Força-tarefa do Crea-PR intensifica fiscalização em condomínios em junho
Durante todo o mês, haverá concentração de ações de vistoria das atividades de Engenharia4 de junho de 2021, às 10h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Você sabia que, em um condomínio, há uma diversidade de atividades ligadas à Engenharia? E que essas atividades, com frequência, são alvo de vistorias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR)? Neste mês, o Conselho vai promover uma força-tarefa para intensificar as fiscalizações nos condomínios, com o objetivo de atingir um número maior, em um menor espaço de tempo.
Clique aqui e confira o Minuto Crea-PR sobre a fiscalização em condomínios.
“Nos condomínios, existem diversas atividades de Engenharia, desde ar-condicionado, elevadores, cerca eletrificada, sistema de proteção de descarga atmosférica, sistema de microgeração de energia, serviços de obras civis, reformas, recuperação de fachada, obras hidráulicas, sanitárias, entre outras. A ideia é verificar se os responsáveis por estas atividades são profissionais habilitados”, explica a Gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do Crea-PR, Engenheira Ambiental Mariana Maranhão. “Além disso, para aqueles casos em que deveria existir uma manutenção e não existe, também vamos orientar, principalmente o síndico, sobre as manutenções obrigatórias e sobre a responsabilidade dele em relação às atividades que envolvem as Engenharias, Agronomias e Geociências. A ideia é conversar também com as administradoras de condomínios, porque é onde estão os contratos para ver quem fez o quê”, ressalta Mariana.
Durante essas ações, o Agente de Fiscalização vai ao local e verifica, junto ao síndico, os serviços técnicos executados nos últimos 12 meses e a existência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) desses serviços.
Por meio de ofício, solicita-se a apresentação de cópia dos contratos, laudos, projetos, relatórios de inspeção e notas fiscais referentes às atividades técnicas que foram executadas no condomínio por empresas terceirizadas e/ou profissionais autônomos. No caso de alguns serviços de manutenção não terem sido realizados, o Agente de Fiscalização entrega um comunicado que orienta quanto à necessidade da realização do serviço.
Em 2020, foram 1811 fiscalizações em 587 condomínios em todo o Paraná. As infrações mais comuns são a falta de ART e a falta de registro de pessoa jurídica.
O objetivo é “continuar buscando serviços em que não existe participação profissional, para que a gente possa orientar e exigir a regularização com a participação do responsável técnico”, afirma a Engenheira.
Saiba mais sobre a NBR5674.
“Por não serem uma indústria, uma empresa, nem sempre se atentam ao tanto de atividades de Engenharia que têm presente. Esse é o momento de dar um alerta para que os síndicos e administradores de condomínio sempre busquem profissionais habilitados para fazer seus serviços”.
A fiscalização intensificada de condomínios deverá ser concluída até o final do mês.
Manual da fiscalização
O Crea-PR disponibiliza um manual didático com os principais pontos da fiscalização em condomínios. O material está disponível clicando aqui.
Desde que ela , a coordenadora não queira criar uma reserva de mercado para engenheiros Ambientais , pouco requisitado no mercado de trabalho , apesar de estarem formando cada vez mais engenheiros ambientais para atuar na area urbana . Sempre a atuação do CREA é bem vinda , uma vez que o estado e a união estao cada vez mais abdicando de suas funções fiscalizadora , deixando isso a cargo dos municípios que acabam não fiscalizando para não perder votos . Esqueceram de mencionar os serviços de podas de manutenção ou amarração de galhos de araucárias, que envolvem trabalhos de risco em altura , manuseio de motosserras sem falar da questão botânica , o que significa as vezes em podas drásticas comprometendo a vida da arvore protegida por lei .
onde deveriam ter manutençao boa essa foi boa ideia boa manifestaçao.
Em 2020, foram 1811 fiscalizações em 587 condomínios em todo o Paraná. As infrações mais comuns são a falta de ART e a falta de registro de pessoa jurídica.
ESTA É A PREOCUPAÇÃO DO CREA …
Tenho feito laudo em edifícios com instalações elétricas deploráveis … pergunto aos moradores se alguém alertou-os pelos perigos … PREFEITURA, CORPO DE BOMBEIROS, CREA, … sempre a mesma resposta: NINGUÉM … só procuram a gente (EU) quando a instalação pega fogo … este tipo de fiscalização por parte destes órgãos citados DEVERIA ser com uma frequência e intensidade MUITO ALÉM DO PRATICADO … dormimos em BERÇO ESPLÊNDIDO …
Olá, Antonio! Tudo bem? A cada ano que passa o Crea bate recordes de fiscalizações. Somente no ano passado, por exemplo, realizamos 43 mil fiscalizações, com uma grande ênfase no combate ao exercício ilegal. Já com relação a empresas, no início de Maio iniciamos uma fiscalização ostensiva em empresas, como foi divulgado em nosso site, mídias e a imprensa. Mas a nossa capilaridade pelo estado não é infinita, por isso precisamos da ajuda dos profissionais realizando denúncias. Viu algo de errado? denuncie! Acesse https://creaweb.crea-pr.org.br/…/registrar_denuncia.aspx
O Crea não fiscaliza oque tem que fiscalizar e fica inventando coisas.
Porque não fiscaliza as prefeituras, porque muitas no Parana não sabem nem que
o Crea existe.
Olá, Lincoln! O Crea-PR tem como atribuição fiscalizar a presença de profissional habilitado na execução de atividades inerentes às engenharias, agronomia e geociências. Tais atividades envolvem diversas áreas e modalidades. Os condomínios são só um desses lugares que o Crea tem que se fazer presente. Viu alguma situação que mereça atenção do Conselho? Denuncie! Acesse https://creaweb.crea-pr.org.br/…/registrar_denuncia.aspx.
Não encontrei menção à NBR 5674, o que eu acho que foi uma perda de oportunidade na divulgação da norma.
Olá, Rafael! Agradecemos sua sugestão. Iremos inserir a menção agora mesmo.
Legal! Eu que agradeço!
Sempre um prazer ajudar!
Bom dia, Equipe CREA PR!
Quero levantar uma questão. Diante da quantidade de imóveis x quantidade de fiscais no CREA, creio que essa tarefa é praticamente impossível.
Por que, a exemplo de outros municípios, não se utiliza da AUTOVISTORIA PREDIAL com Laudo Técnico e Recolhimento de ART? E assim poder atuar em todos os imóveis do Paraná?
Christiano Bezerra Machado
CREA No 1988106028
41 9932 6490
Olá, Christiano! A fiscalização do Crea-PR ocorre para verificar a existência de participação profissional, com o registro de ART. Existe um grande cruzamento de dados internos para direcionar a fiscalização àqueles locais que não há indícios de participação profissional.
Destacamos que não se trata de vistoria técnica, diferente da fiscalização que ocorre pelos municípios. Por isso, não caberia a autovistoria, mas nessa linha da sugestão, temos projeto para que o próprio empreendimento nos informe os serviços técnicos contratados, auxiliando nossa fiscalização.