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Acesso em 22/12/2024 às 12h16.

29º Fórum de Docentes e Discentes inicia na FAG com reflexões sobre ensino e os profissionais do futuro

30 de agosto de 2022, às 21h56 - Tempo de leitura aproximado: 11 minutos

Começou nesta terça-feira (30) o 29º Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR, evento anual que reúne coordenadores, professores e acadêmicos dos cursos das Engenharias, Agronomia e Geociências de todas as regiões do Paraná e profissionais convidados, para tratar de questões atuais do ensino superior nessas áreas e aproximar as Instituições de Ensino à realidade de atuação do Conselho, promovendo um debate com a participação de todos.

O Fórum acontece com apoio do Confea, da Mútua-PR e da CredCrea Cooperativa de Crédito, além do anfitrião, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz. A Comissão de Educação e Atribuição Profissional, o Colégio de Instituição de Ensino e os membros dirigentes do CreaJr-PR, são responsáveis pela programação do evento.

Abertura

Dispositivo de honra da abertura do 29º Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR, evento que lotou o Auditório da FAG nesta noite de terça.

Participaram do dispositivo de honra na abertura do evento representantes do Crea-PR, FAG e demais apoiadores presentes, além do governo do Estado do Paraná.

Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira em sua fala na abertura do evento.

O presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, agradeceu a presença de todos no evento e destacou “a importância dos debates que serão realizados neste Fórum que aproxima o a formação superior das Engenharias, Agronomia e Geociências do Conselho e do mercado de trabalho, com a contribuição de todos que participam deste cenário”. Após a cerimônia oficial de abertura o presidente realizou uma palestra explicando em mais detalhes os projetos realizados pelo Crea-PR em parceria com as Instituições de Ensino (veja abaixo).

Conselheiro federal Eng. Agr. Luiz Antonio Corrêa Lucchesi representando o Confea.

Representando o presidente em exercício do Confea, Eng.  Civ. João Carlos Pimenta, esteve presente o conselheiro federal Eng. Agr. Luiz Antonio Corrêa Lucchesi. Ele saudou todos, citou os debates que acontecerão no evento e comentou sobre a “gestão que tem sido feita no Confea com grandes mudanças nos últimos anos”.

Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da SETI, professor Aldo Nelson Bona.

O superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da SETI, professor Aldo Nelson Bona, também ressaltou a “importância desse evento que está em sua 29ª edição, com a discussão entre professores, profissionais e alunos para aproximar a formação dos profissionais das Engenharias com a atuação desses profissionais no mercado de trabalho”.

Ele citou o documento produzido em 2021 pela Comissão Nacional de acompanhamento da implantação das Novas Diretrizes Curriculares da Engenharia que ressalta pelo menos seis pontos importantes que as instituições de ensino superior devem levar em conta na formação desses profissionais das engenharias. Nesse documento destaco três itens: a necessidade de maior ênfase na atuação com metodologias ativas incentivando o protagonismo do estudante; uma revisão nos processos de avaliação e credenciamento de cursos por parte do Ministério da Educação; e a necessidade de maior aproximação das instituições formadoras com as empresas, indústria, com o mercado.

“Na Superintendência de Ciência e Tecnologia temos um conjunto de ações para aproximar cada vez mais as nossas universidades das demandas reais da sociedade. E destaco aqui dois deles, que dizem respeito à área das Engenharias, o Programa de Residências Técnicas que oferece oportunidade de formação continuada e de atuação profissional através de estágio; e o outro é o Projetek, que implanta das universidades estaduais escritórios de projetos destinados a apoiar os municípios com menos de 30 mil habitantes na elaboração de projetos de Engenharia para a captação de recursos e para a execução de projetos de recursos já captados”, relata, como oportunidade a acadêmicos e de formação continuada para profissionais formados. “Dessa forma procuramos “contribuir para que nossos profissionais tenham cada vez mais capacidade de resposta às demandas do nosso país”, diz.

Presidente da Cooperativa de Crédito CredCrea, Eng. Civ. Gelásio Gomes.

O presidente da Cooperativa de Crédito CredCrea, Eng. Civ. Gelásio Gomes, afirmou que “para a Cooperativa é uma honra participar de um evento dessa natureza, principalmente por estar falando para essa juventude que deve saber, que além de todo o Sistema Confea, Crea e Mútua, tem uma instituição financeira para atender a sua demanda”. Ele falou ainda da importância de divulgar os benefícios do cooperativismo de credito.

Diretor geral da Mútua-PR Eng. Civ. Julio Cesar Vercesi Russi.

O diretor geral da Mútua-PR Eng. Civ. Julio Cesar Vercesi Russi, citou a instituição que representa, informando que “assim que os acadêmicos se formam podem se associar à Mútua, que tem 14 benefícios e previdência privada, uma opção de investimento futuro aos associados”. Desejou a todos um bom evento.

Eng. Agr. Álvaro Cabrini Junior, diretor da Regularização Fundiária da Cohapar e presidente de gestão anterior do Crea-PR.

O representante o governador do Estado do Paraná, Eng. Agr. Álvaro Cabrini Junior, diretor da Regularização Fundiária da Cohapar e presidente de gestão anterior do Crea-PR, afirmou ser uma “honra representar o governador nesse Fórum que hoje é o mais importante do Sistema Profissional”. Ele citou que toda a tecnologia que tem sido desenvolvida nos últimos anos “

“A Engenharia é a área capaz de transformar, de desenvolver, e por isso temos um profundo respeito pela Engenharia nacional, que tem essa capacidade de transformar as coisas, as cidades, construir realidades diferentes”, diz.

Cabrini citou ainda a entrega do Plano Estadual de Logística e Transporte do Paraná ao governo do estado, como sugestão de plano de trabalho.

Reitor da Unioeste, professor Alexandre Almeida Weber.

O reitor da Unioeste, professor Alexandre Almeida Weber, agradeceu por estar no evento e afirmou que “o Crea é algo fundamental, pois vendo o trabalho das Engenharias, Agronomia e Geociências percebemos a importância da regulação das profissões, neste país que carece tanto do trabalho destes profissionais”.

Pró-reitor do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, professor Afonso Cavalheiro Neto.

O pró-reitor do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, professor Afonso Cavalheiro Neto, disse se sentir muito felizes com a presença de todos para este evento. “Aos professores e coordenadores de cursos que participam desse evento, aos nossos alunos e alunos de outras instituições, que costumamos encontrar na vida profissional em postos importantes, saibam que estes são justamente aqueles que participam de eventos como este, que entendem a importância de estar envolvidos com o debate e o Sistema Profissional”, diz.

Ele citou ainda a importância de a universidade estar próxima e conversar com os Conselhos, “como fazemos aqui e hoje o Crea é um dos que temos mais próximo, que conversa, ouve e propõe soluções”.

Ao final o pró-reitor realizou uma palestra sobre experiências de aprendizagem (veja abaixo).

Estavam presentes ainda no dispositivo de honra o coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Crea-PR Eng. Agr. Almir Antonio Gnoatto, o coordenador do Colégio de Instituições de Ensino do Crea-PR Eng. Agr. José Abramo Marchese,  a coordenadora Estadual no CreaJr-PR, acadêmica Bruna Rizzo Milagres.

Palestras

O presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira, abriu as palestras da noite falando sobre as inovações do Sistema Confea/Crea e destacou a importância da realização do evento para o setor.

Presidente do Crea-PR inicia a programação de palestras do evento.

O presidente iniciou a fala explicando a importância de algumas transformações que ganharam força durante e pós-pandemia. Alguns exemplos citados por ele foram os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a economia verde, a economia digital, internet das coisas entre outros.

Em sua palavra ele também destacou algumas obras que mostram a interferência direta das novas tecnologias existentes nas engenharias e que às vezes se procura uma transformação digital longe e citou exemplos que existem na região, como exemplos o PTI, a nova ponte entre o Brasil e Paraguai e ainda o Trevo Cataratas que foi recentemente liberado.

“Os profissionais do futuro precisam ter conhecimento, mas precisam dominar as técnicas da área, e precisam saber lideranças, resolver conflitos. Eu considero que temos que vencer os novos desafios, e nesse fórum discutimos as novas direções, as graduações, a flexibilidade e isso já falamos e precisamos continuar falando” ressaltou o presidente.

Outros pontos citados na palestra e que serão explanados durante todo o evento são: transição sobre o meio acadêmico para o meio profissional, a importância das residências nas áreas técnicas e as Soft Skills (habilidades comportamentais) que são de suma importância para o desenvolvimento no meio profissional.

O presidente finalizou mostrando a confiança e a esperança que tem nas novas gerações e no trabalho que elas possam fazer.

“A minha confiança está nos futuros profissionais e docentes que vão ajudar a construir esse nosso futuro” ressaltou.

A segunda palestra da noite foi realizada pelo Pró-Reitor Acadêmico da FAG, Afonso Cavalheiro Neto, que proporcionou aos profissionais um olhar sobre as experiências de Aprendizagem.

Pró-Reitor Acadêmico da FAG, Afonso Cavalheiro Neto.

O Pró-Reitor explicou um pouco de como foi a sua experiência no ensino da Finlândia e quais as diferenças desse ensino para a educação no Brasil.

Dividiu também sua experiência com as diferenças culturais e explicitou sobre a importância da troca de experiências para que o aprendizado se torne mais leve e citou pontos importantes como a capacitação de professores e funcionários, a adequação de matrizes e ambientes de aprendizagem.

“Que esse encontro dê oportunidades para que todos conversem, pois quando as pessoas se juntam, crescem, trocam experiências e aprendem uns com os outros” ressaltou o Pró-Reitor.

O evento que segue até quinta-feira (1°) é realizado com apoio do Crea-PR, Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Mútua-PR (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PR) e CredCrea – Cooperativa de Crédito.

Programação

A programação do evento segue nesta quarta-feira (31) a partir das 8h30 com dois principais painéis. O primeiro vai tratar sobre o Programa de Residência Técnica do Governo do Paraná para Projetos e Obras Públicas – e será ministrado pela engenheira civil Gabriela Mazureki Campos Bahniuk da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa).

O segundo painel do dia está programado para às 8h50 com a Engenheira Alimentar da UEPG, Ana Claudia Barana, que explanará sobre o programa de Residência Técnica do Governo do Paraná para Engenharia e Gestão Ambiental.

Os dois painéis serão precedidos por um debate com o Geógrafo Marcos Aurélio Pelegrina.

Ao longo do dia vários cases serão apresentados para os docentes com espaços para debate.

Durante a manhã os discentes terão uma oficina técnica interativa: o Ideaton –  O Game na Real que vai apresentar o sistema Confea/Crea/Mútua de um jeito diferente. Essa atividade conta com a parceria da Associação dos Geógrafos do Brasil e a Associação Paranaense dos Geógrafos.

A programação completa e todos os painéis e palestras estão disponíveis no site: https://portaldaeducacao.crea-pr.org.br/forum-de-docentes.php

O evento também pode ser acompanhado em tempo real pelos canais da FAG e do Crea-PR no YouTube.

As fotos do primeiro dia de evento podem ser encontradas em nosso Facebook. 

CEEE e Coordenadores de Cursos das áreas de Engenharia Elétrica e Telecomunicações

Antecedendo a abertura do 29° Fórum de Docentes e Discentes, profissionais representantes da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica – CEEE – realizaram uma reunião com os coordenadores de cursos das áreas de Eng. Eletric. e de Telecomunicações para apresentar a proposta discutida e aprovada pela Câmara envolvendo concessão de atribuições para cursos estabelecidos com base nas novas DCNs – Diretrizes Curriculares Nacionais.


O coordenador da CEEE, Eng. Eletric. Fabio Bianchetti, em sua palavra aos docentes, contextualizou a proposta, desde sua concepção em Brasília nos trabalhos junto ao Confea, até as discussões realizadas pela Câmara Especializada. “A aproximação entre os Sistemas Educacional e Profissional é imprescindível nas discussões desde a concepção de cursos, até o exercício profissional propriamente dito”, registrou Bianchetti.

Confira aqui o documento debatido no encontro.

As fotos da reunião podem ser encontradas em nosso Facebook. 


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