Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/07/proposta-para-o-programa-mais-engenheira-em-parceria-com-a-itaipu-binacional-e-formalizada-em-foz-do-iguacu/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h19.

Proposta para o programa “Mais Engenharia” em parceria com a Itaipu Binacional é formalizada em Foz do Iguaçu

8 de julho de 2024, às 15h41 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Durante uma reunião que aconteceu na Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu no dia 05/07, representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e da Itaipu Binacional realizaram a entrega da proposta de parceria para o desenvolvimento do programa “Mais Engenharia”.

O objetivo do programa é facilitar a formação de profissionais qualificados e implementar projetos sustentáveis nos municípios paranaenses, fortalecendo a relação entre o Crea-PR, o setor educacional e o mercado de trabalho.

O programa Mais Engenharia foi inspirado em programas de Residências Técnicas e atualmente incorporado do Planejamento Estratégico do Crea-PR.

Entrega de Exemplares do Livro “Itaipu – Hydroelectric Project”

O evento também contou com a entrega de mais de 500 exemplares do livro “Itaipu – Hydroelectric Project” pelo diretor administrativo da Itaipu, Iggor Gomes Rocha, aos representantes do Crea-PR e da UEPG.

Publicado em 1994 e contendo mais de 600 páginas, o livro é um registro detalhado da construção da maior usina hidrelétrica em operação do mundo.

“Essas doações são uma reconexão com os cursos de Engenharia, afinal de contas, os alunos de Engenharia são o futuro da Itaipu”, afirmou o diretor administrativo da Itaipu, Iggor Rocha.

A vice-presidente do Crea-PR Eng. Civ. Margolaine Giacchini destacou a importância desse material para as bibliotecas do Crea-PR e das Instituições de Ensino de Engenharia, Agronomia e Geociências do Paraná: “Estamos trabalhando em um projeto para traduzir e disponibilizar o livro em meio digital, permitindo que todos os estudantes tenham acesso a esse valioso recurso.”

Professores do curso de Engenharia da UEPG também acompanharam a entrega. “Costumamos trazer os nossos alunos aqui para Itaipu. Para nós, é uma obra emblemática, não apenas para a história do Paraná, mas para todo o Brasil”, destacou o professor Carlos Emanuel.

O Gerente de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Prattes, reforçou o compromisso do Crea-PR em valorizar a educação e a formação dos futuros engenheiros: “Nós queremos colocar esse livro nas bibliotecas de todas as universidades paranaenses, para que cada estudante de Engenharia do Paraná conheça a história e toda a tecnologia que envolveu esta fantástica obra. Conhecer a história dessa construção espetacular é valorizar o nosso Estado e a nossa educação”

O evento contou com as seguintes presenças: Iggor Gomes Rocha, Diretor Administrativo da Itaipu Binacional; Eng. Civ. Margolaine Giacchini, Vice-Presidente do Crea-PR; Claudemir Prattes, Gerente de Relações Institucionais do Crea-PR; Eng. Eletric. Mario Guelbet, Assessor Técnico de Relações Institucionais do Crea-PR; Eng. Agr. Ana Paula Afinovicz, Gerente da Regional de Ponta Grossa; Eng. Civ. Geraldo Canci, Gerente da Regional de Cascavel; Eng. Civ. Samir Jorge, Assessor de Políticas Públicas do Crea-PR; Claudemir Batista de Souza, Assessor da Presidência da Itaipu Binacional; e ainda os professores do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Eng. Civ. Carlos Emmanuel Ribeiro Lautenschläger e Eng. Civ. Eduardo Pereira.