Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/06/crea-pr-apoia-programa-reconstruir-rs/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h26.

Crea-PR apoia PROGRAMA RECONSTRUIR-RS

27 de junho de 2024, às 14h56 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O programa Reconstruir-RS é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, apoiada pelo Crea-RS, que visa promover a reconstrução e o desenvolvimento de comunidades afetadas por desastres naturais. O Crea-PR está no Programa, juntamente ao Crea gaúcho, organizando as visitas técnicas dos profissionais voluntários paranaenses. Por meio do formulário disponibilizado na primeira quinzena de maio, já estão cadastrados mais de dois mil e quinhentos profissionais de todo o Brasil.

“Toda a população está acompanhando a participação dos nossos profissionais que estão indo aos municípios mais atingidos por esta catástrofe climática e colocando seu tempo e conhecimento à disposição das prefeituras, que nos acionam por meio de ofício”, explicou a presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter.

Até agora, em três ações de campo, já foram emitidos mais de 600 laudos de habitações, pontes e vias nos municípios de Venâncio Aires, Sinimbu e Vale do Sol. Esses laudos são essenciais para que os prefeitos possam mensurar quantas casas foram afetadas, se aquelas casas têm condições de ser novamente habitadas ou não, e assim quantificam a necessidade de aluguel social e remanejamento de bairros. Com esses dados, é possível repensar ações para criar cidades mais resilientes no futuro. A entrega desses laudos representa uma economia de mais de R$ 300 mil para os municípios e estado.

O presidente do Crea-PR, eng. Agr. Clodomir Ascari, conta que “desde que as chuvas começaram a prejudicar o Rio Grande do Sul, os profissionais do Paraná começaram a entrar em contato, inclusive diretamente com o comigo, para saber como poderiam ajudar, por isso convidamos os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências para esta missão de apoio técnico. Além da contribuição ao estado gaúcho, esses profissionais voltarão ao Paraná com uma bagagem de conhecimento e será formado um comitê para tratar da preparação para situações de desastre ambiental. Vamos para contribuir, mas também para aprender”.

No mutirão marcado para a primeira semana de julho, mais de 300 profissionais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná atuarão em uma grande mobilização para realizar vistorias nos municípios de Canoas e São Leopoldo, na Grande Porto Alegre. A expectativa é de realizar cerca de 70 mil laudos em Canoas e 35 mil em São Leopoldo.

Além disso, o CREA-RS, com apoio do Confea, instituiu a ART Humanitária, sem custo aos profissionais voluntários. Essa Anotação de Responsabilidade Técnica atesta a prestação de serviços por profissionais habilitados, servindo como um contrato entre as partes, mas sem cobrança neste caso.

Atenção Profissionais Voluntários!

Ainda é possível se cadastrar para as próximas vistorias técnicas em locais afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Se você deseja se voluntariar preencha o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0iuEly_V3L63NArxBQUUklw7dwekZb1n1cJuuZha6HuHAeQ/viewform.

Juntos pelo Rio Grande do Sul!