Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/12/guarapuava-recebe-ultima-governanca-cooperativa-do-crea-pr-no-interior-do-estado-com-foco-em-inovacao-planejamento-e-reconhecimento/>.
Acesso em 18/12/2024 às 03h38.

Guarapuava recebe última Governança Cooperativa do Crea-PR no interior do estado com foco em planejamento e reconhecimento

11 de dezembro de 2024, às 20h09 - Tempo de leitura aproximado: 13 minutos

Nesta quarta-feira (11/12), Guarapuava sediou o último encontro no interior do estado do segundo ciclo de Governanças Cooperativas de 2024 do Crea-PR. O evento foi realizado no Cilla Corporate Tower, com a presença de representantes de entidades de classe, instituições de ensino, inspetores, membros do CreaJr-PR e autoridades locais. As Governanças Cooperativas são momentos estratégicos para apresentação de resultados, troca de experiências e debate de novas ideias.

Programa de Formação de Multiplicadores e Palestrantes do Sistema

Neste ciclo, antes da programação da Governança, acontece o treinamento do Programa de Formação de Multiplicadores e Palestrantes do Sistema, como parte das ações do Planejamento Estratégico do Crea-PR. O objetivo  é preparar multiplicadores por Regional, entre inspetores, conselheiros e representantes de entidades de classe, para atuar como palestrantes em instituições de ensino, associações, empresas e órgãos públicos, representando o Crea em temas afetos à legislação profissional, representando o presidente e em apoio aos gerentes regionais.

O treinamento em Guarapuava, assim como nas demais Regionais, foi ministrado pela analista técnica do Departamento de Assessorias Técnicas (DAT), eng. mat. Gessica Dias Bazzi e pelo superintendente do Crea-PR, eng. agr. Celso Roberto Ritter.

Reunião do CreaJr-PR

A reunião dos membros dirigentes desta Regional do CreaJr-PR, também realizada nesta quarta em Guarapuava, foi marcada por reflexões e planejamento estratégico. Durante o encontro, os participantes fizeram um balanço das principais ações e conquistas de 2024, destacando os avanços alcançados pelo Programa.

Além disso, foi traçado o planejamento para 2025, com a definição de metas e estratégias para fortalecer a atuação do CreaJr-PR e engajar ainda mais os futuros profissionais. Outro ponto de destaque foi a escolha dos novos coordenadores que liderarão as atividades no próximo ano, reafirmando o compromisso com a renovação e a continuidade de iniciativas de impacto.

Plenária dos Colegiados

Na abertura, participaram do dispositivo de honra o presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Ascari; o diretor geral da Mútua-PR, eng. eletric. Edson Luiz Dalla Vecchia; o coordenador regional do Colégio de Entidades de Classe (CDER), eng. civ. Rafael Dilay Malucelli; o coordenador adjunto regional do Colégio de Inspetores (CDIN), eng. civ. Sandoval Schmitt; representando a coordenadora do Colégio de Instituições de Ensino (CIE), eng. agr. Deonisia Martinichen, a profª. eng. civ. Marcela Maier Farias; a coordenadora estadual do CreaJr-PR, acadêmica de Engenharia de Alimentos Isadora Lafan Ártico; e o coordenador regional do CreaJr-PR/RGUA, acadêmico do curso de Engenharia de Alimentos Vinicius Caitano Borszowskei.

O diretor da Mútua-PR, Dalla Vecchia, enfatizou a relevância das parcerias estabelecidas ao longo do ano e fez uma apresentação, demonstrando os principais benefícios oferecidos aos associados. Destacou o Programa Mútua Jr. Estava presente também o diretor financeiro eng. civ. Nilton Batista Prado.

O presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Ascari, saudou todos os presentes e membros dos colegiados, “fundamentais para nos orientar em nossa trajetória no Conselho”. Ele afirma que os desafios são diários, “pois quando alcançamos uma meta, logo surge uma nova demanda igualmente importante”. Para ele, este tem sido um ano de muito trabalho à frente do Crea-PR, e destacou alguns pontos que considera essenciais para esse avanço.

Além disso, destacou a importância de “uma sede à altura para o Crea-PR em Guarapuava e o trabalho de mudança da Regional para o Cilla Corporate Tower, que deve ocorrer efetivamente em fevereiro, com instalações apropriadas para oferecer um espaço adequado aos profissionais, com uma parceria com a administração do local por meio do Odacir Antonelli e do Paulo Alvim (CEO do Cilla Tech Park). Este lugar é adequado por toda a estrutura e o capital de conhecimento e tecnológico deste lugar, que sedia muitas novas empresas inovadoras. E para o complexo Tech Park, com a vinda do Crea, haverá grande ganho de capital intelectual”.

50º EPEC e Inovações Tecnológicas

O Encontro Paranaense de Entidades de Classe, realizado em novembro em Foz do Iguaçu, foi uma conquista marcante. Um evento grandioso totalmente organizado pelo Crea-PR, “e já sabia de nossa capacidade, de nossa equipe e colegiados, e conseguimos realizar um excelente evento, com premiações e reconhecimentos importantes, com uma qualidade bastante visível, e todos os envolvidos demonstraram comprometimento e talento”.

Modernização tecnológica do Crea-PR

A área de Tecnologia da Informação (TI) do Crea-PR está passando por uma transformação significativa. “Após um acompanhamento e análise, ficou evidente que o conjunto de tecnologias utilizadas pelo Conselho precisava de uma atualização profunda para atender às demandas contemporâneas”, diz Ascari.

Para liderar esse processo, foi criada uma assessoria especializada, com foco na modernização da infraestrutura de TI. O trabalho já está em estágio avançado, com investimentos em novas contratações e melhorias que visam não apenas atualizar a linguagem e os sistemas, mas também posicionar o Crea-PR como referência em tecnologia no Sistema Confea/Crea.

“Nosso objetivo é oferecer uma plataforma moderna e segura, com soluções que estão entre as mais avançadas disponíveis no mercado. Onde houver tecnologia, o Crea-PR estará presente com a melhor infraestrutura, garantindo eficiência, segurança e agilidade nos processos”, destacou o presidente.

“O compromisso é levar inovação a todos os setores, seja nas Câmaras, na Plenária ou nos Departamentos do Crea-PR. Para isso também estamos firmando parcerias com hubs de inovação, como o Hotmilk da PUCPR (em Curitiba), o que pretendemos expandir para todas as regionais do estado. A ideia é criar um elo entre tecnologia, inovação e as engenharias, levando o melhor que temos a oferecer para a sociedade”, explica.

Premiação aos profissionais e estudantes

O reconhecimento aos profissionais e estudantes é de extrema importância para o nosso setor. “Os Prêmios do Crea-PR Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso e Projetos de Extensão Universitária incentivam a participação dos alunos em projetos e atividades que auxiliam seu preparo para o mercado de trabalho, tornando-os mais experientes e com vivência real no Sistema Profissional”.

Lançamento da Carteira Digital

Uma das grandes inovações deste ano foi o lançamento da carteira digital, válida em todo o território nacional como identidade funcional dos nossos profissionais. Essa ferramenta moderniza o processo e facilita o acesso e a validação das informações, proporcionando mais praticidade e segurança.

Programas e convênios

Entre as ações que o Crea-PR está envolvido, destaco o Programa Mais Engenharia, que visa fortalecer o setor e ampliar as oportunidades para os profissionais da área; o ProjeTek, um programa que atua como um escritório de projetos executivos de Engenharia e Arquitetura, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Além disso, o convênio do Sistema Confea/Crea e Mútua com a ABNT, que torna as normas acessíveis de forma gratuita para todos os profissionais.

“Estamos vivenciando um período de transformação, com o objetivo de alinhar as demandas dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências às soluções inovadoras disponíveis. Seguiremos avançando, confiantes de que, ao integrar conhecimento, tecnologia e inovação, conseguiremos proporcionar à sociedade o melhor trabalho do nosso Sistema Profissional”, finaliza o presidente.

Planejamento Estratégico

O presidente Ascari destacou algumas ações realizadas neste ano por conta do Planejamento Estratégico, dentre elas, algumas iniciadas que seguem como projetos permanentes no Conselho. “Nosso compromisso com as Engenhariaa, Agronomia e Geociências tem se consolidado por meio de ações que promovem o desenvolvimento profissional e social em todo o estado”, diz. A seguir, destacou alguns pontos importantes:

Agenda Parlamentar 2025: Neste ano, intensificamos nossos esforços junto à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), o que resultou em 37 propostas de projetos de lei apresentadas. Dentre elas, sete Projetos de Lei (PLs) já estão em tramitação, representando um importante avanço na defesa dos interesses da engenharia e da sociedade.

Programa Mais Engenharia: Em parceria com a Itaipu Binacional e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), implementamos um projeto para levar engenheiros e estagiários a 50 municípios. Esses profissionais estão diretamente envolvidos na elaboração de projetos de engenharia que contribuem para a infraestrutura e o desenvolvimento regional.

Parceria com a SETI – Projetek: Por meio dessa colaboração, estruturamos escritórios de engenharia para a elaboração de projetos voltados às demandas dos municípios. Essa iniciativa fortalece a presença da engenharia em áreas prioritárias e atende às necessidades locais de maneira eficaz.

Projeto Ver a Cidade – Parceria com o TCE: Estamos atuando ao lado do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na fiscalização de obras públicas paralisadas. O projeto tem como objetivo identificar soluções para retomar essas obras, garantindo melhor uso dos recursos públicos e entregando resultados para a população.

Presença nos Ambientes de Inovação: O Crea-PR tem marcado presença em ecossistemas de inovação como a Hotmilk, trabalhando pela integração entre profissionais, startups e o avanço tecnológico em nossa área de atuação.

Editais de Patrocínio e Chamamento Público: Lançamos editais que disponibilizam R$ 4,2 milhões para entidades de classe, instituições de ensino, fundações e ambientes de inovação. Essa ação visa fomentar projetos que tragam benefícios à sociedade e ao desenvolvimento da engenharia.

Termos de Fomento e Eventos: Em 2024, celebramos 71 termos de fomento, resultando em mais de 260 atividades realizadas em todo o estado. Neste mês, especificamente, temos 20 eventos em andamento, consolidando cerca de R$ 3 milhões em repasses às entidades de classe.

Realização de Hackathons: Promovemos, em parceria com as entidades de classe, hackathons focados em temas como a área ambiental, cidades inteligentes e inteligência artificial. Esses eventos são uma plataforma para incentivar soluções inovadoras e o engajamento dos profissionais com desafios contemporâneos.

Lançamento do Programa de Apoio ao Servidor: Como parte de nosso compromisso com a valorização de nossos colaboradores, implementamos um programa voltado ao bem-estar e desenvolvimento dos servidores. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a excelência em gestão.

BIM

O eng. eletric. Brazil Versoza, presidente do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina – CEAL, abordou o tema Building Information Modeling (BIM). Ele destacou a relevância dessa metodologia para a engenharia moderna, enfatizando como o BIM permite a integração de informações em todas as etapas de um projeto, desde o planejamento até a execução e a manutenção. Segundo Versoza, a adoção do BIM representa um avanço significativo para melhorar a precisão, reduzir custos e promover a sustentabilidade nos empreendimentos de engenharia e arquitetura. Ele também apontou a importância de disseminar o conhecimento sobre essa ferramenta entre profissionais e acadêmicos, preparando-os para os desafios de um mercado cada vez mais digital e integrado.

Regional Guarapuava destaca avanços na ocupação de cargos técnicos por profissionais qualificados

O gerente da Regional Guarapuava do Crea-PR, eng. civ. Thyago Giroldo Nalim, destacou os esforços voltados à orientação de gestores municipais e de outros órgãos públicos para que cargos técnicos sejam ocupados por profissionais qualificados da área. Segundo ele, essa atuação junto às prefeituras tem gerado resultados positivos.

As nomeações atualmente anunciadas são:

Prefeutira de Guarapuava: Diretor presidente da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg), eng. civ. Flávio José Silvestri; e na prefeitura de Guarapuava, secretário de Planejamento e Urbanismo, eng. agr. Thiago Limper Pfann; secretário de Viação, Obras e Serviços Urbanos, eng. civ. Paulo Vier.

Prefeitura de Irati: secretário de Infraestrutura Urbana e Rural, eng; civ. Robson Cavassim Raffo; secretária de Meio Ambiente, eng. amb. Hioná Valéria Dal Magrto Follmann.

Prefeitura de União da Vitória: chefe de Gabinete, eng. agr. Cesar Augusto Strapassola; secretário de Agricultura, eng. agr. Nei Antônio Kukla; secretário de Planejamento, eng. civ. Jamar Rossoni Clivatti.

Essa iniciativa reflete a missão do Crea-PR de promover a valorização dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente e técnica.

Reconhecimento

Durante o evento foram entregues premiações de reconhecimento aos profissionais, acadêmicos, professores e entidades de classe da Regional Guarapuava que foram indicados e/ou vencedores em suas categorias neste ano.

Prêmios Destaque Profissional

Categoria Educador Destaque

  • Eng. civ. seg. trab. Sérgio Augusto de Onofre

Categoria Destaque Profissional

  • Eng. civ. Rui Carlos Sar

Categoria Carreira Destaque

  • Eng. civ. seg. trab. Massanoria Hara

Prêmio Crea da Qualidade – PCQ

  • Certificado bronze de participação: Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Vale do Iguacu – AEAVI, presidente eng. civ. Rafael Dilay Malucelli
  • Cerificado prata de participação: Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava – AEAG, presidente arquiteta, Ana Rosa Esteche Dacoreggio
  • Cerificado prata de participação: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati – Aeari, presidente eng. agr. Reinaldo Tadeu
  • Cerificado prata de participação: Associação dos Engenheiros Florestais da Região Centro Sul do Paraná – Aeflor, presidente eng. ftal. Eduardo da Silva Lopes
  • Certificado prata de participação: Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Paraná – Aprogeo, representante geógr. Robson Ferreira de Paula
  • Entidade Destaque Regional Guarapuava: Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava – AEAG, presidente arquiteta, Ana Rosa Esteche Dacoreggio

Prêmio Melhores TCCs

  • Modalidade química – 3º lugar

Título: Desenvolvimento de bandejas biodegradáveis reforçadas com diferentes resíduos agroindustriais

Autora: Davi Luiz Koester

Orientadora: profª Dra. Vânia Zanella Pinto

Instituição de ensino: Universidade Federal da Fronteira Sul

  • Modalidade elétrica – 1º lugar

Título: Energia reativa em ambientes residenciais

Autor: Allan Diony Gaspareto

Orientador: prof. Dr. Edson Luiz Schultz

Instituição de ensino: Faculdade Guarapuava

  • Modalidade engenharia mecânica/metalúrgica – 1º lugar

Título: Processo de recuperação de aparas e resíduos

Autor: William Oliveira da Silva

Orientador: profª Drª. Jessica Hipolito de Vasconcelos

Instituição de ensino: Centro Universitário Campo Real

Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária

  • Modalidade Química

2º lugar: Orientação de boas práticas de fabricação para pequenos produtores de alimentos de Guarapuava

Orientadora: professora Drª Roberta Letícia Kruger e sua equipe Vinicius Caitano Borszowskei e Michelhe Mesomo Bombardelli

Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste

  • Modalidade Mecânica

2º lugar: Estudo, projeto e construção de giroscópio humano

Orientadora: professora Drª Rayllana Hort Larsen

Instituição: Centro Universitário UGV

1º lugar: Prótese para um cachorro em impressão 3D

Orientadora: professora Drª Rayllana Hort Larsen

Instituição: Centro Universitário UGV

Crea-PR reforça parceria com a Prefeitura de Guarapuava em encontro com o prefeito eleito Denilson Baitala

O presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Ascari, durante este dia na cidade de Guarapuava, reuniu-se com o prefeito eleito, Denilson Baitala, para reforçar e fortalecer a colaboração entre o Conselho e a administração municipal. No encontro, Ascari destacou a importância de oferecer suporte técnico em áreas estratégicas e reafirmou o compromisso do Crea-PR com o desenvolvimento local.

O prefeito Baitala, que inicia a gestão em 2025, ressaltou a relevância da parceria, destacando que o apoio técnico do Crea-PR pode contribuir muito para o planejamento e execução de projetos que beneficiam a população. Ascari também apresentou iniciativas comoo Programa de Apoio ao Servidor Público, que auxilia no preparo dos profissionais do Sistema para atuar no setor público, ampliando sua contribuição para o avanço das cidades.

Esse diálogo reafirma o papel do Crea-PR como aliado estratégico no desenvolvimento sustentável e na implementação de políticas públicas de qualidade.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *