Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/03/plenaria-dos-colegiados-regionais-maringa/>.
Acesso em 24/11/2024 às 01h42.

Plenária dos Colegiados Regionais – Maringá

19 de março de 2021, às 12h00 - Tempo de leitura aproximado: 8 minutos

O ciclo de encontros das Plenárias dos Colegiados teve o seu segundo encontro realizado nesta última quinta-feira, 18/03, por meio da Regional Maringá, com a presença de 100 profissionais, dentre eles Inspetores, Conselheiros titulares e suplentes e administração do Conselho, além de representantes de Entidades de Classe, Instituições de Ensino, profissionais, empresas, órgãos públicos e sociedade. “Hoje é um dia histórico! Neste ano completamos 15 anos de Governança Cooperativa, quando o Presidente Álvaro Cabrini dava início a este projeto incrível, e tantos anos depois, vemos o Presidente Ricardo Rocha dando continuidade a ele. Eu, pessoalmente, me sinto honrado de ter participado de todo o projeto até o momento”, celebrou o Gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Prattes.

Confira como estão sendo os outros encontros nas Regionais.

“Gostaria de dar as boas-vindas para vocês! Estamos em uma época de desafios para o Crea, Instituições de Ensino, Entidades de Classe e a sociedade como um todo. Fico muito feliz em ver como estamos driblando essas questões, dando continuidade em nossas atividades. E são ações ricas, como as da Agenda Parlamentar, dos nossos Cursos On-line, as reuniões de Governança e as discussões que estamos constantemente participando, como é o caso dos debates por lotes da nova concessão de rodovias no Paraná que acontecem nesta semana“, comentou o Presidente do Conselho, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

A reunião iniciou, assim como na Regional Guarapuava, com a pauta dos Editais de Chamamento. O Presidente Ricardo Rocha, acompanhado do Gerente do Departamento de Relações Institucionais – DRI – do Crea-PR, Claudemir Prattes, conversou um pouco com os presentes sobre a participação das Entidades de Classe no primeiro Edital de Chamamento Público de 2021, além de comentar também sobre a continuidade das ações dos Editais de 2020. “Estamos elaborando novas formas para realizar os editais, a pandemia está impossibilitando eventos presenciais, mas estaremos trabalhando com novas maneiras de realizá-los, on-line”, enfatizou o Presidente Ricardo. Após a fala do Presidente, o Gerente Claudemir frisou a data da segunda etapa dos Editais de Chamamento. “A segunda etapa está aberta até o dia 23 de abril. Podem ser feitos eventos híbridos, 100% digitais, temos um orçamento interessante disponibilizado às Entidades. Usem a abusem da nossa consultoria disponibilizada pelo ProEC – Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe”, reforçou o Gerente.

Na sequência, o Presidente Ricardo explicou sobre a nova área do site do Conselho dedicado aos posicionamentos do Crea-PR. “A questão dos posicionamentos vem sendo trabalhada desde o início da nossa gestão, constantemente divulgamos para todos os veículos de imprensa do estado a nossa posição através de artigos. Neste ano, além dessa questão, definimos que era necessário estar presente em mais debates, mostrando ao profissional e à sociedade nosso posicionamento sobre assuntos importantes do nosso dia a dia, como por exemplo a questão do alvará e habite-se e o novo modelo de Concessão de Rodovias no Estado do Paraná“, comentou Ricardo.

Durante o debate sobre os posicionamentos, foi votada e aprovada por unanimidade a criação da Comissão da Regional Maringá que cuidará do assunto da concessão de rodovias na região. O processo estará sendo adotado em todas as oito regionais do Crea-PR. A Comissão de Maringá será composta pelos profissionais: Geógrafo Danilo Serrano, Eng. Mecânico e Diretor do Crea-PR, Carlos Bueno Rego, Eng. Civil João Carlos Casado, Eng. Civil Jerson Leski, Eng.ª Civil Paula de Souza e o Eng. Agrônomo Silverio Candido. “Mais uma decisão acertada do Conselho. Com essa regionalização estaremos a par de tudo que ocorre nas discussões em todo o estado do Paraná”, frisou o Diretor Carlos.

Próximos cursos previstos na plataforma on-line do Crea-PR

Em seguida, Claudemir divulgou o novo curso do Crea-PR “Apresentando o Sistema Confea/Crea/Mútua“, conjunto de aulas disponibilizadas no moodle.crea-pr.org.br, preparadas por profissionais do Crea-PR, com o objetivo de apresentar informações importantes sobre o Sistema, sua finalidade e recursos. “Esse é o primeiro de outros 17 cursos que estamos planejando disponibilizar neste ano de 2021, tem muita coisa boa vindo por aí, participem!”, pontuou Claudemir durante sua fala.

Após a fala sobre os cursos, Ricardo comentou sobre o Mapa Estratégico do Conselho. “Um novo início de gestão pede um novo Planejamento Estratégico. Foram quase 100 profissionais ouvidos na construção deste planejamento recentemente lançado, justamente para poder atender as necessidades de todo o Paraná”, comenta o Presidente. “É um reconhecimento da Diretoria para com os que participaram do planejamento, fico muito feliz de ver isso tudo saindo do papel”, disse a Conselheira Federal Eng. Agr. Marcia Laino.

Encerrando o momento inicial, a apresentação da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua/PR, representada pelos Diretores Geral, Eng. Civ. Julio Russi, Financeiro, e Administrativo, Eng. Quím. Luiz Eduardo Caron, contou com temas relacionados a convênios e benefícios da Entidade para os associados a ela, como o Divulga Mútua, TECNOPREV, entre outros. Saiba mais clicando aqui.

Finalizando as apresentações da noite, foi iniciada a atividade dos Grupos de Trabalho com as Entidades de Classe (CDER) e os Inspetores (CDIN).

GT CDIN

“O Colégio de Inspetores tem um papel extremamente importante na fiscalização, pois através deles conseguimos ampliar os nossos olhos. Detectar novos nichos de fiscalização e indicar situações irregulares são algumas de suas funções. Com os debates entre esse Colegiado, do qual os conselheiros também fazem parte, conseguimos cada vez mais melhorar os resultados desta nossa atividade finalística, de fiscalização do exercício profissional”, pontuou a Coord. do GT e Gerente do Departamento de Fiscalização, Eng. Amb. Mariana Maranhão.

GT CDER

“Este grupo temático teve como objetivo debater e elaborar um posicionamento regional sobre a nova concessão de rodovias. O CREA tem um posicionamento estadual e estes grupos estão sendo criados para avaliarem aspectos regionais que servirão de complemento ao posicionamento do CREA”, comentou o Coord. do GT, Claudemir.

Participaram da reunião em Maringá:

Gabrielli Milani – Inspetora CEEC Cianorte; Hélio Xavier Filho – Gerente Regional Maringá Crea-PR; Rodrigo Horst – AREAU; Leticia Lika Nishiyama Goya, ag. adm. Insp. Cianorte; Bruno Alecio Belilia – Crea-PR (Paranavaí) – Agente Administrativo; Valdecir Antônio Marconi- presidente da APEAP-Paranavaí; Simone de Morais – Crea-PR/Campo Mourão – Agente Administrativa; Rubens Galera; Paulo Henrique Neves, Fiscal do Crea, Inspetoria de Cianorte; Manoel Moreira – Agente de Fiscalização I (Regional Maringá) – Crea-PR; Rosana Sartori dos Santos – Ag. Administrativa – Inspetoria de Cianorte; Rubens Galera / Agente de Fiscalização CREA; Jackson Roberto Ortiz – Unicesumar – Membro Dirigente CreaJr; Paula Cristina de Souza – AREA-CM; Alexandre de Castro Salvestro – UNIPAR; Gabriel Franco – Membro Dirigente – Engenharia Ambiental – UEM; João Artur Casado – Inspetor Civil – Paranavaí; Erivelto Alves Prudêncio – AGB-Maringá; Tiago Scavasini Borges – Agente de fiscalização I; Márcia Laino Conselheira Federal Suplente; Eng. Mec. Marcelo Bressan Inspetor Campo Mourão; Roberta de Souza Moura Dias – Agente fiscal II; Djalma Bonini Junior – Facilitador; Dalton Matsumura – Agente de Apoio à Fiscalização RMGA; Henrique Naoiti Hiracava – Agente de Fiscalização II; Lilianny Ripke Gaspar; Mariane Cardoso Elias – Eng. Amb. UEM – Membro Suplente; Mariana Alice de O. Maranhão – Gerente do Defis; Lucas Gouvêa – Conselheiro- AEACM Campo Mourão; Edilaine Tessaro Camargo – CREA regional Maringá; Rafael Paim – inspetor Câmara de elétrica Paranavaí; Cláudia Beraldo – Crea – Ag. Administrativa; Gislaine Lara Bussolo – Eng. Química – Conselheira CEEQGEM- Diretora Regional SENGE PR; Judsin Ribeiro: Coordenador do curso de Engenharia Civil e Conselheiro CREA-PR; Alan Lima – Regional Maringá; Clelio Rodrigo de Goesn – CREA- MARINGÁ; Felipe Eduardo Rech Gerber, membro dirigente de engenharia elétrica – UEM; Carmem Lúcia Tamaoki Junqueira Gatto Regional Maringá; Ricardo IFPR-PVAI; Ana Paula, agente de fiscalização II; Orlando Donini Filho – Conselheiro Suplente; Conselheiro Antônio Krenski Engenheiro Agrônomo Professor Centro Universitário Integrado – Campo Mourão; Conselheiro Everlei Câmara – UNIPAR; Otávio Cristiano Montanher UEM – Representando o curso de Geografia; Ramon Targa Ferreira – Unicesumar – Membro Dirigente Suplente do CreaJr-PR; Bruno T. C. Rigon – Inspetor – Maringá; Leandro Vanalli – Colégio das Instituições de Ensino – Coordenador Reg. Maringá; Crislaine Rodrigues Galan – Coordenadora dos Cursos de Engenharia de Produção – Unicesumar; Rosane P. Scapin – Crea Maringá; Cleverson Luiz de Oliveira Conselheiro Suplente representando Associação dos Engenheiros de Pesca do Paraná; Jerson Godoy Leski; Milena Rocha da Silva – Engenharia Agronômica – UniFatecie/ Paranavaí – Membro Dirigente Titular do CREA Jr PR; Silvio Saiti Iwara; Paulo Roberto Milagres, associação MARINGAENSE dos ENGENHEIROS AGRÔNOMOS. AMEA; Edison Schmidt Filho UNICESUMAR Conselheiro Titular CREA Coordenador de Agronomia; Julio Cesar Tocacelli Colella Coordenador do curso de Engenharia Agronômica da UNIFATECIE; Victo Limonta AEAM Conselheiro Suplente Eng. Mecânica CREA-PR; Julia Candido. Engenharia Civil UTFPR; Gisele Cristina Antunes Martins – Coordenadora do curso de Engenharia Civil – UEM; Altair Ferri – Conselheiro CEEC; Carlos Alberto Buosi Areau suplente de conselheiro; Silvio Silvestre Barczsz – Coordenador do Curso de Agronegócio da Unicesumar; Victor Vinicius Biazon – Head de Pós-graduação e extensão EAD – UNICESUMAR; Viviani Hannebauer – Facilitadora Administrativa Crea – PR – Regional Maringá; Keila Regina Uezi AEAM Conselho fiscal; Silvio R. da Silva 1º Vice Presidente da AEAM; Juliana de Oliveira Gomes Costa Paulo – AEAM (Diretora de Capacitação); Silvio Márcio Rodacki Senge CM.

Texto: Lucas Nogas – Comunicação Crea-PR


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *