Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/08/crea-pr-e-ufpr-realizam-encontro-que-preve-parcerias/>.
Acesso em 15/11/2024 às 11h20.

Crea-PR e UFPR realizam encontro que prevê parcerias

5 de agosto de 2021, às 17h00 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzón de Muniz, reitor Ricardo Marcelo Fonseca e presidente do Crea-PR Ricardo Rocha.

O presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha, participou nesta quinta-feira (05), em Curitiba, de uma reunião com o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), prof. Dr. Ricardo Marcelo Fonseca, apresentando diversos produtos e projetos do Conselho, com o objetivo de alinhar possíveis convênios e parcerias entre as instituições. Também participaram a vice-reitora, engenheira florestal, profª. Drª. Graciela Inês Bolzón de Muniz, a chefe de Gabinete da Reitoria Marinês de Pauli Thomaz e o gerente da Regional Curitiba do Crea-PR, engenheiro agrônomo Eduardo Ramires.

Reitor da UFPR recebe o presidente do Crea-PR e o gerente da Regional Curitiba

Conforme afirma o presidente Ricardo Rocha, “as Instituições de Ensino possuem papel fundamental no Sistema Profissional, não apenas por sua responsabilidade na formação dos egressos, mas porque possuem espaço no Plenário do Crea-PR, por meio de seus conselheiros representantes. Consideramos que a união de forças entre os Colegiados do Conselho e as Instituições de Ensino é fator indispensável para o fortalecimento da classe profissional, além de gerar benefícios para a sociedade na implantação dos programas que podem ser realizados em conjunto”.

A aproximação entre as instituições faz parte das ações realizadas junto às maiores universidades do Paraná, alinhada a um dos objetivos do Planejamento Estratégico 2021-2023: Fortalecer as parcerias e consolidar a gestão cooperativa entre o Crea-PR, seus colegiados, Entidades de Classe e as Instituições de Ensino por meio de nosso Planejamento Estratégico.

Parceria em debate

O presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, apresentou um panorama de como funciona a representação no Sistema Confea/Crea, de conselheiros vindos de Entidades de Classe e Instituições de Ensino, sempre por meio das associações.

Presidente Ricardo Rocha e reitor Ricardo Fonseca. Ao fundo, a imagem de Victor Ferreira do Amaral, fundador e primeiro reitor da UFPR.

O reitor Dr. Ricardo conta que sua relação com toda a Engenharia, Agronomia e Geociências na Universidade, que está em diversos Setores, sempre foi muito boa, desde a época de sua campanha e eleição. “Sempre tive uma relação excelente com os profissionais e estudantes dessas áreas”, diz. O reitor e sua vice comentaram sobre as mudanças realizadas em diversas áreas da Federal, principalmente no Hospital de Clínicas, desde o início desta gestão. “Não sabíamos o que estava por vir, mas de 2017 a 2020 foi possível realizar grandes mudanças positivas no HC, inclusive duplicando o número de leitos, o que posteriormente foi e ainda tem sido fundamental para o combate à pandemia na cidade de Curitiba”, comenta.

O presidente Ricardo apresentou diversos produtos do Crea-PR que têm relação com as Instituições de Ensino, como o Programa CreaJr; as mais de 200 horas de cursos gratuitos on-line que o Crea disponibiliza em sua plataforma EaD, com temas que vão de human / soft skills a outros mais técnicos, que podem ser utilizados para compor atividades acadêmicas complementares. Os cursos estão disponíveis para profissionais e estudantes membros do CreaJr, que também é gratuito. Ele explicou que é possível firmar parceria para disponibilizar cursos específicos conforme a necessidade da Instituição.

O Prêmio Melhores TCCs do Crea-PR, que valoriza estudantes, orientadores e IEs, e já tem um grande histórico de valorização pela UFPR, com 37 trabalhos indicados em cinco anos. O resultado tem sido bem positivo. Em 2017 o trabalho de um egresso da Universidade foi o 2º lugar na categoria Mecânica e Metalúrgica; em 2018 foi 1º lugar em Química, Geologia e Minas; em 2019 foi 1º lugar em Agrimensura, 3º lugar em Civil e 1º lugar em Geologia e Minas; em 2020 foi 1º lugar em Agrimensura e 1º lugar em Geologia e Minas; e em 2021 foi 1º lugar Agrimensura. Saiba mais sobre o Prêmio deste ano, em que a Federal foi o grande destaque.

O presidente falou ainda da Revista Técnico-científica, que tem atualmente quase um milhão de acessos, sua classificação na Capes e da edição especial com os premiados no Melhores TCCs. Ele comentou ainda da possibilidade de edições especiais com artigos de eventos científicos. Ainda neste assunto de eventos científicos, ambas as instituições falaram da oportunidade de parcerias, como por exemplo para a “Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que em 2023 será em Curitiba, tornando a cidade um polo científico nacional no período, é um evento muito importante”, comenta o reitor Ricardo.

O presidente do Crea-PR falou também sobre o banco de dados de egressos que o Conselho possui, com informações bastante importantes para as Instituições de Ensino, sobre os últimos 10 anos de registros. São dados que podem servir como instrumento nas mudanças de Proposta Pedagógica Curricular (PPC), um balanço dos egressos. “Hoje dos 60 mil profissionais registrados no Crea-PR, 17.480 são egressos da UFPR, ou seja, 30% dos nossos profissionais foram formados aqui, isso é muito admirável”, comenta Ricardo Rocha.

O reitor Fonseca comenta que “esses dados seriam muito importantes para nossas ações e planejamento. Estamos em processo de mudança, implantando diretrizes, atividades de extensão em diversos Setores, e tudo sendo feito de acordo com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), um processo bastante trabalhoso em cada área”. Comentaram ainda sobre a importância da primeira mulher engenheira no Brasil, formada na UFPR, Enedina Alves Marques, de sua trajetória, dificuldades e homenagens.

No encontro foram debatidas possíveis parcerias entre as instituições

O presidente Ricardo então finaliza afirmando que “temos a possibilidade da realização de convênios, parcerias e eventos, que trazem benefícios aos estudantes e profissionais, podemos realizar projetos juntos, Crea e UFPR”, e agradeceu a recepção pelo reitor e a vice-reitora.

O reitor agradeceu falando que “é possível sim firmar parcerias, temos uma gestão de um bom período ainda coincidente e há tempo para trabalharmos juntos”, conclui.

 

 

 

 

Texto e fotos: Débora Pereira – Comunicação Crea-PR


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *