10º Congresso Estadual de Profissionais inicia em Foz do Iguaçu com mais de 300 participantes
Serão três dias de debates e propostas de mudanças no Sistema Profissional31 de julho de 2019, às 19h28 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos
Na tarde desta quarta-feira, dia 31 de julho, aconteceu a abertura do 10º Congresso Estadual de Profissionais do Paraná, realizado pelo Crea-PR em Foz do Iguaçu, com apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. O evento é realizado a cada três anos, seguido da etapa nacional, que este ano será realizada em setembro em Palmas (TO). Com o tema geral ‘Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional’, o evento tem o objetivo de avaliar, debater e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, com a participação de profissionais das áreas afetas ao Sistema Confea/Crea, com benefícios ao desenvolvimento nacional, além de maior integração com a sociedade e entidades governamentais.
No dispositivo de honra da solenidade estavam o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, o presidente do Confea e presidente de gestão anterior do Crea-PR, Engenheiro Civil Joel Krüger, representando o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro, o secretário municipal de Planejamento e Captação de Recursos, Engenheiro Eletricista Elsidio Emílio Cavalcante, o presidente da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais, Engenheiro Civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, representando o plenário do Crea-PR, a coordenadora do Comitê Mulheres, conselheira Engenheira Agrônoma Daniela Alves dos Santos, o coordenador da Comissão Organizadora Regional do 10º CEP, Engenheiro Civil Samir Jorge, e representando todos os Colégios, o coordenador regional do Colégio de Entidades de Classe (CDER), Geógrafo Danilo Giampietro Serrano.
Importância da participação dos profissionais e a defesa do Sistema Profissional em destaque
O presidente Ricardo demonstrou sua enorme satisfação ao receber os congressistas, agradecendo o apoio do Confea e da Mútua, falou também da importância na participação do Comitê Mulheres. Dirigindo-se ao coordenador Samir Jorge, agradeceu a toda a Comissão Organizadora do 10º CEP pelo “excelente trabalho e esforço, realizando as preparatórias nas 35 Inspetorias do Crea-PR e depois nas oito Regionais, culminando com esse evento que traz as propostas de profissionais de todas as regiões do Estado”. O presidente lembrou ainda de todos os coordenadores dos Congressos anteriores, que contribuíram para essa história de sucesso até chegar neste ano. E afirma: “tenho certeza que teremos um bom Congresso, tivemos as propostas muito bem elencadas para dar cada vez mais qualidade ao Sistema e pela defesa deste Sistema e de nossos profissionais, pois os Conselhos têm papel estratégico para nossas profissões e para a defesa da sociedade”. Para Rocha, “este evento mostra que as sugestões pela melhoria do Sistema vem das bases, dos profissionais de todas as regiões do Estado”.
O presidente Joel Krüger disse que “esses Congressos Estaduais são uma fase importante da organização para que se chegue no Congresso Nacional preparado para discutir as estratégias da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o desenvolvimento nacional”. Ele ainda completa que “vivemos um momento delicado para o Sistema Confea/Crea e Mútua e para todos os Conselhos Profissionais, pelo interesse na desregulamentação das profissões, nociva aos interesses, à soberania e ao desenvolvimento nacional, e na flexibilização da entrada de profissionais e empresas estrangeiras. Precisamos fazer frente a todas essas pressões para garantir o exercício profissional adequado da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, atendendo os interesses maiores da sociedade brasileira”.
Paulo Guimarães diz ter “orgulho de como a Mútua Paraná tem se aproximado dos profissionais e das Entidades de Ensino, além do apoio do presidente Ricardo Rocha, com o planejamento de trabalhos em parceria que tem sido desenvolvido. Desejo um excelente Congresso, e que as propostas do Paraná sejam bem defendidas e incorporadas no 10º CNP”.
A conselheira Daniela Alves agradeceu o apoio do presidente Ricardo Rocha ao Comitê Mulheres, e aproveitou a oportunidade para convidar as participantes para prestigiarem o encontro do Comitê e o debate sobre a proposta para a criação de Comitês Regionais de Mulheres.
O coordenador da Comissão Organizadora do 10º CEP falou do trabalho coletivo de muita dedicação, que começou há vários meses. “O processo para este Congresso nos dá o norte para o que queremos do ponto de vista das necessidades que o país e nossa região pedem para o exercício profissional e para o futuro das nossas profissões”, diz. Além disso, ele agradeceu todos os funcionários do Sistema pelo comprometimento e pelo trabalho coletivo que “buscou o aprimoramento do processo para oferecer a melhor condição para que todos pudessem fazer as melhores propostas neste momento em que a nossa profissão requer atenção. Desejo um evento que traga de fato propostas importantes, fundamentadas e que consigamos impor nossas propostas que serão levadas ao evento nacional de sistematização”, conclui o Engenheiro.
O coordenador do CDER, Danilo Serrano, fala que este é um “espaço legítimo para a apresentação de propostas que visam a melhoria da eficiência e da eficácia da organização profissional, além da fiscalização do exercício das profissões regulamentadas. Tenho total confiança de que todos os profissionais aqui presentes farão um ótimo trabalho, discutindo e aprovando as melhores propostas e elegendo delegados que irão representar nossas intenções no Congresso Nacional de Profissionais”.
Presenças
Estiveram presentes na cerimônia os presidentes de gestões anteriores do Crea-PR, Arquiteto Armando de Oliveira Strambi, Engenheiro Civil Rubens Curi, Engenheiro Civil Orlando Maciel Strobel, Engenheiro Civil Ivo Gilberto Martins, Engenheiro Agrônomo Luiz Antonio Rossafa e Engenheiro Agrônomo Álvaro José Cabrini Junior; os diretores da Mútua Paraná, geral, Engenheiro Civil Julio Cesar Vercesi Russi, administrativo, Engenheiro Auímico Luiz Eduardo Caron, e financeiro, Engenheiro Mecânico Harlon Luna Ferreira; além dos participantes do 10º CEP que são profissionais, conselheiros, inspetores do Crea-PR, delegados, representantes de entidades de classe e sindicatos, coordenadores dos Colégios de Entidades Regionais, de Instituições de Ensino e de Inspetores.
Palestra
Após a cerimônia de abertura o presidente do Confea, Engenheiro Civil Joel Krüger, realizou uma palestra seguida de debate com o tema ‘Estratégias da Engenharia, Agronomia e Geociências para o desenvolvimento nacional’.
Aprovação do regimento e metodologia de trabalho
O Regimento do 10º Congresso Estadual de Profissionais foi aprovado por unanimidade pelos participantes. Após a aprovação foi realizada a apresentação da metodologia dos grupos de trabalho de sistematização, que estarão reunidos nesta quinta (1º/08), e das inscrições de delegados. Na sexta (02) acontece a apresentação das propostas priorizadas por grupo e a votação das 20 propostas que serão encaminhadas para o Congresso Nacional; e a eleição dos delegados que vão representar o Estado do Paraná na etapa nacional.
Acesse aqui o Regimento aprovado do 10º CEP.
Saiba mais sobre como foram as etapas preparatórias para o 10º CEP, além das propostas Regionais e resultados em https://www.crea-pr.org.br/10cep/.
Comentários
Nenhum comentário.