Apresentação do Case Hackathon Greentech na 79ª SOEA destaca Inovação e Sustentabilidade
10 de outubro de 2024, às 17h23 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Durante a 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), realizada em Salvador-BA, foi apresentado o case do Hackathon Greentech no painel “Inovação e Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios”. O Hackathon Greentech, que já teve duas edições de sucesso, se consolida como um evento transformador na área de sustentabilidade e inovação. O evento é uma imersão total em temas cruciais como sustentabilidade, empreendedorismo e inovação, proporcionando três dias intensos de capacitações, suporte de mentores e um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções que geram impacto positivo na sociedade.
Marcos Rodrigues, presidente da Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (ANPEA) e idealizador do Hackathon Greentech, iniciou sua apresentação destacando a importância do projeto em sua trajetória profissional: “É um momento muito especial para mim estar aqui, pela primeira vez na SOEA, e ainda mais apresentando um projeto que se tornou o propósito da minha vida: o Hackathon Greentech”, declarou.
Rodrigues apresentou o case, compartilhando os desafios e as motivações por trás da criação do evento. Ele destacou a relevância de unir empresas, universidades e entidades de classe para resolver problemas reais. “Surgiu de uma dor. Faltava comunicação entre essas instituições para resolver problemas de verdade”, explicou.
Ele também enfatizou o impacto do evento na formação de futuros líderes comprometidos com a sustentabilidade. “O Hackathon Greentech não é apenas sobre ensinar empreendedorismo. É sobre transformar pessoas e suas visões de mundo em relação à sustentabilidade. E a mudança que vejo nas pessoas entre a sexta-feira e o domingo é o maior testemunho disso.”, afirmou. Rodrigues ressaltou que a maratona não só incentiva o pensamento crítico e inovador, mas também molda a trajetória profissional dos participantes.
Embora o modelo Hackathon seja tradicionalmente associado ao setor de tecnologia, Rodrigues explicou que ele foi adaptado com sucesso à engenharia ambiental. “A engenharia ambiental é uma área generalista por natureza, o que a torna ideal para esse formato colaborativo”, disse.
Rodrigues também expressou entusiasmo pelo futuro do projeto: “Apresentar o Greentech para o Brasil é apresentar um sonho, um propósito. É mostrar que a mudança de cultura das pessoas é feita na base, com as futuras gerações. Dar oportunidade de imersão aos alunos, incentivar o empreendedorismo e apresentar a eles o conteúdo sobre sustentabilidade são ações transformadoras e geradoras de impacto. O Hackathon Greentech foi pioneiro no Brasil, e a meta é que ele tenha alcance nacional em três anos”, concluiu.
A 79ª SOEA, que começou no dia 7 de outubro, segue até o dia 10, com cobertura completa que pode ser acompanhada pelo site do Confea.
Todas as fotos da comitiva do Crea-PR estão disponíveis no link
Comentários
Nenhum comentário.