Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/07/profissionais-voluntarios-do-crea-pr-partem-para-integrar-programa-solidario-reconstruirrs/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h18.

Profissionais voluntários do Crea-PR partem para integrar Programa Solidário ReconstruirRS

Eles percorrerão mais de 700 quilômetros para se juntar aos profissionais voluntários gaúchos e catarinenses, realizar vistorias e gerar laudos técnicos em 41 escolas públicas municipais que foram diretamente atingidas pelas enchentes

1 de julho de 2024, às 17h10 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Diante da calamidade pública que assolou o Rio Grande do Sul, são muitas as ações de voluntariado que o Crea-RS vem promovendo. Entre os municípios que serão atendidos pelo grupo de voluntários, Canoas será o local onde profissionais do Paraná e Santa Catarina estarão trabalhando de 02 a 05 de julho.

Desde o início, o Crea-RS sempre esteve mobilizado com auxílio técnico e humanitário à sociedade e aos profissionais. Ainda na primeira quinzena de maio, foi criado o Reconstruir-RS, programa em que os profissionais voluntários do Conselho se cadastram por meio de formulário e que já conta com mais de 2,5 mil profissionais de todo o Brasil. Este grupo de profissionais voluntários já esteve em 4 cidades, realizando mais de 700 vistorias técnicas, mais de 600 laudos técnicos, gerando uma economia pro Estado de mais de 300 mil reais. A Presidente do Crea-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, reforça que “há uma necessidade urgente de serviços de engenharia para mitigar os danos e apoiar a recuperação das áreas afetadas. A mobilização de profissionais voluntários do Sistema Confea/Crea, com o suporte técnico e administrativo adequado, é crucial para atender a essa demanda de maneira rápida e eficaz”.

A missão iniciada hoje (01/07) conta com o trabalho dos profissionais inscritos no programa de voluntariado, residentes em Santa Catarina e no Paraná, e tem apoio para transporte da CredCrea. O objetivo é vistoriar e gerar laudos técnicos em 41 escolas públicas que foram diretamente atingidas pelas enchentes. Há mais de dois meses sem aulas, mais de 15 mil alunos estão aguardando o reinício das atividades, e os Creas estarão lá para ajudar a reduzir o tempo de espera. Além do prejuízo econômico, é um sentimento de tristeza ver as crianças fora da sala de aula, que estão sendo prejudicadas pedagogicamente.

Para preparar os profissionais, foi realizado no último sábado (29/06), um treinamento que contou com a participação dos voluntários, dos presidentes e profissionais de comunicação do Crea-PR, Crea-SC e Crea-RS e do Confea. No encontro, foi apresentado o cronograma, EPIs e equipamentos a serem levados, mapas dos bairros e das escolas, e demais materiais de apoio como modelo de laudo e fotos de reconhecimento. O grupo será dividido em 13 equipes multidisciplinares, percorrendo 7 bairros, durante dois dias de ação externa. Na quinta e sexta-feira as equipes irão focar em produzir os laudos com base nas informações coletadas nas escolas.

O Presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, recepcionou os voluntários na sede do Crea-PR esta manhã para ajustes finais da missão reforçando ao grupo que: “chegou a vez da engenharia fazer a sua parte para as escolas voltarem ao normal. Além de ajudarmos, esta ação será de aprendizado, já que temos como plano a criação de um Comitê de Crise aqui no Paraná, visando apoiarmos os municípios que possam, no futuro, sofrer com algum tipo de catástrofe”.

Protocolo de Intenções entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e a Associações de Municípios do Paraná (AMP)

Como disse o Presidente Ascari, o Comitê de Crise já está sendo planejado e é parte do acordo de cooperação entre Conselho e AMP, que será assinado amanhã (02/07) durante a Plenária do Crea-PR.

O Protocolo de Intenções tem por objetivo expressar a intenção do CREA-PR e da AMP em estabelecer tratativas para o desenvolvimento de cooperação, estudos e intercâmbio técnico-científico. Este esforço conjunto busca viabilizar ações, atividades, processos e técnicas de inovação voltadas à ajuda humanitária e voluntariado no âmbito das engenharias, agronomia e geociências.

Conheça os Profissionais Voluntários do Crea-PR

Eng. Civ. Regina de Toni, de Realeza;

Eng. Mec. Manoel Soares Rosa Junior, de Curitiba;

Eng. Civ. Alisson Pessoa valadares, de São José dos Pinhais;

Eng. Civ. Cristian Schwars, de Pato Branco;

Eng. Civ. Jean Mauricio Sokulski paes, de Imbaú;

Eng. Mec. Pedro Henrique Batista Calegari, de Jacarezinho;

Eng. Eletric. Luiz Fernando Wagner Ribeiro Moraes Gomes, de Curitiba;

Eng. Civ. Robson de Moura Militão, de Cambé;

Eng. Eletric. Weslei Camara Barboza, de Londrina;

Eng. Mec. Bruno Felipe Auler, de Pato Branco;

Eng. Civ. Felipe Pastre Borato, de Curitiba;

Eng. Civ. Luiz Carlos Ferreira da Silva, de Palmas;

Eng. Civ. Athenágoras Felipe Velasques, de Pato Branco.