Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/08/entidades-de-classe-vao-ao-trt-em-defesa-dos-peritos/>.
Acesso em 10/08/2024 às 10h13.

Entidades de Classe vão ao TRT em defesa dos peritos

8 de agosto de 2024, às 11h06 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Entidades de Classe vão ao TRT em defesa dos peritos.

Na tarde da última quarta-feira (07/08), representantes do Crea-PR, do IBAPE-PR – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, e da APES – Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança, estiveram reunidos com o Presidente do TRT 09, desembargador Célio Horst para falarem a respeito dos honorários pagos às perícias de insalubridade e periculosidade.

Um tema de bastante relevância entre os profissionais, pois os honorários periciais frequentemente são baixos, o que obriga os peritos a abrirem mão de outros trabalhos para se dedicarem exclusivamente à justiça gratuita. Essa situação acaba por sobrecarregar aqueles que atuam na área.

A reunião resultou no comprometimento do TRT 09 com a criação de uma comissão destinada a revisar a tabela de honorários periciais. A revisão desse documento é uma medida importante que poderá contribuir para a valorização dos peritos, aliviando as dificuldades enfrentadas por esses profissionais.

O Crea-PR, comprometido em apoiar as entidades na luta por maior valorização, esteve representado na reunião pelo Diretor Financeiro, Eng. Seg. Trab. Verginio Luiz Stangherlin. Também participaram do encontro o Presidente da APES, Eng. Seg. Trab. Rodrigo Meister de Almeida, o Presidente do IBAPE-PR, Eng. Mec. Edson Haluch, o Presidente da Associação dos Peritos Engenheiros de Segurança do Trabalho do Paraná – APESP, Eng. Seg. Trab. Ilimar Kasper – , o Eng. Seg. Trab. Juliano Epifânio de Melo, o Eng. Civ. Elbio Gonçalves Maich e o Eng. Civ. Paulo Roberto Bogus