Crea-PR recepciona prefeitos para apresentação de parcerias entre Itaipu e municípios do Vale do Ivaí
4 de agosto de 2023, às 18h35 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos
O diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, esteve na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), em Apucarana, nesta sexta-feira (04/08), em um grande encontro com lideranças estaduais e prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (AMUVI), no qual foram apresentadas ações financiadas pela empresa, em parcerias com municípios do Paraná, em edital que será lançado no próximo dia 18.
Antes do evento, o presidente do Crea-PR, Eng Civ Ricardo Rocha, entregou ao diretor-geral de Itaipu um protocolo de intenções visando cooperação recíproca em atividades ambientais, de infraestrutura e de sustentabilidade. “Há certamente uma série de atividades das parcerias da Itaipu que necessariamente irão depender de engenheiros, agrônomos, geógrafos, geólogos, entre outros profissionais. O Crea está à disposição no que for necessário para apoiarmos as ações, para que os recursos possam ser efetivamente usados pelas prefeituras”, pontua o presidente. “Parabenizamos a atual gestão da Itaipu pela formatação das propostas de projetos e grande disposição em alocar recursos importantes em projetos de sustentabilidade em todos os municípios do Paraná”, comentou Ricardo.
A formalização da assinatura do protocolo de intenções entre o Crea-PR e a Itaipu deve ocorrer em outubro, durante o 49º EPEC – Encontro Paranaense de Entidades de Classe, 32º Fórum de Inspetores e 16º PCQ – Prêmio Crea-PR de Qualidade nas Organizações Profissionais, em Foz do Iguaçu. Além disso, Verri foi convidado a ser palestrante do evento a respeito de projetos e desafios da Itaipu Binacional, e a levar a equipe técnica para realizar um painel no mesmo evento.
O auditório do Crea-PR ficou lotado de autoridades. A mesa de abertura foi composta pelos: articulador do evento, deputado estadual Arilson Chiorato (PT); prefeito de Cambira e vice-presidente da AMUVI, Emerson Toledo; deputado estadual Alexandre Curi (PSD); deputado federal Sergio Souza (MDB); superintendente da Caixa Econômica Federal Ederson Negri; superintendente geral de apoio aos municípios na Casa Civil do Governo do Paraná, Junior Weiller; prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD); prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior, (PSD); prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD); pela prefeita de São João do Ivaí, Carla Suzi Emerenciano (PSL); e o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD). Diversos outros prefeitos da região do vale do Ivaí, políticos e vereadores também compareceram ao evento, que teve apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA), representada pela presidente Miriam Elena Favaretto Corbacho.
O deputado Chiorato agradeceu ao Crea pela ajuda, parceria e iniciativa de participar para construir um Vale do Ivaí melhor em infraestrutura, desenvolvimento socioeconômico e, principalmente, ambiental. “Diversos municípios serão agora contemplados com recursos que antes eram somente destinados para municípios lindeiros. Eu quero que parabenizar ao Crea, parabenizar a AMUVI e parabenizar também ao novo diretor de Itaipu”.
Para o deputado Romanelli “é ótimo ver que a Itaipu Binacional está adotando uma visão abrangente em relação ao estado do Paraná e reconhecendo a importância de todos os municípios”.
Segundo o deputado Curi, “em parceria com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, conseguimos diversos investimentos para os municípios da região, que transformam a vida da população das cidades e de todo o Vale do Ivaí, como o Hospital Regional em Ivaiporã, a nova sede do Corpo de Bombeiros, pavimentação asfáltica de diversos acessos, o sonhado projeto da ponte entre Grandes Rios e Jardim Alegre e, agora, a pavimentação da área urbana de todos os municípios com até 7 mil habitantes no programa Asfalto Novo, Vida Nova”.
Além do presidente, o Crea-PR foi representado pelo assessor de Gestão de Políticas Públicas Samir Jorge, pelo gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) Claudemir Marcos Prattes e pelos gerentes das Regionais de Apucarana Jeferson Antônio Ubiali e da Regional Londrina Edgar Matsuo Tsuzuki.
Parcerias com os municípios
Segundo Verri, a nova política que a empresa binacional está adotando envolverá o Paraná inteiro e parte do Mato Grosso do Sul, “e aumentará muito a demanda por profissionais do Crea.” No dia 18, vai ser lançado oficialmente o pacote de parcerias com os municípios, chamado de Itaipu mais que energia. “E a novidade é o novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, que o presidente deve anunciar no dia 11 agora. São alguns bilhões de reais que serão investidos no País na área de infraestrutura. Isso aumenta barbaramente a demanda dessa área. O PAC é o instrumento de reativar a economia e torna-la mais ágil. Vocês ficarão surpresos com as obras e valores do governo federal para o País todo, e aqui no Sul em especial”.
Verri destacou que a Itaipu muda radicalmente a sua visão de papel e missão com os convênios que serão feitos com os municípios. “Nos últimos anos, estava investindo seus recursos só em infraestrutura, estradas, pontes, que, sem dúvida nenhuma são importantes. Mas, mais importante do que isso, é a vida das pessoas e a proteção do planeta. Por isso, além de gerar energia barata, de qualidade, como nós fazemos, nós passamos a investir concomitantemente com as políticas ambientais e sociais do governo federal. A grande novidade é que esse grande investimento que estamos fazendo em políticas ambientais e sociais não será só no oeste do Paraná: nós podemos investir agora nos 399 municípios do Paraná e 35 municípios do Mato Grosso do Sul”, comentou. “E, claro, o Vale do Ivaí. Eu tenho um compromisso com essa região, por isso quero destinar boa parte desses recursos a esta região”.
Ressaltou também o motivo do interesse em investimentos no Vale do Ivaí. “Os resíduos que estão nos rios (da região do Vale do Ivaí) chegam lá no lago do Itaipu. Isso leva a um assoreamento, ou seja, com o tempo, o lago vai ficando cada vez mais raso. Por isso, quanto mais nós investirmos aqui na região para que os rios não levem resíduos para o lago, mais tempo a Itaipu terá de vida.
O gerente da Regional Apucarana do Crea-PR destaca que “é um momento importante para definirmos junto com a administração de Itaipu, a aplicação dos recursos. Como será essa transferência, a prestação de contas, quem serão as entidades que poderão apresentar projetos, que linhas de crédito serão apresentadas, etc. É lógico que tem uma conotação e uma finalidade de recuperação ambiental, mas temos também a parte ambiental urbana”, frisa.
Cada município, segundo Verri, deve ter um apenas projeto aprovado. A Itaipu Binacional vai disponibilizar técnicos para as associações de municípios tirarem dúvidas sobre como conduzir o processo para apresentação dos projetos. Quanto a valores disponíveis, Verri não divulgou por se tratar de um convênio com Ministério. “Nós temos um orçamento. Se houver muita procura, a gente pode dar um pouco menos para cada um. Se não houver tanta procura, aí será um recurso maior. Mas todos aqueles que mandarem projetos corretos, teoricamente, serão atendidos de alguma forma e com algum recurso. Nenhum município deixará de receber algum recurso”, pontuou.
Para Apucarana, e todo o vale do Ivai, um dia expressivo e de muita novidade, agora é arregaçar as mangas e mão a obra, melhor, aos projetos, por que o que não se tem é tempo.