ABNT publica norma técnica para construção de casas em wood frame
O sistema construtivo industrializado e sustentável é uma solução para contribuir com a diminuição do déficit habitacional brasileiro7 de julho de 2023, às 16h14 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Após sete anos de intensos trabalhos técnicos, a norma de edificações em light wood frame foi publicada hoje (07/06) pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A publicação do texto marca oficialmente um importante passo para a consolidação do uso do sistema construtivo industrializado e sustentável no Brasil.
“A publicação da norma é uma conquista muito importante para o setor industrial madeireiro e todos os elos envolvidos na cadeia produtiva da construção brasileira. Agora, outros desafios precisam ser vencidos para que o sistema construtivo em wood frame ganhe escala, como o desenvolvimento de ações coordenadas para estimular o desenvolvimento de políticas públicas para o uso do sistema no Brasil, bem como a inclusão nas linhas de financiamentos oficiais”, pondera o presidente da Abimci (Associação Brasileira da Indústria de Madeira
Processada Mecanicamente), Juliano Vieira de Araujo.
Para o Crea-PR, o sistema construtivo wood frame não só veio para ficar como alavancará a construção civil brasileira:
“Além de ser de qualidade, altamente sustentável, não tem desperdício e é muito rápido para ser feito, levando apenas um terço do tempo do tradicional. Estamos entrando na era de industrialização, e isso nos ajudará no desenvolvimento e no déficit de habitações brasileiras. Estamos muito felizes com a notícia.”, segundo Euclesio Manoel Finatti, Assessor Parlamentar do Conselho, no qual também atua como Coordenador da Comissão de Estudos da Norma Técnica Edificações em light wood frame pela ABNT.
Histórico
A publicação da norma técnica ABNT NBR 16936 – Edificações em light wood frame tem em sua história um amplo trabalho técnico que envolveu diversos agentes, entre eles associações, universidades, pesquisadores e empresas do setor industrial madeireiro, fornecedores do sistema e construtoras. Há quase 15 anos, o primeiro passo foi dado com a criação da Comissão Casa Inteligente, uma iniciativa da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do
Paraná) que reuniu, no primeiro momento, empresários dos setores madeireiros e representantes da construção civil do Paraná. Com o passar dos anos, o grupo cresceu, reunindo interessados que começaram a buscar soluções e elencar os maiores desafios para a consolidação do sistema, entre eles, técnicos, políticos e culturais.
A compreensão sobre a necessidade de padronização e ganho de escala nos negócios, trouxe a Abimci, entidade gestora do Comitê Brasileiro de Madeiras da ABNT, o CB-031, para dentro destas tratativas, atuando tecnicamente e organizando junto à ABNT os trâmites para a criação da Comissão de Estudos para o desenvolvimento da norma. Assim, em 2016, foi instalada a Comissão de Estudo de Sistemas Construtivos Light Wood Frame da ABNT.
O intenso trabalho realizado pela Comissão de Estudos da ABNT teve como objetivo a estruturação do texto da norma focado em aspectos técnicos de projeto, execução e desempenho para edificações em até dois pavimentos. Após inúmeras reuniões presenciais, realizadas em Curitiba (PR), que reuniam os interessados e colaboradores para o desenvolvimento da norma, esses encontros passaram a ser remotos, desde o início da pandemia. Neste período, o texto da norma foi encaminhado para várias consultas nacionais para avaliação dos seus conteúdos. Neste ano, o texto da norma foi finalizado e publicado, o que representa um importante passo para a consolidação do sistema construtivo no Brasil com amplo potencial de gerar escala e negócios.
Fonte: Abimci (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente)
Alguém mais com problema no site da parceria do Confea com ABNT? Não acessa de forma nenhuma as normas, qualquer parte do site volta a tela de login.
Olá, Felipe! Verificamos que está havendo instabilidade no site do Catálogo de normas e já abrimos um chamado para verificar. Avisamos assim que tivermos mais informações. Obrigado por relatar!
Olá, Felipe, retornando seu contato, informamos que o acesso às normas ABNT está funcionando normalmente. Não conseguimos identificar se você possui registro no Crea-PR, então apenas alertamos que é preciso estar com o registro regular e anuidades em dia; se essa condição estiver atendida e continuar tendo problemas, entre em contato com o seu Crea enviando mais informações para que o problema possa ser verificado.
Excelente notícia. Embora estejamos atrasados ao menos 50 anos na tecnologia construtiva de residências no Brasil, a alta demanda e a garra do brasileiro recuperará esse tempo nos próximos 10 anos.
Precisamos desenvolver, proporcionando mais eficiência, a proteção das madeiras utilizadas nesse sistema, contra as pragas, tais como: cupins, fungos, mofo, etc.
Grande passo para a construção de moradias no Brasil!