Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/10/associacao-paranaense-dos-engenheiros-de-seguranca-comemora-50-anos-e-empossa-novo-presidente/>.
Acesso em 16/10/2024 às 05h07.

15 de outubro de 2024, às 15h39 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança comemora 50 anos e empossa novo presidente.

Nesta segunda-feira, a Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança celebrou seu 50º aniversário com uma cerimônia que marcou a passagem da presidência do Eng. Ftal. e de Seg. Trab. Rodrigo Meister de Almeida para o Eng. Ind. Mad. e Eng. Seg. Trab. Jucelio Joly. O evento foi repleto de homenagens aos ex-presidentes e destacou os feitos da associação, que há cinco décadas defende os profissionais da segurança do trabalho.

O Presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, ressaltou a importância da atuação dos engenheiros de segurança do trabalho ao longo desses 50 anos. “Esses engenheiros têm um papel fundamental em cuidar da qualidade de vida e da saúde ocupacional dos trabalhadores, além de prevenir acidentes. A quantidade de benefícios que eles trouxeram para os profissionais de todas as áreas de trabalho é incalculável. Quantas vidas foram poupadas ao longo desse tempo? Essa homenagem é mais que justa. O Paraná foi o primeiro estado a criar uma associação desse tipo, que se tornou referência no Brasil. Desejamos vida longa à entidade, e que ela continue evoluindo com o apoio do Crea-PR”, declarou Ascari.

A comemoração foi considerada uma conquista importante, como destacou o Eng. Agr. e de Seg. Trab. Verginio Luiz Stangherlin, conselheiro do Crea-PR e representante da APES no Conselho. “É um orgulho ver este evento acontecendo hoje, no Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho no Paraná. Isso demonstra o quanto somos importantes na cadeia produtiva do Estado e na prevenção de acidentes de trabalho. Só conseguiremos avançar quando investirmos mais em segurança, desde a saída de casa até o retorno ao trabalho. Um ambiente mais saudável só será possível quando nos preocuparmos com o bem-estar de todos”, afirmou Stangherlin.

Ao deixar o cargo de presidente, o Eng. Ftal. e Seg. Trab. Rodrigo Meister de Almeida refletiu sobre sua gestão: “A passagem da presidência foi marcada por uma diversidade de pessoas e pensamentos. O foco não foi impor ideias, mas sim abrir caminhos para um bom desenvolvimento. As pessoas tiveram liberdade de trazer suas propostas, eventos e ideias. Conseguimos estruturar a associação e colocar um rumo claro. Acredito que o próximo presidente terá condições ainda melhores para fazer a associação crescer e alcançar o tamanho que merece”, concluiu Rodrigo.

A nova gestão, sob o comando de Jucelio Joly, continuará o trabalho de valorização e defesa dos profissionais da área de segurança do trabalho no Paraná. O novo presidente comentou sobre os desafios e expectativas de sua gestão: “Assumir uma das associações mais antigas do Brasil é um dos maiores desafios pessoais e profissionais que terei, mas tenho a plena certeza de que me sinto confortável e preparado para dar continuidade ao excelente trabalho realizado nos últimos 50 anos. Nos próximos dois anos, manteremos ainda mais a proximidade com os nossos colegas engenheiros de segurança associados, trazendo inovações, cursos de capacitação, aperfeiçoamento, eventos, congressos de amplitude nacional e, com isso, fomentar aos nossos associados a se destacarem no mercado de trabalho.”