Certificação Digital no Crea-PR
O que é Certificação Digital
Certificação Digital é um conjunto de procedimentos baseados em tecnologia digital que permitem a identificação inequívoca de indivíduos de maneira altamente segura e confiável. A certificação digital é a única forma de assinar um documento eletrônico, conferindo autenticidade, confidencialidade e integridade às informações trocadas em meio virtual.
Certificado digital é um arquivo eletrônico que identifica quem é o seu titular, pessoa física ou jurídica, ou seja, é um documento eletrônico de identidade, sendo a identidade das partes envolvidas nas transações eletrônicas via internet. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável, ou seja, uma Autoridade Certificadora (AC).
Assinatura digital é um recurso que funciona como um selo eletrônico, podendo ser enviada durante uma transação.
Como utilizar a nova carteira profissional
A carteira profissional do Sistema Confea/Crea é um cartão inteligente (smart card), composta por um microchip PKI, sendo que este chip possibilita a gravação de um certificado digital.
Para a utilização de serviços com certificação digital através da carteira profissional, é necessária a aquisição de um leitor de cartões.
Havendo a opção pela não utilização da carteira profissional com o leitor, também é possível a aquisição de token, sendo que este equipamento utiliza a porta USB do computador, não necessitando da aquisição de leitor.
Principais tipos de certificados
Certificado do tipo A1 | Certificado do tipo A3 |
Par de chaves gerado pelo computador | Par de chaves gerado pela mídia criptográfica |
Par de chaves armazenado no computador | Par de chaves armazenado na mídia criptográfica |
Menor segurança | Maior segurança |
Menor mobilidade | Maior mobilidade |
Validade de até 1 ano | Validade de até 3 anos |
Como obter um certificado digital
O certificado digital é emitido por diversas entidades, empresas públicas e privadas.
Etapas necessárias:
- Escolher uma Autoridade Certificadora (AC);
- Solicitar no próprio portal da internet da AC escolhida a emissão de certificado digital de pessoa física ou jurídica.
Os tipos mais comercializados são: A1 (validade de um ano – armazenado no computador) e A3 (validade de até cinco anos – armazenado em cartão ou token criptográfico). A AC também pode informar sobre aplicações, custos, formas de pagamento, equipamentos, documentos necessários e demais exigências. - Para a emissão de um certificado digital é necessário que o solicitante vá pessoalmente a uma Autoridade de Registro (AR) da Autoridade Certificadora escolhida para validar os dados preenchidos na solicitação.
Uma Autoridade de Registro (AR) é responsável pela interface entre o usuário e a Autoridade Certificadora. Vinculada a uma AC, tem por objetivo o recebimento, validação, encaminhamento de solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais e identificação, de forma presencial, de seus solicitantes.
Esse processo é chamado de validação presencial e será agendado diretamente com a AR que instruirá o solicitante sobre os documentos necessários.
Quem escolher o certificado tipo A3 poderá adquirir/receber na própria AR o cartão ou token com o certificado digital. - A AC e/ou AR notificará o cliente sobre os procedimentos para baixar o certificado e deverá prestar todo o suporte técnico quando solicitada pelo usuário.
O Crea-PR não emitirá certificados digitais e não se responsabilizará por tal contratação. Por questões éticas, o Crea-PR não indica Autoridades Certificadoras (AC).
Custos
Os custos envolvidos são de responsabilidade do interessado.
Os valores variam conforme o fornecedor, o tipo de certificado, o prazo de validade e a forma de utilização (via software/cartão/token).