Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/08/conferencias-internacionais-sobre-agua-e-saneamento-acontecerao-em-curitiba-com-apoio-do-crea-pr/>.
Acesso em 05/09/2024 às 00h19.

30 de agosto de 2024, às 15h25 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Conferências internacionais sobre água e saneamento acontecerão em Curitiba com apoio do Crea-PR.

Na manhã desta sexta-feira, o Presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, recebeu em seu gabinete a Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Eng. Civ. Selma Cubas, e a vice-presidente da entidade, Eng. Civ. Karen Amaral. Também participaram da reunião o Chefe de Gabinete, Eng. Agr. Daniel Galafassi e a Facilitadora do Setor de Eventos, Luciane Saldanha.

A visita teve como objetivo oficializar a parceria entre o Crea-PR, a ABES, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) para a realização de dois importantes eventos internacionais: a 7th IWA Conference on Small Water and Wastewater Systems (SWWS) e a 9th IWA Conference on Resource Oriented Sanitation (ROS).

As conferências, organizadas pela International Water Association (IWA), ocorrerão de 10 a 14 de novembro de 2024, em Curitiba, e serão realizadas de forma presencial. Com foco em questões globais e regionais, os eventos têm como objetivo promover a inovação e o desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao saneamento ambiental sustentável.

Os temas centrais das conferências incluirão soluções para os desafios relacionados ao saneamento, com uma abordagem orientada para a preservação dos recursos hídricos e a sustentabilidade ambiental.

Este evento é uma oportunidade para que engenheiros, pesquisadores e profissionais do setor possam discutir e compartilhar conhecimentos sobre as melhores práticas no contexto do saneamento ambiental, fortalecendo o compromisso do Crea-PR com a melhoria da qualidade de vida da sociedade por meio da engenharia.

“Vivemos em uma sociedade onde falta água potável para mais de 35 milhões de pessoas, mais de 100 milhões não têm rede de esgoto. Esse assunto é urgente e deve ser debatido. Realizar um evento desse porte que vai discutir soluções eficazes para o problema é fundamental e é uma grande honra receber duas conferências internacionais em Curitiba. O Crea-PR vai colaborar de todas as formas para buscar sistemas cada vez mais ecológicos e eficazes. Estamos comprometidos com essa causa e por isso estamos atuando como parceiros da IWA para a realização desse encontro”, declarou Ascari. Confira os tópicos das conferências:

• Estudos de caso de pequenos sistemas de água e esgoto
  • Soluções de saneamento orientadas a recursos
  • Eficiência energética em pequenos sistemas de água e esgoto
  • Sistemas de tratamento e gestão de águas residuais de pequena escala e descentralizados
  • Soluções ecológicas para tratamento de águas residuais
  • Gestão de lodo de pequenos sistemas de água e esgoto
  • Sistemas sem esgoto
  • Monitoramento e remoção de contaminantes e patógenos emergentes
  • Monitoramento de corpos d’água
  • Remoção e recuperação de nutrientes em sistemas de separação de fontes
  • Destino e remoção de patógenos em sistemas de água e esgoto
  • Soluções de saneamento para comunidades rurais
  • Gestão de biogás e recuperação de energia
  • Controle de odores e neutralidade de carbono em sistemas de águas residuais
  • Tratamento e reutilização de lodo
  • Reutilização de água (captação de água da chuva, uso de águas residuais tratadas, etc.)
  • Ferramentas de gestão e planejamento (ACV, avaliação de riscos, etc.)
  • Aspectos sociais, políticas e regulamentações ambientais
  • Inovação, educação, formação e certificação
  • Microbiologia ambiental e dinâmica populacional
  • Modelagem de processos
  • Epidemiologia baseada em águas residuais

Confira em breve mais informações em nossos canais de divulgação oficiais.