Desafios das profissões na era tecnológica é tema que marca a abertura do 31º Fórum de Docentes e Discentes
27 de agosto de 2024, às 21h56 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos
Nesta terça (27) iniciou a 31ª edição do Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR, evento que terá como foco conhecimento, inovação e os desafios das profissões. Coordenadores de curso, professores e acadêmicos reúnem-se na UGV – Centro Universitário de União da Vitória, durante três dias para novos aprendizados, debates e troca de experiências.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Ascari, ressaltou a importância da universidade e dos acadêmicos na construção do Sistema Profissional: “a origem do nosso Sistema está dentro das universidades”. Ele destacou os esforços realizados para a concretização deste evento, mencionando as 129 instituições de ensino registradas e os 830 cursos que anualmente formam novos profissionais que estarão registrados no Crea para atuar em suas áreas.
Ascari enfatizou ainda o trabalho do Crea em programas como a Agenda Parlamentar, “que promove propostas, estudos e sugestões aos gestores públicos, e o Programa CreaJr, que prepara e aproxima os futuros profissionais do Sistema”.
Para ele, estes dias são “uma oportunidade de importantes conexões, debates e troca de experiências. Tudo que acontece no nosso dia a dia tem a ver com a engenharia, e os professores têm que demonstrar isso para os alunos, mostrar como eles estão inseridos e como profissionais vão atuar em todas as áreas, no desenvolvimento da sociedade”.
Em seguida, o secretário de Planejamento de União da Vitória, eng. civ. André Otto Hochstein, agradeceu ao Crea-PR pela parceria com o município e deu as boas-vindas aos participantes.
Representando o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Nelson Bona, o assessor da SETI e ex-presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha de Oliveira, destacou a relevância do evento para o crescimento dos acadêmicos e a importância de “um ensino baseado na ciência e inovação para o desenvolvimento sustentável do Paraná, e disso depende o trabalho dos nossos profissionais”.
A coordenadora da Comissão de Educação e Atribuição Profissional, a professora eng. civ. Lígia Eleodora Francovig Rachid, abordou a importância dos temas que serão debatidos durante o evento, como os desafios e caminhos para a educação, ética profissional, inovação e a elaboração de projetos pedagógicos. Ressaltou ainda a importância das experiências internacionais e o foco na inovação para o futuro das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências.
O reitor da UGV, professor Mateus Cassol Tagliani, anfitrião do evento, expressou a honra em receber o Fórum, destacando a importância do Crea para o país.
Representando o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, o conselheiro federal eng. agr. José Barbosa Duarte Júnior parabenizou o Crea-PR pela organização do Fórum, destacando a relevância dos temas debatidos e a importância de manter a qualidade do ensino superior.
O eng. agr. Almir Gnoato, coordenador do Colégio de Instituições de Ensino, parabenizou os acadêmicos do CreaJr por sua contribuição aos cursos e destacou a importância do trabalho de aproximação do Crea com as instituições de ensino. Mencionou também a relevância dos Prêmios de Projetos de Extensão e dos Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso, realizados pelo Conselho, que incentivam a busca por trabalharem com temas significativos para a sociedade. Os finalistas têm seus trabalhos expostos durante o evento esta semana.
A coordenadora estadual do CreaJr-PR, acadêmica de engenharia de alimentos Isadora Lafan Artico, agradeceu o apoio do Conselho aos estudantes e destacou os resultados alcançados pelo programa, que atingiu neste ano até agora a marca de 14 mil acadêmicos membros, e as 210 ações realizadas pelos 300 membros dirigentes em todas as regiões do estado.
Por fim, o diretor-geral da Mútua Paraná, eng. eletric. Edson Luiz Dala Vecchia, expressou a satisfação da instituição em participar do evento e destacou a importância de se aproximar dos acadêmicos e professores, anunciando novidades sobre o Mútua Júnior e o Mútua Jovem, destinados a estudantes e recém-formados.
Palestra de Abertura
A palestra intitulada ‘Os Desafios das Profissões na Era Tecnológica’, ministrada pelo consultor e assessor da presidência do Crea-PR, Carlos Inácio ‘Tongo’, discutiu os desafios que as profissões enfrentam em tempos de inteligência artificial e constante evolução tecnológica, e como a educação precisa preparar os profissionais para atividades que ainda nem existem. Ele também abordou a valorização do ensino e os desafios que tanto os jovens quanto o sistema de ensino devem encarar como oportunidades.
Programação
O 31º Fórum de Docentes e Discentes segue nos dias 28 e 29. Mais informações: https://bit.ly/4dEZeCg.
Acesse aqui para as fotos do evento.
Fotos: Marcos Aurélio Iasinski
Comentários
Nenhum comentário.