiba, já é considerada histórica com a aprovação, pelos conselheiros, da compra de imóvel para a nova sede administrativa do Conselho. A definição já faz parte dos assuntos em pauta há alguns anos, devido às necessidades para uma sede administrativa que atenda de forma adequada as atividades do Conselho, oferecendo estrutura para os profissionais, conselheiros e colaboradores.
Outro destaque foi a assinatura de um importante convênio entre o Crea-PR e a Secretaria de Estado do Turismo (SETU), que visa fortalecer o setor turístico no Paraná.
O convênio visa oferecer acesso a consultas sobre empreendimentos turísticos no Paraná, divulgar informações sobre a infraestrutura turística e integrar tais informações na rota turística do estado. Além disso, visa apoiar a criação de estudos técnicos, termos de referência, pareceres técnicos e projetos de sinalização, urbanismo e edificações. A parceria busca também promover maior segurança nos empreendimentos turísticos por meio da fiscalização e da participação de profissionais habilitados responsáveis pelas estruturas e atividades envolvidas.
O presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Luiz Ascari, destacou a importância da parceria com a SETU, ressaltando que a cooperação entre as instituições fortalecerá a fiscalização e a qualidade dos serviços turísticos no Paraná. Ascari afirmou que “o convênio é um passo importante para garantir que os empreendimentos turísticos operem de maneira mais segura e eficiente, beneficiando toda a cadeia produtiva do turismo no estado”. Lembrou ainda que o secretário de Turismo, eng. agr. Márcio Nunes, enquanto deputado apoiou a criação da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências na Assembleia Legislativa do Paraná.
Para o presidente este convênio vai ao encontro da função social do Crea-PR, “e é uma obrigação nossa trabalharmos em convênios que tragam mais segurança para a sociedade por meio do trabalho dos nossos profissionais”.
O secretário Marcio Nunes destacou a importância da parceria entre o Crea-PR e a SETU e enfatizou que “o turismo é a ‘indústria da felicidade’ e que, quando as pessoas estão felizes, o turismo prospera. O Paraná é o estado que mais cresceu, gerou empregos, cuidou do meio ambiente e preservou recursos, o que é uma conquista notável. Normalmente, estados que crescem rapidamente acabam degradando o ambiente, mas o Paraná conseguiu crescer de forma sustentável, graças a cooperações como o que temos com o Crea-PR. O secretário também ressaltou a inovação no estado, com Curitiba sendo uma das cidades mais inovadoras do mundo e o Paraná como o estado mais inovador do Brasil por dois anos consecutivos.
No turismo, ele enfatizou a importância de “contar boas histórias, prestar bons serviços e oferecer infraestrutura adequada”. Mencionou projetos de infraestrutura turística como a engorda da Praia de Matinhos e a obra da Ponte de Guaratuba.
Também representando a SETU, a diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo, arquiteta Tatiana Nasser e Silva esteve presente e assinou o termo de convênio.
Entre as atividades previstas neste convênio estão o Turismo Seguro (implementação de medidas de segurança em hotéis, eventos, parques, turismo rural e turismo de aventura); cooperação administrativa (troca de informações e dados, além de desenvolvimento gerencial e cooperação administrativa); fiscalização (monitoramento e fiscalização das atividades turísticas, garantindo que sejam conduzidas conforme as normas e regulamentos vigentes).
A assinatura deste convênio representa um avanço significativo para o turismo no Paraná, proporcionando um ambiente mais seguro e estruturado para turistas e profissionais do setor. A integração de esforços entre o Crea-PR e a SETU permitirá uma gestão mais eficiente dos recursos turísticos do estado, promovendo o desenvolvimento sustentável e seguro do setor.
Homenagem
Como forma de agradecimento, o Crea-PR prestou homenagem ao secretário Márcio Nunes com uma placa alusiva à criação da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências pela Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável na Assembleia Legislativa do Paraná, ocorrida em 2022, já que ele foi o coordenador na época. A entrega foi feita pelo ex-presidente do Crea-PR eng. civ. Ricardo Rocha, a frente da autarquia naquele ano.
Rocha enfatizou que “este reconhecimento se deve ao trabalho significativo do Márcio Nunes na criação da Frente Parlamentar e pelo trabalho de estruturação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (SEDES), que não existia anteriormente”. Ele destacou ainda o fato “do secretário contratar profissionais das áreas de engenharia, como a ambiental, proporcionando condições adequadas para o funcionamento da secretaria, pelo seu apoio ao desenvolvimento sustentável e por garantir que houvesse profissionais qualificados para licenciamento e outras funções essenciais”.
Outros Itens da Pauta da Sessão Ordinária n.º 1018
Além da assinatura do convênio entre o Crea-PR e a SETU, a Sessão Plenária incluiu os seguintes itens em sua pauta assuntos da Ordem do Dia e homologações, que trataram de registros profissionais, sede do Crea-PR, atribuição profissional, empresas juniores, entre outros.
Ao final, ocorreu a apresentação dos dados relativos ao comportamento da execução orçamentária do mês de abril de 2024; e a aprovação de indicação de inspetores para os locais onde ainda havia vagas.
A Sessão foi marcada por deliberações importantes e pelo reforço de parcerias estratégicas, como o convênio firmado com a SETU, que reforça o compromisso do Crea-PR com o desenvolvimento sustentável e seguro do Paraná.
Lançamento da 35ª edição da Revista Técnico-científica do Crea-PR
Ainda na Sessão Plenária houve o lançamento da Revista Técnico-científica do Crea-PR, com artigos científicos relacionados a várias áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. A Revista busca fomentar o debate sobre os estudos nessas áreas e contribuir para o seu desenvolvimento.
Acesse: https://revistatecie.crea-pr.org.br/index.php/revista.
Comentários
Nenhum comentário.