A importância da Agronomia para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil
11 de outubro de 2012, às 19h13 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
A entrada da Agronomia no Sistema CONFEA/CREAs consolidou a importância das profissões tecnológicas para a sociedade, por estar sua principal atividade profissional refletida nos interesses sociais e humanos.
No Paraná, por suas características, grande parte da riqueza está nas cadeias produtivas agrícolas e o trabalho destes profissionais tem resultado em sustentabilidade não só econômica como também social para todo o Estado.
O engenheiro agrônomo está presente em nossas vidas seja na alimentação, na proteção ao meio ambiente, no uso de tecnologia adequada e no desenvolvimento da ciência e da pesquisa agropecuária.
A expansão das fronteiras da ciência agronômica é fruto da criatividade e da capacidade deste profissional. O crescimento da produção e produtividade da agropecuária paranaense se dá pelas mãos do engenheiro agrônomo.
O labor dos profissionais da Agronomia garante a utilização racional e técnica adequada dos recursos naturais disponíveis e também no que diz respeito à segurança e inoquidade alimentar e no cumprimento da legislação, questões fundamentais tanto para quem produz quanto para quem consome. Isso significa qualidade e economia para a população e produtividade para quem trabalha com o agronegócio e a agricultura familiar.
A presença efetiva de profissionais talentosos e eficientes em todas as cadeias produtivas agrícolas do Estado promoverá a transformação dos recursos naturais em riquezas a serem apropriadas pela sociedade. Este é o grande desafio do engenheiro agrônomo, melhorar continuamente os processos e fluxos produtivos e transformar as riquezas do Estado para gerar emprego e renda. Um grande desafio, à altura desta profissão nobre, intimamente ligada à qualidade de vida e ao desenvolvimento do Paraná e do Brasil.
Comentários
Nenhum comentário.