Segundo Dia do 15º Seminário de Fiscalização do CREA-PR destaca Segurança, Obras Paralisadas, Aspectos Jurídicos e Premiação dos Destaques na Fiscalização
31 de outubro de 2024, às 18h30 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
No segundo dia do 15º Seminário de Fiscalização (31/10), realizado pelo CREA-PR, os participantes contaram com palestras e momentos de troca de experiências focados no fortalecimento da fiscalização e na transparência no setor. O evento reuniu especialistas e profissionais que compartilharam avanços e resultados de projetos importantes para as engenharias, agronomia, geociências e para a sociedade.
O Coordenador Regional do Colégio de Inspetores, Eng. Mec. Cesar Rubert, iniciou a programação abordando o tema “Vasos de Pressão e Autoclaves”, discutindo a importância da fiscalização rigorosa nesses equipamentos para garantir a segurança nos ambientes de trabalho.
Na sequência, o Eng. Civ. Paulo Daschevi apresentou os resultados do projeto Ver a Cidade, uma ação conjunta do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) com universidades e o CREA-PR. Este projeto tem como foco a fiscalização de obras públicas paralisadas em todo o estado, em parceria com as universidades UEPG, UEL, UEM e Unioeste, e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
Estudantes de Engenharia Civil, sob supervisão de profissionais do CREA-PR, visitaram 217 obras paralisadas, totalizando cerca de R$ 287 milhões em contratos. O levantamento mostrou que as regiões Oeste e Norte-Central concentram o maior número de construções interrompidas, com 41 e 31 obras, respectivamente. Na cidade de Mangueirinha, destacam-se seis obras não concluídas, representando um valor de R$ 11,9 milhões. Além das visitas técnicas, foram realizadas 1.083 intervenções remotas e 820 inspeções presenciais pelo CREA-PR.
O presidente do CREA-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, enfatizou a importância dessa iniciativa, que, segundo ele, fortalece a formação de engenheiros e contribui para o desenvolvimento social e a ética profissional. “A participação do CREA-PR fortalece a formação de engenheiros capacitados e comprometidos com o desenvolvimento social e a ética profissional”, afirmou Ascari.
Outro tema abordado foi “Aspectos Jurídicos na Instrução de um Processo”, apresentado pelo Eng. de Segurança do Trabalho Rodrigo Meister. Em uma palestra prática e voltada aos fiscais do CREA-PR, Meister destacou a importância de uma abordagem criteriosa e embasada na legislação para fortalecer as ações de fiscalização, abordando pontos cruciais como a coleta de evidências e a documentação rigorosa, essenciais para garantir respaldo jurídico e eficácia nos processos.
Meister também orientou os fiscais sobre como evitar vulnerabilidades jurídicas nas inspeções, reforçando que o trabalho deles é essencial para a segurança e o cumprimento das normas no setor. “Os fiscais são a face do CREA-PR na sociedade; eles estão diariamente nas ruas, empresas, obras e iniciativas que movem o setor. Contribuir para que realizem suas atividades da melhor forma possível, com eficiência, é atender à expectativa da sociedade e assegurar que as engenharias, agronomia e geociências cumpram seu papel com respeito”, destacou.
No período da tarde, houve a premiação do ChampionsFisc, do Prêmio Inovação da Fiscalização do CREA-PR 2024 e dos agentes fiscais I e II. As equipes apresentaram seus trabalhos, que foram votados pelos gerentes e inspetores.
O presidente do CREA-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, encerrou o 15º Seminário de Fiscalização, com a certeza de que o CREA-PR segue comprometido em promover a segurança e a qualidade no setor, além de reforçar a importância do trabalho conjunto entre instituições e profissionais em prol do desenvolvimento sustentável e ético.
A fiscalização mais humana de forma a proteger a sociedade e indicar os caminhos para a regularização, sem dúvida merece a parabenização ao CREA-PR, aos seus fiscais, aos gerentes e à direção. Congratulações pela iniciativa!
Eng. Mecânico Cesar Rupert, parabéns por sua excepcional palestra sobre responsabilidade técnica de Caldeiras, Vasos de Pressão e Autoclaves. Tema complexo porem muito bem transmitido a todos os fiscais do Crea-PR.