Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/07/voluntarios-do-crea-pr-concluem-vistorias-nas-escolas-e-realizam-inspecao-nas-ubs-de-canoas/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h23.

3 de julho de 2024, às 20h39 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Voluntários do Crea-PR concluem vistorias nas escolas e realizam inspeção nas UBS de Canoas.

O terceiro dia da missão dos voluntários que estão no Rio Grande do Sul realizando a vistoria para a emissão de laudos técnicos de prédios públicos começou logo nas primeiras horas desta quarta-feira (03/07). No dia anterior, todas as 41 escolas que eram o objetivo inicial foram vistoriadas.

Em razão disso, o Crea-RS e a Prefeitura de Canoas decidiram uma nova empreitada: a inspeção de 11 Unidades Básicas de Saúde da cidade. As equipes foram divididas em novos grupos, que se organizaram para inspecionar e vistoriar os prédios.

Uma das equipes era composta por quatro paranaenses, além de engenheiros de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Do Paraná, participaram: Eng. Civ. Regina de Toni, Eng. Civ. Jean Mauricio Sokulski, Eng. Mec. Pedro Henrique Batista Calegari e Eng. Civ. Robson de Moura Militão.

A primeira Unidade Básica de Saúde vistoriada por esse grupo foi a UBS Praça América, que realiza cerca de 500 atendimentos por dia e atende uma população de mais de 12 mil pessoas. A UBS ficou 28 dias debaixo da água e os estragos foram percebidos em todo o espaço.

Um acontecimento triste chama a atenção durante a visita dos engenheiros dos Creas: o roubo de equipamentos estimados em cerca de R$ 30 mil. Apesar disso, o gestor técnico da unidade, Alexandre Baumgarten, se mantém otimista. “Temos uma expectativa alta de retornar rapidamente os atendimentos na nossa unidade. A população está precisando com urgência”, conta Alexandre.

Os principais danos observados na unidade da Praça América foram os riscos da manutenção inadequada dos cilindros de oxigênio.

Na sequência, os engenheiros visitaram a UBS Mathias Velho, que atende 300 pessoas por dia, em média. Entre a população do bairro, atende cerca de 20 mil pessoas entre odontologia, medicina e enfermagem. Reformada há 2 anos, a unidade estava em péssimas condições causadas pela sujeira, ainda que estruturalmente estivesse firme.

Cristiane Kenes, gestora da unidade, destaca a importância do local para o atendimento da população. “Atendemos muitas pessoas aqui. É uma unidade muito grande, com mais ou menos 50 pessoas trabalhando, e o trabalho do Crea deve nos ajudar a retornar mais rápido ao trabalho”, afirmou Cristiane.

A última unidade inspecionada pela equipe foi a UBS Santo Operário, que atende diariamente cerca de 150 pessoas, em uma população de 4 mil moradores. A unidade ficou submersa por mais de 15 dias e a água chegou a 3,23 m de altura. Nessa, um detalhe inusitado: um machado no teto, com tronco e tudo, levado até lá pela força da água.

Presidente do Crea-PR elogia atuação dos profissionais voluntários

Após as vistorias, os voluntários se reuniram na Inspetoria de Canoas, onde encontraram o Presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari e a Presidente do Crea-RS, Eng. Amb. Nanci Walter. Ascari elogiou a atuação dos profissionais e comentou sobre a situação do estado gaúcho: “Essa situação reforça a importância das nossas engenharias. Cada vez mais afirmo que o poder público deve nos ouvir para que possamos atuar em casos como esse que aconteceram, mas também para atuar e impedir que novas tragédias ocorram. Parabenizo a todos vocês que estão aqui e agradeço o trabalho incrível que está sendo realizado”, declarou o Presidente.

Nos próximos dias, os laudos devem ser organizados para que a vida em Canoas retome sua normalidade o mais rápido possível, garantindo saúde e educação para os moradores da cidade.

Para ver os depoimentos sobre a inspeção das UBS, acesse nosso DESTAQUE no Instagram.