Tecnologia, parcerias e homenagens marcam a abertura do 50º Epec
20 de novembro de 2024, às 22h17 - Tempo de leitura aproximado: 12 minutos
Conhecimento inovador e estratégico para que os representantes de entidades de classe levem oportunidades e benefícios aos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências e segurança à sociedade. Com este objetivo iniciou nesta quarta (20) o 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe, em Foz do Iguaçu.
Participam do evento presidentes e representantes de entidades de classe, conselheiros, inspetores, autoridades e profissionais de diversas regiões, todos reunidos para discutir e trocar experiências sobre temas fundamentais da área. Este ano, o evento traz como destaque discussões voltadas à infraestrutura do Paraná, inovações nos serviços tecnológicos e oficinas técnicas que promovem a capacitação e o aprimoramento profissional.
Durante o evento será também celebrado o 17º Ciclo do Prêmio Crea da Qualidade, que valoriza o desenvolvimento e a sustentabilidade das entidades de classe; e o Prêmio Destaque Profissional, que homenageia 23 profissionais em todo o estado, escolhidos por votos nas categorias Profissional Destaque, Carreira Destaque e Educador Destaque.
Paralelamente, ocorre o 33º Fórum de Inspetores, um importante momento para debater melhorias na fiscalização e promover o alinhamento das ações do Crea-PR, reforçando o compromisso com a eficiência e eficácia em nossa atuação.
Realizado pelo Crea-PR, o 50º Epec tem como apoiadores a Cooperativa de Créditos – CredCrea, o Confea e a Mútua.
O presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Ascari, agradeceu a todos. Após um vídeo explicativo com os resultados do planejamento estratégico, ele deu um panorama geral de seu primeiro ano de gestão e falou das parcerias. “Os convênios assinados farão a diferença. Um exemplo, colocaremos a nossa engenharia dentro das prefeituras, com a tutoria da UEPG no Programa de Residência Técnica, vamos viabilizar projetos e valorizar a engenharia”. Além disso, destacou que “o nosso planejamento estratégico foi desenvolvido por todos os atores ligados a nós, e coma realização dos objetivos desenvolvemos benefícios e oportunidades para os profissionais e a sociedade”.
O presidente citou o trabalho realizado nas regionais com o Programa Agenda Parlamentar, “o que agora aumenta nossa responsabilidade, pois os prefeitos eleitos já estão nos procurando para pedir apoio técnico nas suas gestões”.
Finalizando sua fala, Ascari apresentou o destaque do 50º Epec, o lançamento da carteira digital. Ela representa uma alternativa ao modelo impresso, atendendo às demandas atuais de mobilidade, e garantindo mais sustentabilidade. O acesso é realizado por um aplicativo específico para esta finalidade, pelo qual o profissional pode utilizar sua identidade profissional com segurança e mobilidade.
O ex-presidente do Crea-PR, arq. Armando Strambi, que criou o Encontro Paranaense de Entidades de Classe, falou da confiança e generosidade de colegas da época, da necessidade de valorizar o trabalho do Conselho, a fiscalização, e contou os principais destaque de seu período de gestão. “Começamos a inovar e o Crea-PR inova até hoje com a valorização da fiscalização, a criação das regionais e o primeiro Epec em 1974, entre outras ações”. Strambi foi homenageado pelo presidente do Crea-PR com uma placa.
Termos de cooperação
Durante a cerimônia aconteceu a assinatura de termos de cooperação entre o Crea-PR e outras instituições. Com o Confea foi assinado o termo de cooperação para o lançamento do edital de patrocínio do Crea-PR. Representando o federal, esteve presente o conselheiro federal Francis José Saldanha Franco, para a assinatura do convênio.
Por meio de um vídeo, o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, destacou a importância de fortalecer as parcerias e parabenizou a gestão do Crea-PR e os inspetores pelo excelente trabalho. Ele mencionou que mais de 6 mil profissionais já utilizam as ferramentas desenvolvidas pelo sistema, posicionando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná como referência para outros Estados. Vinicius reforçou que o objetivo para os próximos anos é entregar ainda mais benefícios aos profissionais e à sociedade.
Presente no evento, representando o presidente do Confea, o conselheiro federal eleito e engenheiro mecânico Francis José Saldanha Franco iniciou sua fala cumprimentando o presidente do Crea-PR e reiterando as palavras de Vinicius Marchese. Ele saudou as autoridades e engenheiros presentes, representando todos os profissionais da área, e desejou um congresso produtivo e proveitoso para todos.
O termo de cooperação celebrado entre o Crea-PR e a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, representada pela secretária Leandre Dal Ponte, objetiva a adesão ao Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres no Paraná.
A Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, e engenheira civil, Leandre Dal Ponte, representando o governador do Estado, iniciou sua fala cumprimentando todos os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências presentes, além do presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, autoridades, lideranças e organizadores do evento. Leandre destacou a mensagem de gratidão e reconhecimento do Governo do Estado pela parceria com o Crea-PR, reforçando a relevância do evento para os profissionais e para a sociedade paranaense.
Ela também trouxe à tona a importância histórica das mulheres na área, mencionando a engenheira Enedina Alves Marques, a primeira mulher negra a se formar em Engenharia no Brasil, em 1945, pela Universidade Federal do Paraná. “Na década de 40, Enedina foi uma mulher corajosa e valente, desbravando um espaço até então dominado por homens”, ressaltou a secretária, aproveitando para lembrar que hoje, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra.
Leandre pontuou os desafios enfrentados pelas mulheres na profissão, lembrando que elas representam menos de 20% do setor e que muitas acabam se afastando devido ao preconceito. Apesar disso, reforçou a importância da igualdade de gênero e afirmou: “Não tenho dúvidas de que, juntos, engenheiros e engenheiras, encontraremos as melhores soluções para construir um Paraná mais próspero, porque quando as mulheres prosperam, todos prosperam.”
A secretária também agradeceu ao presidente pelo apoio às pautas das mulheres e das pessoas idosas, bem como pelo trabalho de combate à violência contra as mulheres. Finalizou sua fala com um agradecimento à confiança e parceria do Crea-PR e com uma mensagem de parabenização a todos os profissionais da área.
O convênio celebrado entre o Crea-PR e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI, tem o objetivo de lançar o segundo edital do Projetek, uma iniciativa exemplar que ganhou premiação nacional por atender demandas de projetos de engenharia e arquitetura para obras públicas em municípios de pequeno porte, em parceria com universidades estaduais, com apoio do Conselho.
O diretor de ciência e tecnologia, Marcos Pelegrina, e o assessor da SETI, eng. civ. Ricardo Rocha de Oliveira, assinaram o convênio, representando o secretário de estado da pasta, professor Dr. Aldo Nelson Bona. Pelegrina e Rocha anunciaram o novo edital do Projetek, “que este ano foi premiado como a melhor politica pública do Brasil, e deve estar publicado na próxima semana para as nossas universidades estaduais, com R$ 7 milhões disponibilizados para o desenvolvimento dos projetos”, explica Rocha.
Pelegrina destacou o impacto do Projetek, programa criado há alguns anos e que conta com grande participação do Crea-PR. O Projetek visa atender demandas de pequenos municípios, com foco em obras de infraestrutura urbana e predial. Desde sua criação, foram implantados escritórios acadêmicos nas Universidades Estaduais.
“Estamos ampliando o Projetek, e a ideia é que ele se consolide cada vez mais em nossas universidades, ampliando os escritórios para que as instituições de ensino sejam verdadeiros pontos de desenvolvimento regional. O Crea-PR é um grande parceiro nosso nesse processo”, afirmou Pelegrina.
Ele também destacou a parceria com a FIEP e o SENAI, que permitirá a inserção de 109 engenheiros na indústria paranaense. O objetivo é promover a transformação digital no setor e aumentar a produtividade. Esses projetos serão gerenciados pelo Eng. Civ. Ricardo Rocha, ex-presidente do Crea-PR e atual assessor da SETI.
__
O Diretor Técnico Executivo da Itaipu Binacional, Eng. Eletric. Renato Soares Sacramento, agradeceu o convite para participar do evento e parabenizou o Crea-PR pela organização: “A Itaipu Binacional reconhece a importância das entidades de classe para a valorização das profissões e dos profissionais do nosso Sistema.”
Segundo ele, são esses profissionais que fizeram e continuam fazendo da Itaipu Binacional a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. “Gostaria de agradecer a todos os profissionais que, há 50 anos, se dedicam ao funcionamento desta usina. Como engenheiros, trabalhamos de leste a oeste do Brasil, e é graças ao empenho de cada um de vocês que a usina completou mais um ano de operação com grande sucesso. Este ano, produzimos mais de 3 bilhões de megawatts-hora de energia limpa e renovável que atende a milhares de residências no Brasil e no Paraguai e que, além disso, contribui fortemente para o desenvolvimento social e ambiental de ambos os países”.
O assessor da Secretaria Estadual de Turismo eng. agr. Eugenio Stefanelo, representando o secretário, eng. agr. Márcio Fernando Nunes, afirmou, “no mesmo ano em que completo 50 anos de formação profissional, também completo 50 anos que estou no Paraná, como minha residência e tenho a honra de estar neste evento, que mostra como o desenvolvimento do agronegócio, no nosso estado, o torna o “supermercado do mundo”. Capitanear a secretaria, nos permite ainda promover o turismo paranaense, que é o que mais está crescendo, em média, em relação aos demais estados brasileiros. Os engenheiros, aqui representados, contribuem de sobremaneira para destravar e promover tal crescimento, para que o Paraná continue sendo uma potência econômica em sustentabilidade.”
O presidente da Cooperativa CredCrea, engenheiro civil Gelásio Gomes, cumprimentou as autoridades presentes e parabenizou o Crea-PR pela realização do evento. Ele destacou a competência da equipe envolvida na organização e enfatizou que o evento é uma excelente iniciativa que conecta a categoria profissional às comunidades.
Gelásio também ressaltou o compromisso da CredCrea, uma cooperativa formada e dirigida por engenheiros, com forte ligação ao Sistema Confea/Crea. Ele mencionou que a cooperativa está presente no estado do Paraná e possui capacidade para atender qualquer lugar do país. O presidente finalizou desejando um excelente evento a todos.
Para o presidente da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais, eng. civ. Joel Krüger, “É importante saudar a todos, mas, principalmente os diretores, conselheiros e inspetores, que acompanharam nosso trabalho durante o mandato à frente do Crea-PR.
Temos esse carinho e atenção com as entidades de classe, tanto que temos dedicado apoios e patrocínio, trabalhando em prol, não só dos profissionais, mas em benefício das minorias. Por isso, anuncio com orgulho, neste 20/11 – Dia da Consciência Negra – que estamos implantando um grande Programa de Diversidade, para promover um trabalho junto aos idosos, às mulheres, ao público LGBTQIA+, aos jovens, com programas que valorizem e ofereçam amparo e suporte a estes públicos.”
A Eng. Civ. Mirian Elena Favaretto Corbacho, Coordenadora do Colégio de Entidades Regionais – CDER, agradeceu aos colegas do Colégio e à equipe do Crea-PR pela organização do evento: “É uma satisfação receber os presidentes das entidades de classe e inspetores neste evento, que foi pensado e é dedicado a vocês”, afirmou.
O coordenador do Colégio Estadual de Inspetores, eng. mec. Ricardo Vidinich, afirma que “representa os quase 200 inspetores do Crea-PR, cuja função é aproximar a sociedade e os engenheiros com a fiscalização realizada em defesa da sociedade. Temos que prestigiar esses inspetores que exercem uma função honorífica em prol da segurança da sociedade e o Epec é uma forma de mostrarmos um pouco do trabalho realizado e principalmente motivar esses inspetores a trabalharem com afinco em prol da sociedade parananense”.
O deputado estadual, coordenador da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências, eng. civ. Fábio Oliveira, declara: “Eu confesso que me chamou a atenção a lucidez do Dr Strambi, que segue nos dando uma aula de competência e discernimento.
Mas, eu me dirijo ao público, que é onde está um fator de destaque: no lugar de estarem em seus escritórios, gerando riqueza, vocês escolheram estar aqui, para trabalhar em prol da sociedade. Eu chamo isso de propósito. É o propósito de servir à sociedade paranaense.
Hoje, eu reconheço o papel do Crea-PR como uma entidade que colabora na construção de um estado mais justo e um país muito melhor. Se afastou do papel de simples fiscalizador e se tornou uma entidade com capacidade técnica de desenvolver políticas públicas, unindo a classe e criando uma massa de trabalho, com tecnologia, inovação e muita técnica. É uma entidade que se move, se torna um exemplo participativo com projetos de lei que chegam até nós, promovendo a transformação da sociedade paranaense, para um estado mais justo e mais próspero. É assim que vamos realmente revolucionar a nossa história.”
O Diretor Técnico Executivo da Itaipu Binacional, Eng. Eletric. Renato Soares Sacramento, agradeceu o convite para participar do evento e parabenizou o Crea-PR pela organização: “A Itaipu Binacional reconhece a importância das entidades de classe para a valorização das profissões e dos profissionais do nosso Sistema.”
Segundo ele, são esses profissionais que fizeram e continuam fazendo da Itaipu Binacional a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. “Gostaria de agradecer a todos os profissionais que, há 50 anos, se dedicam ao funcionamento desta usina. Como engenheiros, trabalhamos de leste a oeste do Brasil, e é graças ao empenho de cada um de vocês que a usina completou mais um ano de operação com grande sucesso. Este ano, produzimos mais de 3 bilhões de megawatts-hora de energia limpa e renovável que atende a milhares de residências no Brasil e no Paraguai e que, além disso, contribui fortemente para o desenvolvimento social e ambiental de ambos os países”.
Presenças
Estavam também presentes na abertura do evento os presidentes de gestões anteriores do Crea-PR, além do Strambi, eng. civ. Rubens Curi, eng. civ. Orlando Maciel Strobel, eng. civ. Ivo Gilberto Martins, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa, eng. agr. Álvaro José Cabrini Júnior.
Ainda, a conselheira e vice-presidente do Crea-PR, eng. civ. Margolaine Giacchini, o presidente do Crea-BA, eng. agrim. Joseval Carqueija, o presidente do Crea-MT, eng. civ. Juares Silveira Samaniego, o presidente do Crea–MG, eng. civ. Marcos Gervásio, o diretor da Mútua nacional, eng. eletric. Evânio Ramos Nicoleite, e os diretores da Mútua-PR, geral, eng. eletric. Edson Luiz Dalla Vécchia, administrativo eng. civ. Ronald Peixoto Drabik, financeiro, eng. civ. Nilton Batista Prado.
Comentários
Nenhum comentário.