Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/12/segunda-semana-de-governancas-cooperativas-inicia-em-pela-regional-pato-branco-do-crea-pr/>.
Acesso em 05/02/2025 às 06h39.

Segunda semana de Governanças Cooperativas inicia pela Regional Pato Branco do Crea-PR

9 de dezembro de 2024, às 23h32 - Tempo de leitura aproximado: 9 minutos

Nesta segunda-feira (09/12), a cidade de Pato Branco sediou a primeira Governança Cooperativa da semana, dessa segunda fase do ciclo de 2024, promovido pelo Crea-PR. No Centro Universitário de Pato Branco – Unidep, o evento reuniu lideranças regionais, representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, além de profissionais e membros do CreaJr-PR, para fortalecer conexões, compartilhar avanços e alinhar estratégias para o futuro.

Crea-PR realiza quinto encontro do Programa de Formação de Multiplicadores

Durante a etapa de Pato Branco, aconteceu o quinto encontro do Programa de Formação de Multiplicadores e Palestrantes do Sistema. Esse programa visa capacitar profissionais como porta-vozes do Crea-PR, aptos a levar conhecimentos sobre legislação profissional e outros temas relevantes a diversos públicos. A formação foi conduzida pelo gerente regional, eng. civ.  Diogo Artur Tocacelli Colella, que explicou a relevância dos temas e como esses multiplicadores têm apoio do Crea para acessar o conteúdo necessário quando precisarem representar a instituição.

Segundo o superintendente do Crea-PR, eng. agr. Celso Roberto Ritter, que também tem conduzido o treinamento, o programa tem sido muito bem recebido pelos inspetores, que, embora não sejam o único público, representam a maioria: “eles estão recebendo embasamento teórico e técnico, adquirindo mais bagagem para desempenharem, cada vez melhor, suas funções. Como consequência, o Conselho consegue informar os profissionais, a academia e toda a sociedade sobre as competências do Crea-PR e suas responsabilidades. A sociedade também se beneficia, pois fica mais informada sobre o que o Crea-PR pode ou não auxiliar. Quando o cidadão busca a solução de seu problema no lugar certo, ele resolve com muito mais agilidade”, afirmou.

Plenária dos Colegiados com presença do prefeito eleito Geri Natalino Dutra

A mesa diretiva do evento contou com a presença de importantes lideranças e representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, além de autoridades locais. Entre os participantes estavam o presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Ascari, o prefeito eleito do município, Geri Natalino Dutra, a reitora do Unidep, eng. agr. Ornella Bertuol, o diretor-geral da Mútua-PR, eng. eletric. Edson Luiz Dalla Vecchia, o coordenador regional do Colégio de Entidades de Classe (CDER), eng. quím. William Cesar Pollônio Machado, o coordenador regional do Colégio de Inspetores (CDIN), eng. mec. seg. trab. Cesar Rubert, o coordenador estadual do Colégio de Instituições de Ensino (CIE), eng. agr. Almir Antônio Gnoatto, e a acadêmica de Engenharia Química da UTFPR Francisco Beltrão, coordenadora da Comissão Regional do CreaJr,  Jeanne de Baldi.

Esteve presente também o diretor administrativo da Mútua-PR, eng. civ. Ronald Peixoto Drabik e o eng. agr. Vicente Michaliszyn, anunciado como novo secretário municipal de Meio Ambiente, que assumirá a pasta em 2025. Conforme explica o presidente Ascari, “essa conquista é reflexo do trabalho contínuo do Crea-PR em busca da valorização dos profissionais, que vem sendo feito por meio da Agenda Parlamentar”.

Ele expressou motivação ao receber o prefeito eleito e ressaltou a relevância da colaboração entre o Conselho e o setor público: “é nosso dever aplicar nosso conhecimento em benefício da sociedade. Apoiar as prefeituras em tudo o que estiver ao nosso alcance é fundamental”, declarou. Ascari também destacou o Portal do Servidor Público, uma iniciativa recente do Crea-PR destinada a capacitar e orientar os profissionais do Sistema que atuam no setor público. Além disso, enfatizou o programa Mais Engenharia, afirmando: “não conheço uma cidade com uma engenharia bem estruturada que não prospere, o que reforça nossa responsabilidade”.

Presidente do Crea-PR destaca avanços e reconhecimentos durante evento em Pato Branco

Durante o encontro realizado em Pato Branco, o presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, fez um balanço sobre as conquistas e iniciativas realizadas pelo Conselho ao longo do ano. Em sua fala, Ascari destacou a grandiosidade do 50º Encontro Paranaense das Entidades de Classe (EPEC), realizado em novembro, e ressaltou os avanços tecnológicos promovidos pelo Crea-PR, incluindo a modernização da área de Tecnologia da Informação (TI) e a criação da carteira digital. “A carteira digital é uma realidade que facilita o dia a dia dos nossos profissionais, garantindo praticidade e segurança no acesso e validação das informações em todo o território nacional”, afirmou.

Ele destacou a importância das conexões que o Conselho está estabelecendo com hubs de inovação, fundamentais para o desenvolvimento das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências: “o Crea-PR tem investido fortemente nesse tipo de parceria, pois sabemos que a inovação é um pilar essencial para o futuro da nossa profissão. A colaboração com esses hubs não só permite que nossos profissionais estejam sempre atualizados com as mais recentes tendências tecnológicas, mas também possibilita atender aos profissionais, às instituições e à sociedade com excelência”.

Certificações e prêmios

Durante a cerimônia nesta segunda, foram entregues os certificados e prêmios aos indicados e vencedores de diversas categorias, reconhecendo profissionais, entidades e trabalhos acadêmicos de destaque. Acompanharam o presidente nestas entregas o diretor-secretário eng. eletric. Ricardo Bertoncello e diretor-administrativo eng. agr. Orley Jayr Lopes. 

A entrega dos certificados do Prêmio Crea-PR da Qualidade (PCQ), destacando as entidades da Regional Pato Branco que participaram do 17º ciclo foi para as seguintes entidades.

  • Categoria Bronze: O certificado foi recebido pelo eng. amb. Gabriel Gustavo Galon, presidente da Associação Sudoeste Paranaense dos Engenheiros Ambientais – Aspea.
  • Categoria Prata: O certificado foi recebido pelo eng. ftal., Matheus Eduardo Heberle Nichetti, presidente da Associação dos Engenheiros Florestais do Oeste e Sudoeste do Paraná – Aefos.
  • Categoria Prata: O certificado foi recebido pela eng. agr., Lilian Furlan, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Francisco Beltrão – AEA-FB.
  • Categoria Ouro: O certificado foi recebido pelo eng. quím., William Cezar Pollônio Machado, presidente da Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco – AREA-PB.
  • Categoria Ouro: O certificado foi recebido pela eng. civ., Barbara Meurer, presidente da Associação dos Engenheiros de Palmas – AEP.
  • Categoria Ouro: O certificado foi recebido pelo eng. civ., Vinícius Perin, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná – Sudenge.
  • Categoria Ouro: O certificado foi recebido pelo eng. agr., Edson Roberto Silveira, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco – AEA-PB.

O troféu de Entidade Destaque Regional de Pato Branco foi concedido à AREA-PB, representada por seu presidente eng. quím., William Cezar Pollônio Machado.

No Destaque Estadual por Critério, foram:

  • Critério comunicação: Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná – Sudenge, representada pelo presidente eng. civ. Vinícius Perin.
  • Critério ética profissional: Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco – AEA-PB, representada pelo presidente Edson Roberto Silveira.

As entidades de classe da regional Pato Branco se destacaram nas suas respectivas categorias:

  • Categoria pequenas entidades de classe: 2º lugar, Associação dos Engenheiros de Palmas
  • Categoria médias entidades: 2º lugar, Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná, e 1º lugar, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco

Os troféus foram entregues na cerimônia do 17º PCQ, durante o 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe.

Na sequência, foi realizada a entrega aos vencedores do Prêmio Melhores TCCs.

  • 3ª colocado na Modalidade Elétrica: “Implementação do algoritmo TFM em uma unidade de processamento gráfico utilizando bibliotecas CUDA” apresentado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus Pato Branco.
    Autor: Andre Peres Galera
    Orientador: Giovanni Alfredo Guarneri
  • 1ª colocado na Modalidade Agrimensura: “Fragilidade ambiental na bacia hidrográfica do rio Lonqueador em Marmeleiro e Francisco Beltrão, Paraná: reflexões para o planejamento ambiental”
    Autora: Maiara Schilling Flamett
    Orientadora: Elaiz Aparecida Mensch Buffon

Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária, uma iniciativa que reconhece a interação entre instituições de ensino superior e a sociedade por meio da aplicação do conhecimento. Neste ano, a regional Pato Branco foi premiada com cinco trabalhos.

  • 3º lugar na modalidade multidisciplinar, com o projeto: “Floração” da UTFPR de Dois Vizinhos

Coordenadora professora Daniela Cleide Azevedo de Abreu e sua equipe Fabiani das Dores Abati Mirando, Jardelma Assunção Sousa, Laura Gomes da Silva, Luis Guilherme Pereira de Brito, Tatiane Peraltz.

  • 3º lugar na modalidade civil, com o projeto: “Pedalando para o Futuro – Da Concepção à Concretização da Primeira Ciclofaixa de Pato Branco-PR” do Centro Universitário Mater Dei, de Pato Branco

Coordenador professor Anderson Gobbi Drun e sua equipe Pedro Otávio Busanello de Aguiar e Ricardo Pedrotti.

  • 2º lugar na modalidade agronomia, com o projeto: “Planejamento em Propriedades da Agricultura Familiar do Sudoeste do Paraná” da UTFPR de Dois Vizinhos

Coordenador professor Almir Antonio Gnoatto e sua equipe Amanda Cristina Zanata, Gabriel Spiller Dalla Valle, Serinei César Grigolo.

  • 2º lugar na modalidade florestal, com o projeto: “Plante Essa Ideia” da UTFPR de Dois Vizinhos

Coordenadora professora Maria Madalena Santos da Silva e sua equipe Andreza Taveira da Silva, Carla Cristina Becker, Eleandro José Brun, Felipe Rodrigues Alcides, Fernanda Nieri de Lima, Franz Lira Pancera, Gabriel Michalichen, Gabrieli Schultz de Paula, Guilherme Attila Ribeiro Sarkany, Hanna Francielle Padilha, Maiara Masiero Fianco, Paulo Henrique Albuquerque Pusch, Wellington Mateus Ribeiro Dzindzik.

  • 1º lugar na modalidade florestal, com o projeto: “Implantação de Erva-Mate em Pequena Propriedade Rural em Dois Vizinhos” da UTFPR de Dois Vizinhos

Coordenador professor Alvaro Boson de Castro Faria e sua equipe Izadora Simões de Mello, José Agostinho da Rosa Junior, Katheryne Carassa, Maiara Masiero Fianco, Sthela Kauane Aguiar de Oliveira.

Os trabalhos estão disponíveis para consulta no site do Portal da Educação do Crea-PR, com a intenção de disseminar boas práticas de extensão acadêmica e fortalecer ainda mais a formação profissional.

Certificados de homenagem aos profissionais da regional Pato Branco que participaram da ação social do Crea-PR em apoio ao Rio Grande do Sul por ocasião das ações pós-enchentes ocorridas em 2024.

Dos treze profissionais de nossa comitiva, cinco têm sua origem no sudoeste paranaense. Aos profissionais, nosso reconhecimento pelo trabalho, e neste momento entregaremos os devidos certificados de reconhecimento do Crea-PR:

  • Engenheira civil Regina De Toni
  • Engenheiro civil Cristian Schwarz
  • Engenheiro mecânico Bruno Felipe Auler
  • Engenheiro civil Athenágoras Felippe Cumiotto Velasques
  • Engenheiro civil Luiz Carlos Ferreira da Silva

A cerimônia destacou o compromisso do Crea-PR com a valorização da engenharia, agronomia e geociências, reconhecendo os esforços dos profissionais, entidades e acadêmicos em prol do desenvolvimento sustentável e inovador.

Parceria entre Crea-PR e Mútua fortalece profissionais com benefícios e suporte assistencial

Os diterores presentes da destacaram a importância da parceria entre o Crea-PR e a Mútua na valorização dos profissionais das áreas da engenharia, agronomia e geociências. Eles ressaltaram o papel fundamental da Mútua como braço assistencial do Sistema Confea/Crea, oferecendo suporte financeiro e social aos seus associados, por meio de benefícios que promovem não apenas o desenvolvimento profissional, mas também o bem-estar pessoal.

Entregas do Planejamento Estratégico

O presidente Clodomir Ascari encerrou a reunião convidando todos a assistirem um vídeo sobre as entregas do Planejamento Estratégico neste ano.


Comentários

  1. Edson Roberto Silveira says:

    As entidades de classe Sudenge e AEAPB receberam Certificado na Categoria “OURO” no 17o. PCQ, e não Prata, como está escrito no texto acima.

    “Categoria Prata: O certificado foi recebido pelo eng. civ., Vinícius Perin, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná – Sudenge.
    Categoria Prata: O certificado foi recebido pelo eng. agr., Edson Roberto Silveira, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco – AEA-PB.”

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *