Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/06/crea-pr-recebe-mencao-honrosa-na-alep-e-entrega-12-propostas-de-projetos-de-lei/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h20.

Crea-PR recebe menção honrosa na Alep pelos 90 anos e entrega 12 propostas de Projetos de Lei

17 de junho de 2024, às 18h41 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Representantes do Crea-PR apresentaram nesta segunda-feira (17), na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), 12 propostas de projetos de lei, desenvolvidas por profissionais registrados no Crea-PR, para a Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná. As proposições têm em comum o objetivo de promover segurança e qualidade de vida à população paranaense, otimizar o uso dos recursos públicos, e impulsionar a valorização e reconhecimento do trabalho dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociêcias.

A entrega do caderno de propostas aos deputados fez parte da homenagem da Casa ao Crea-PR pelos seus 90 anos, completados no último dia 11 de junho. O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, afirma que “o desenvolvimento sustentável do Paraná passa pelo Crea-PR por meio do trabalho dos seus profissionais registrados, das áreas das Engenharias, da Agronomia e das Geociências”.

O presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, agradece a presença de importantes lideranças profissionais neste evento, alguns antecessores, além autores das propostas de projetos de lei, ao deputado Fábio Oliveira, coordenador da Frente Parlamentar, pela proposição da homenagem, e a todos que “de uma forma especial fizeram boa parte da história dos nossos 90 anos que hoje comemoramos”.

“O Crea-PR é composto hoje por mais de 76 mil profissionais entre os 138 títulos que o Conselho abrange, além disso são 129 instituições de ensino que formam diariamente profissionais 830 cursos, 25 mil profissionais de outros estados que têm visto e trabalham aqui, mais de 26 mil empresas e 101 entidades de classe. Todos trabalhando conforme a Lei que deu origem ao nosso Sistema, para a defesa da sociedade, por isso, a importância de nós estarmos presentes aqui nessa casa”, explica. “O lema dos nossos 90 anos, é quem fiscaliza, cuida. E esse papel é extremamente importante: cuidar da sociedade paranaense”.

Ascari finaliza com o reconhecimento: “agradeço a oportunidade, muito obrigado por nos acolherem, nos atenderem. Vocês podem contar sempre com o Crea-PR e nossos 90 anos de história”.

A Frente Parlamentar, criada em 2022, tem como atual coordenador na Alep o Deputado Eng. Civ. Fábio Oliveira. Ele diz que “cumprimento o presidente do Crea em nome de todos e cumprimento todos os profissionais que fazem parte deste importante Conselho, e também aos meus colegas parlamentares, que prontamente aprovaram por unanimidade essa homenagem”. Ele cita ainda que como engenheiro civil sente-se ainda mais engrandecido e lisonjeado por entregar essa menção. “Minha formação como engenheiro permite reconhecer a magnitude e a grandiosidade do trabalho realizado por esse Conselho e sua importância para a sociedade paranaense”.

O deputado discorreu sobre a história do Crea-PR, que desde 1934 tem desempenhado um papel fundamental na regulamentação e fiscalização das Engenharias, Agronomia e Geociências. Ao longo dessas nove décadas, o Conselho tem se empenhado em assegurar o exercício ético das profissões, trazendo benefícios aos não apenas para os profissionais e para as diversas profissões, mas também para toda a sociedade.

“Destaco ainda, nesse momento especial, a importante parceria estabelecida entre o Crea-PR e a Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável, da qual eu tenho muito orgulho de ser o coordenador. Essa colaboração tem sido fundamental em todo o projeto logístico do Estado do Paraná”, conta.

O deputado lembrou ainda que em 2023 o Crea-PR entregou à Alep 25 sugestões de projetos de lei, que estão em debate, sendo 11 projetos alinhados como prioridade, dos quais três já estão tramitando nessa Casa. Hoje esses profissionais entregam mais 12 propostas.

“Hoje, ao entregarmos essa menção honrosa, reconhecermos e celebrarmos a trajetória de sucesso e dedicação dessa tão importante instituição. Essa homenagem é uma forma de expressar, não só a nossa gratidão, mas reconhecer publicamente o impacto positivo e duradouro que o Conselho tem proporcionado à sociedade paranaense”, encerra.

Em seguida foi exibido o vídeo comemorativo de 90 anos do Crea-PR, entregue a menção honrosa e descerrada a placa comemorativa.

As 12 propostas de projetos de lei estão disponíveis para consulta no site da Agenda Parlamentar do Crea-PR, biblioteca: https://agendaparlamentar.crea-pr.org.br/