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Acesso em 24/11/2024 às 01h59.

Plenária dos Colegiados Regionais – Ponta Grossa

Confira como foi o último encontro da Governança.

27 de março de 2021, às 12h00 - Tempo de leitura aproximado: 9 minutos

O ciclo de encontros das Plenárias dos Colegiados que começou no último dia 15/03, através da Regional Guarapuava, teve o seu último encontro realizado ontem, 26/03, tendo a Regional Ponta Grossa como anfitriã. Estiveram presentes na reunião Inspetores, Conselheiros titulares e suplentes, representantes da administração do Conselho, além de representantes de Entidades de Classe, Instituições de Ensino, profissionais, empresas, órgãos públicos e sociedade.

Confira como estão sendo os outros encontros nas Regionais.

“Gostaria de cumprimentar a todos e informar que nessas últimas duas regionais onde realizaremos o final do ciclo de encontros das Plenárias, Curitiba e Ponta Grossa, houve uma mudança na gerência da Regional. A partir de 2021, a Regional Curitiba será comandada pelo ex-assessor técnico do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Eng. Agr. Eduardo Ramires, e, na Regional Ponta Grossa, a mais recente nomeação de uma mulher em um cargo de liderança do Conselho, a Eng. Agr. Ana Paula Afinovicz. Ambos profissionais competes e com total confiança da diretoria, gostaria de dar boas-vindas a vocês participantes do encontro e ao Eduardo em especial nesta noite”, comenta o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, durante sua fala de abertura. O Presidente do Conselho não pôde participar de toda a reunião por motivos pessoais. O encontro foi comandado pelo Gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Prattes, e o assessor de Gestão de Políticas Públicas do Crea-PR, Eng. Civ. Samir Jorge.

A reunião iniciou, assim como nas outras Regionais, com a pauta dos Editais de Chamamento. Claudemir conversou um pouco com os presentes sobre a participação das Entidades de Classe no primeiro Edital de Chamamento Público de 2021, e também comentou sobre a continuidade das ações dos Editais de 2020. “Estamos disponibiidando um leque de opções de captação de recursos para as entidades. Existem as mais variadas formas, patrocínios, estandes, editais de chamamento. Estamos elaborando novas formas para realizar os editais, a pandemia está impossibilitando eventos presenciais, mas estaremos trabalhando com novas maneiras de realizá-los, em sua maioria de forma on-line”, enfatizou Gerente. Claudemir ainda frisou a data da segunda etapa dos Editais de Chamamento. “A segunda etapa está aberta até o dia 23 de abril. Podem ser feitos eventos híbridos, 100% digitais, temos um orçamento interessante disponibilizado às Entidades. Usem a abusem da nossa consultoria disponibilizada pelo ProEC – Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe”, reforçou o Gerente.

Na sequência, o assessor Samir explicou sobre a nova área do site do Conselho dedicado aos posicionamentos do Crea-PR, dando um destaque especial sobre a revogação da Resolução n.º 64/2020, que previa a implementação do piloto do Licenciamento Urbanístico Integrado para liberação de alvará de construção e de habite-se – documento de autorização para uso e ocupação da edificação – para atividades consideradas de baixo risco. “A intenção do Governo era boa, mas do jeito que foi estabelecido, estava errado. A Resolução não desburocratizava nada! O conteúdo desse documento não foi discutido com os Sistemas Profissionais e nem com as Prefeituras, ele veio como uma imposição do Governo Federal, por meio de uma Resolução que, pelo seu formato, não pode tratar de questões que dizem respeito aos municípios”, comenta Samir. Após a fala inicial do assessor, Claudemir complementa. “Neste ano definimos que era necessário estar presente em mais debates, mostrando ao profissional e à sociedade nosso posicionamento sobre assuntos importantes do nosso dia a dia, como por exemplo a questão do alvará e habite-se e o novo modelo de Concessão de Rodovias no Estado do Paraná, e estamos cumprindo o nosso papel!”, finaliza.

Confira a página de posicionamentos do Crea-PR e contribua dando sua opinião.

Durante o debate sobre os posicionamentos, foi votada e aprovada por unanimidade a criação do Grupo Temático da Regional Ponta Grossa que cuidará do assunto da concessão de rodovias na região. O processo estará sendo adotado em todas as oito regionais do Crea-PR. A Comissão de Ponta Grossa será composta pelos profissionais (1) Engenheiro Civil Sandro Dias Baptista, (2) Eng. Agr. Luiz Antônio Scheuer; Eng. Civ. Roberto Pelissari; Eng. Civ. José Aparecido Leal.

A reunião foi recheada de debates entre os profissionais da região e a direção do Crea-PR, a cada troca de tema, engenheiros e engenheiras tiravam suas dúvidas com relação aos temas discutidos anteriormente. Destaque para as falas dos Eng. Luiz e Sandro sobre a questão da concessão das rodovias.

Outra pauta abordada durante a reunião foi a Agenda Parlamentar, que continua a todo o vapor em 2021.Segundo o Assessor de Gestão de Políticas Públicas do Crea-PR, Eng. Civ. Samir Jorge, diversas pautas serão divulgadas aos gestores públicos neste ano. “Estamos levantando diversos temas para discutirmos com os parlamentares para que eles tenham maior capilaridade no estado. Estruturamos seis propostas para divulgar nos municípios nessa segunda etapa da Agenda Parlamentar em 2021”, comenta Samir. Após a fala do Assessor, Claudemir dá mais informações sobre a ação. “Temos o objetivo de atingir os 399 prefeitos, mostrando a importância da Engenharia, Agronomia e Geociências por todo o estado”, enfatiza o Gerente do DRI.

Seguindo a pauta, Claudemir e Samir comentaram sobre o novo Mapa Estratégico do Conselho. “Um novo início de gestão pede um novo Planejamento Estratégico. Nesses próximos três anos estaremos trabalhando diversas questões que ficaram em a ver de 2018 a 2020. Neste slide vocês conseguem ver como está sendo trabalhada a gestão desde o dia 1° de janeiro de 2021”. Confira os objetivos do novo Planejamento Estratégico na imagem ao lado. “Esse Planejamento Estratégico é um reconhecimento da Diretoria para com os que participaram do processo, diversas pessoas foram ouvidas na produção dele”, disse Samir. Encerrando a fala sobre o Planejamento, Claudemir destacou os temas do planejamento. “Aqui vocês veem algo que não existe em outros planos, os parceiros. Nós estamos tendo um olhar especial com o nossos parceiros, entidades, instituições de ensino, entre outros”, comenta.

Após esta apresentação, Claudemir divulgou o novo curso do Crea-PR “Apresentando o Sistema Confea/Crea/Mútua“, conjunto de aulas disponibilizadas no moodle.crea-pr.org.br, preparadas por profissionais do Crea-PR, com o objetivo de apresentar informações importantes sobre o Sistema, sua finalidade e recursos. “Esse é o primeiro de outros 17 cursos que estamos planejando disponibilizar neste ano de 2021, tem muita coisa boa vindo por aí, participem!”, pontuou Claudemir durante sua fala.

Complementando sua fala sobre os cursos, Claudemir divulgou também os últimos números da Revista Técnico-Científica do Crea-PR, produto que busca fomentar o debate sobre os estudos nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências e, assim, contribuir para o desenvolvimento das áreas em questão. “Atingimos hoje 872 mil acessos, um destaque paranaense, reconhecidamente uma das maiores revistas do ramo no país. Estamos preparando a 26a edição para o início de Maio, esse é outro produto que é pra vocês! De vocês para vocês. Inclusive, abrindo aqui para vocês, queremos elevar a avaliação dela na CAPES, mas o nosso foco no momento é divulgar o trabalho dos profissionais”, pontua Claudemir

Subseguindo a reunião, o Gerente realizou o pré-lançamento da 2ª Semana Paranaense de Engenharia, Agronomia e Geociências – SEPEAG, evento que tem como temática principal as inovações tecnológicas e os novos cenários e perspectivas de atividades profissionais pós-pandemia, a SEPEAG tem como objetivo de atingir um público geral entre profissionais e acadêmicos das Engenharias, Agronomia e Geociências, coordenadores e corpo docente de Instituições de Ensino, representantes de Entidades de Classe, Conselheiros, Inspetores, empresários e funcionários do Sistema Confea/Creas. “Neste ano a SEPEAG terá temáticas por dia, não teremos nenhum evento paralelo como foi o ano passado. Um dia para o CreaJr, outro para os profissionais, outro para as instituições, enfim, uma programação extensa e rica, igual ao ano passado”, pontua Claudemir.

A reunião seguiu com alguns debates sobre os temas previamente discutidos.

Encerrando o momento inicial, a apresentação da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua/PR, representada pelos Diretores Geral, Eng. Civ. Julio Russi, Financeiro, e Administrativo, Eng. Quím. Luiz Eduardo Caron, contou com temas relacionados a convênios e benefícios da Entidade para os associados a ela, como o Divulga Mútua, TECNOPREV, entre outros. Saiba mais clicando aqui.

Finalizando as apresentações da noite, foi iniciada a atividade dos Grupos de Trabalho com as Entidades de Classe (CDER) e os Inspetores (CDIN).

GT CDIN

“O Colégio de Inspetores tem um papel extremamente importante na fiscalização, pois através deles conseguimos ampliar os nossos olhos. Detectar novos nichos de fiscalização e indicar situações irregulares são algumas de suas funções. Com os debates entre esse Colegiado, do qual os conselheiros também fazem parte, conseguimos cada vez mais melhorar os resultados desta nossa atividade finalística, de fiscalização do exercício profissional”, pontuou a Coord. do GT e Facilitadora do Departamento de Fiscalização, Eng. Milena Aguiar.

GT CDER

“Este grupo temático teve como objetivo debater e elaborar um posicionamento regional sobre a nova concessão de rodovias. O CREA tem um posicionamento estadual e estes grupos estão sendo criados para avaliarem aspectos regionais que servirão de complemento ao posicionamento do CREA”, comentou o Coord. do GT, Claudemir.

Participaram da reunião em Ponta Grossa:

Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira – Presidente do Crea-PR; Eng. Agr. Ana Paula Afinovicz – Gerente Regional; Claudemir Marcos Prattes – Gerente DRI; Eng. Civ. Samir Jorge – Assessor de Apoio a Inserção Profissional; Conselheiros: Eng. Civ. Gerson Luiz Carneiro, Eng. Agr. Luiz Antônio Scheuer, Neyde Fabiola Balarezo Giarola, Eng. Agr. Paulo Rogério Borszowskei,; Inspetores: José Aparecido Leal, Odimar Felipe Luz da Silva, Luciane Curtes P. da Silva, Vanessa de Lucas Silva Melnick, Paula de Mattos, Heverton M. S. Amarante.,; Eng. Civ. Roberto Pelissari – Presidente da AEAPG; Eng. Amb. Heloisa Pontarolo – Presidente da ACSPEA; Eng. Agr. Rulian Bernardi Berger – Presidente da AEACG; Eng. Civ. Sandro Dias Baptista – Presidente da AETB; Eng. Civ. Margolaine Giacchini – Coordenadora do CIE; Membros CreaJR: Elizane V. P. dos Santos, Thais Regina N. e Silva, Leonardo Lourenço Sobrinho; Eng. Agr. Raulindo Gardingo; Eng. Quím. Milena Aguiar – Defis; Funcionários da RPGO: Eng. Mat./Eng. Seg.Trab. Armando Madalosso Vieira Filho, Eng. Civ. Sandra Mara França Herrera, Eng. Civ. Victor Hampf, José Luiz Dihl; Lucas Aron Nogas; Mútua: Eng. Civ. Julio Russi – Diretor Geral e Eng. Quím. Luiz Eduardo Caron – Diretor Financeiro e Administrativo; Gerente CredCrea em Ponta Grossa – Jéssyca Queiroz.


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