Debate sobre o lote 2 da nova concessão de rodovias do Paraná
Confira os principais pontos destacados sobre as obras da região16 de março de 2021, às 20h53 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos
Aconteceu nesta terça-feira (16) a reunião sobre o Lote 2 da nova concessão de rodovias no Paraná, com a participação de representantes do Crea-PR. Logo após a abertura realizada pelo gerente de Assuntos Estratégicos da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), engenheiro João Arthur Mohr, a equipe da EPL (Empresa de Planejamento e Logística) realizou a apresentação técnica do projeto e a contextualização desse Lote. O Diretor de Transporte Rodoviário do Ministério da Infraestrutura, Guilherme Luiz Bianco, reforçou que “os três principais pilares dessa nova concessão são: segurança viária, fluidez e tecnologia”.
O Lote 2 conta com o maior investimento, cerca de 8,19 bilhões de reais, enquanto os demais apresentam aproximadamente 7 bilhões cada um. Com extensão de 576 km, são aproximadamente 382 km de duplicações, 139 km de faixas adicionais e terceiras faixas, 32 km de ciclovias e 58 passarelas comtemplados nesse Lote. Além disso, deve ocorrer a implantação de 129 dispositivos de retorno e acessos de diferentes modelos, e 71 km de vias marginais.
As principais obras são: BR-369, duplicação entre Cornélio Procópio e Jacarezinho (75 km); PR 151, duplicação entre Piraí do Sul e Sengés (60 km); PR 092, duplicação entre Jaguariaíva e Jacarezinho (128 km); PR 151, marginais em Carambeí (4 km); BR 277, faixas adicionais de Paranaguá até o Jardim Botânico, Avenida Bento Rocha e Avenida Airton Sena (Paranaguá); implantação de acostamento, marginais e ciclovia na BR 277; duplicação e acostamento na PR 407 (15 km); acostamento na PR 508; implantação de barreiras New Jersey e ciclovias em Matinhos, correção de traçado e áreas de escape.
Para Bianco “os dois principais pontos desse Lote são a inclusão da concessão do trecho da Avenida Bento Rocha e Avenida Airton Sena (em Paranaguá), que não fazia parte da concessão anterior, e a melhoria das vias de acesso ao Porto de Paranaguá, além da inclusão do Norte Pioneiro nesse novo contrato”. Outro ponto colocado pela equipe da EPL é a melhoria das bases operacionais, bases da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e implantação de dez pontos de paradas de descanso gratuitas para caminhoneiros (PPD).
As duas praças de pedágios mais caras estão presentes nesse lote, Praça de São José dos Pinhais, hoje com tarifa de R$ 21,70, e Praça de Jacarezinho com R$ 24,40. O projeto é para que essas tarifas diminuam pelo menos pela metade, passando para R$ 11,27 e R$ 6,64 respectivamente, a partir do segundo ano de concessão. No décimo ano devem passar a R$ 11,87 e R$ 9,11, que é quando as obras têm previsão para serem finalizadas. Também está contemplada a implantação de três novas praças, Sengés, Jacarezinho 2 e Quatiguá, com tarifas de R$ 5,31, R$ 6,01 e R$ 6,04, nesta ordem.
Participação do Crea-PR
Fiscalização
O Engenheiro civil José Carlos Dias Lopes da Conceição, conselheiro pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e diretor do Crea-PR, questiona “como será feita a fiscalização e acompanhamento das obras pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) desse lote, se pode ser feito um convênio com o Governo do Paraná, ou deve seguir o modelo de fiscalização por meio da contratação de empresas?”. O diretor perguntou também “como ficaria o ponto de partida para as novas concessões, sabendo-se que em muitos casos as obras não são entregues? Qual a expectativa da ANTT em relação ao que está previsto nesse ponto de partida e o que as atuais concessionarias irão entregar de fato?”.
Bianco responde que a fiscalização será feita pela ANTT. “Ela tem funcionários que são especialistas em regulação e também contrata supervisoras, que são empresas que verificam a qualidade do pavimento, a execução das obras, sinalização, conservação da rodovia, todos os parâmetros contratuais que interferem na boa qualidade do serviço prestado, nesse modelo é assim que funciona e provavelmente assim será no Paraná. Para as profissões afetas ao Crea-PR, talvez seja uma grande oportunidade para os Engenheiros Rodoviários”, comenta.
Governança
O inspetor do Crea-PR de Santo Antônio da Platina, Giovane Leite, pontuou sobre “como será a didática desses novos projetos sabendo-se que existem interferências que percorrem áreas industriais, como por exemplo as marginais, então como será o esclarecimento para os municípios? Os representantes municipais serão ouvidos em seus questionamentos pontuais?”.
O Diretor de Transporte Rodoviário respondeu que o momento ideal para tirar todas as dúvidas e para os municípios e seus representantes colocarem todas as suas reinvindicações é até segunda-feira (22), por meio do site da ANTT.
Quem tiver interesse em contribuir com comentários e sugestões, acesse: https://bit.ly/3cl6h4x.
Veja aqui como foi o debate do Lote 1.
Cronograma da semana
Clicando nos links dos lotes você pode assistir as gravações, acompanhar ao vivo ou acionar os lembretes.
Lote 1 – 15/03 (2ª feira) – 9h às 12h
Trechos: Curitiba e RMC / BR 277 (entre Curitiba e Irati) / PR 373 (entre Prudentópolis e Ponta Grossa) / BR 476 (de Araucaria até a Lapa) / Contorno Sul e Oeste de Curitiba.
Principais municípios: Curitiba, Araucária, Campo Largo, Almirante Tamandaré, Colombo, Campo Magro, Balsa Nova, Contenda, Lapa, Porto Amazonas, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Irati, Prudentópolis, Guamiranga, Imbituva, Ipiranga e Ponta Grossa, entre outros.
Lote 2 – 16/03 (3ª feira) – 9h às 12h
Trechos: BR 277 (entre Curitiba e Paranaguá) / PRs 407 e 508 (acesso ao litoral) / PR 151 (Ponta Grossa, Jaguariaíva até Sengés) / PR 092 (Jaguariaíva até Santo Antonio da Platina) / BR 153 (Santo Antonio da Platina até Jacarezinho) / BR 369 (Jacarezinho até Cornélio Procópio).
Principais municípios: Curitiba, São José dos Pinhais, Piraquara, Morretes, Antonina, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaiva, Sengés, Arapoti, Wenceslau Braz, Siqueira Campos, Quatiguá, Joaquim Távora, Santo Antonio da Platina, Jacarezinho, Cambará, Andirá, Bandeirantes, Santa Mariana e Cornélio Procópio, entre outros.
Lote 3 – 17/03 (4ª feira) – 9h às 12h
Trechos: BR 376 (entre São Luiz do Purunã, Ponta Grossa até Apucarana e Jandaia do Sul) / Região Norte (Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina) / PR 445 (entre Mauá da Serra e Londrina) / PR 373 (Londrina até Sertanópolis).
Principais municípios: Ponta Grossa, Tibagi, Imbaú, Telêmaco Borba, Ortigueira, Faxinal, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia, Apucarana, Cambirá, Jandaia do Sul, Mandaguari, Tamarana, Guaravera, Irerê, Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina, Ibiporã, Sertanópolis e Sertaneja, entre outros.
Lote 4 – 18/03 (5ª feira) – 9h às 12h
Trechos: BR 376 (entre Maringá, Paranavaí, Nova Londrina e Diamante do Norte) / PR 323 (entre Maringá, Cianorte, Umuarama e Guaíra) / BR 376, PR 444 e BR 369 (entre Maringá, Arapongas, Londrina e Cornélio Procópio).
Principais municípios: Maringá, Mandaguaçu, Presidente Castelo Branco, Nova Esperança, Alto Paraná, Paranavaí, Guairaçá, Loanda, Nova Londrina, Itauna do Sul, Diamante do Norte, Paiçandu, Doutor Camargo, Terra Boa, Jussara, Cianorte, Tuneiras do Oeste, Tapejara, Cruzeiro do Oeste, Umuarama, Perobal, Cafezal do Sul, Iporã, Francisco Alves, Terra Roxa, Guaíra, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina, Ibiporã, Jataizinho, Assaí, Uraí e Cornélio Procópio, entre outros.
Lote 5 – 19/03 (6ª feira) – 9h às 12h
Trechos: BR 369 (entre Cascavel, Campo Mourão e Maringá) / BRs 467 e 163 (entre Cascavel, Toledo e Guaíra).
Principais municípios: Cascavel, Toledo, Quatro Pontes, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Terra Roxa e Guaíra, Corbélia, Anahy, Ubiratã, Juranda, Mambore, Campo Mourão, Peabiru, Engenheiro Beltrão, Itambé, Floresta e Maringá, entre outros.
Lote 6 – 19/03 (6ª feira) – 14h às 17h
Trechos: BR 277 (entre Foz do Iguaçu, Cascavel e Guarapuava até o Trevo do Relógio) / BR 163 (entre Cascavel, Cap. Leônidas Marques – Sudoeste) / PR 280 (entre Realeza, Francisco Beltrão e Pato Branco).
Principais municípios: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Cascavel, Catanduvas, Ibema, Campo Bonito, Guaraniaçu, Nova Laranjeiras, Laranjeiras do Sul, Virmond, Cantagalo, Candói, Guarapuava, Prudentópolis, Lindoeste, Santa Lucia, Capitão Leônidas Marques, Realeza, Ampere, Manfrinópolis, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Renascença, Vitorino, Pato Branco, Mariópolis, Clevelândia, Palmas e General Carneiro, entre outros.
Texto: Débora Reusing – Comunicação Crea-PR
Porque a duplicação do trecho entre Piraí do Sul e Jaguariaíva não foi finalizado ainda e agora ficou para o segundo lote?
Olá, André. Tudo bem?
Esses detalhes sobre o andamento da obra nós não temos. Seria necessário entrar em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).