Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/11/crea-pr-e-liderancas-paranaenses-prestigiam-os-melhores-cafes-do-estado-no-22o-concurso-cafe-qualidade-parana/>.
Acesso em 21/11/2024 às 07h19.

Crea-PR e lideranças paranaenses prestigiam os melhores cafés do estado no 22º Concurso Café Qualidade Paraná

12 de novembro de 2024, às 16h34 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Nesta terça-feira (12), Curitiba sediou a cerimônia de encerramento do 22º Concurso Café Qualidade Paraná, que reuniu os melhores produtores de café do estado, destacando a excelência dos grãos paranaenses. O evento ocorreu no Mercado Municipal e contou com cerca de 250 pessoas, entre cafeicultores, pesquisadores, técnicos e lideranças do setor cafeeiro, em uma celebração do compromisso com a qualidade e inovação no cultivo do café. O concurso foi realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), IDR-Paraná, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina e Associação dos Funcionários do Iapar, com o apoio de várias instituições, incluindo o Crea-PR.

Representando o Presidente Eng. Agr. Clodomir Ascari, o Diretor do Conselho Eng. Civ. Rafael Pussoli falou da relevância da participação do Crea-PR no evento. “Na manhã de hoje, tive a imensa felicidade de, como representante do Presidente do Crea-PR, participar deste importante evento. Nos anos 1950, o Paraná chegou a ter 1,5 milhão de hectares de café plantado; hoje, são cerca de 25 mil hectares após duas grandes geadas. A presença do Crea-PR nesta premiação reforça nosso compromisso com a valorização e o desenvolvimento técnico da produção agrícola no estado”, afirmou Pussoli.

A competição consagrou os cafeicultores Maristela Fátima da Silva Souza, de Tomazina, na categoria natural, e Claudeir Marcos de Souza, também de Tomazina, com um lote de cereja descascado. Ambos se destacaram entre os 119 lotes inscritos, que representaram diversas regiões produtoras do estado. Os vencedores receberam prêmios que variaram de R$ 2.500 a R$ 8.000, com patrocínio do Sicredi.

O concurso Café Qualidade Paraná conta com uma lista extensa de patrocinadores, incluindo Amiste Cafés, Bratac Seda, BRDE, Ceasa Paraná, Ceal, Crea-PR, Faep, Fetaep, Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Ocepar, Sebrae, Senar, Sicredi e Sociedade Rural do Paraná. A promoção do evento é realizada pela Câmara Setorial do Café do Paraná, SEAB, IDR-Paraná, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina e Associação dos Funcionários do Iapar.

Além do Crea-PR, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o Secretário Estadual da Fazenda, Norberto Ortigara; o presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette; o diretor financeiro da Faep, Paulo José Buso; o gerente da Câmara Setorial do Café do Paraná, Walter Ferreira Lima e o ex-conselheiro do Crea-PR Eng. Civ. Nivaldo Barbosa de Lima.

O 22º Concurso Café Qualidade Paraná reforça a valorização dos produtores e o compromisso do estado com a excelência dos grãos paranaenses, projetando o Paraná como uma referência nacional em cafés de alta qualidade.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *