Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/06/crea-pr-participa-do-4o-seminario-de-sustentabilidade-na-agropecuaria-em-irati/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h26.

Crea-PR participa do 4º Seminário de Sustentabilidade na Agropecuária em Irati

6 de junho de 2024, às 18h07 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Crea-PR participa do 4º Seminário de Sustentabilidade na Agropecuária em Irati .

As ações sustentáveis na agropecuária foram o tema do 4º Seminário de Sustentabilidade na Agropecuária, realizado em Irati, nos dias 5 e 6 de junho, no câmpus da Unicampo. O evento reuniu representantes do poder público, professores, estudantes e entidades de classe, sendo organizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati – AEARI e Associação de Engenheiros Florestais da Região Centro Sul do Paraná – AEFLOR, com o apoio da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná – FEAPR e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR.

Um dos principais objetivos do seminário foi fortalecer a agricultura sustentável no Paraná. Durante a abertura, o presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, destacou a importância dos engenheiros agrônomos e a troca de conhecimento nesses espaços para a conscientização sobre sustentabilidade. “O papel do Crea-PR é fundamental na defesa da sociedade e na garantia da qualidade de vida”, afirmou Ascari.

O Presidente destacou ainda que a garantia de um futuro sustentável é originada em espaços como o do seminário. Entre os temas que estão sendo abordados para a busca pelo agro mais sustentável, a certificação de propriedades rurais, necessária para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU até 2030.

Ascari também falou sobre a importância das práticas sustentáveis para exportação dos produtos paranaenses, o  impacto humano no meio ambiente e estratégias para aumentar a sustentabilidade hídrica nas propriedades rurais.

O evento também enfatizou a necessidade de incentivos e compensações para produtores rurais que preservam o meio ambiente, assim como a conscientização sobre o uso de agrotóxicos. Entre os destaques, a parceria entre o poder públicos, empresas e conselhos municipais como a base para a promoção de práticas sustentáveis no Paraná. Para assistir as palestras realizadas durante o seminário, clique aqui.