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Acesso em 22/12/2024 às 20h46.

Residência técnica, games e carreira; confira os destaques para os discentes no FDD

Membros do CreaJr-PR participaram de mesas redondas, oficinas técnicas e Ideathon game durante a programação

31 de agosto de 2022, às 19h12 - Tempo de leitura aproximado: 11 minutos

Nesta quarta-feira (31) o 29º Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR, iniciou com o Painel Residência Técnica, direcionado a todo o público presente e aos espectadores no canal do Youtube do Crea-PR e do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz – FAG.

O evento anual que reúne coordenadores, professores e acadêmicos dos cursos das Engenharias, Agronomia e Geociências de todas as regiões do Paraná e profissionais convidados, aborda questões atuais do ensino superior e aproxima as Instituições de Ensino da realidade de atuação do Conselho.

O álbum de fotos do evento pode ser acessado em nosso Facebook.

Games abordam ética e fiscalização

Gerente da Regional Maringá do Crea-PR, Eng. Civ. Hélio Xavier, fala da dinâmica aos acadêmicos

Durante a manhã do segundo dia do 29° Fórum de Docentes e Discentes, estudantes das Engenharias, Agronomia e Geociências participaram de uma dinâmica proposta pelo Crea onde o tema fiscalização e ética trabalhado com os jovens estudantes presentes, por meio de jogos interativos. A ação foi um desdobramento do Ideathon, evento realizado pelo Crea-PR e AproGEO, que buscou ideias para aprimorar o ensino da fiscalização. “Temos um desafio constante de levar para a sociedade, leigos, profissionais e empresas, a conscientização ética e o porquê da existência do Crea e da fiscalização. Há alguns anos estamos testando formas mais interativas e leves de apresentar esse conteúdo e foi o que tentamos trabalhar hoje com esses futuros profissionais”, comentou o gerente da Regional Maringá do Crea-PR, Eng. Civ. Hélio Xavier. 

Membros do Programa CreaJr-PR participam dos jogos

Contando com a participação de diversos membros do Programa CreaJr-PR, o trabalho foi feito por meio de três jogos: um mini leilão, carteado e um tabuleiro (jogo da vida). Segundo a estudante de Engenharia Química da UTFPR – Campo Mourão, e campeã da dinâmica, Emili Fernanda de Oliveira, a forma encontrada pelo Conselho de apresentar temas tão densos foi muito interessante. “Eu adorei todos os jogos. A dinâmica foi muito leve e divertida, com certeza uma forma bem atrativa de trazer conhecimento para o pessoal. São informações bem difíceis de pegar, ler e interpretar, então, com os jogos, isso ficou mais fácil”, disse a estudante. Gabriel Canci, estudante de Engenharia de Software na FAG complementou a fala de Emili: “Cada dia que passa estamos mais perto de obter nosso registro e entender o trabalho do Crea é essencial nesse processo de formação. Adorei os games, tudo simples e bacana de aprender”, finalizou.

Gabriel Canci e Emili Fernanda de Oliveira do CreaJr-PR

O presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, também participou do trabalho com os estudantes e deu mais detalhes sobre como esse processo começou. “Precisávamos achar uma forma de informar de uma maneira mais assertiva e de rápida absorção o nosso ofício (fiscalização), e, com a ajuda da AproGEO, encontramos, dentro do Ideathon, evento realizado no ano passado, ideias para aprimorar nosso ensino sobre o exercício profissional e o papel do Crea”.

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Presidente Ricardo Rocha participando da dinâmica

Acompanhe a pontuação dos participantes: 220 pontos – Milli F de Oliveira; 190 pontos Vitor Moleeti; 190 pontos – Ana Flavia Souza; 176 pontos – Fernanda Bochme; 175 pontos – Carina Gomes; 174 pontos – Eliabe Almedia; 148 pontos – Gabriel G. Rocha; 144 pontos – Isadora L. Artigo; 140 pontos – 140 pontos – Beatriz Capella; 140 pontos – Clistenes G. Bento.

Você pode obter mais informações sobre o Ideathon aqui. 

Estágio e oportunidades de carreira

Painelista professora Eng.ª Agríc. Monica Sarolli Silva de Mendonça Costa, acadêmica Alexia Lilian Siqueira Pilotto, coordenadora do CreaJr Regional Cascavel, que mediou as perguntas da Mesa, a painelista administradora Isabela Tori, e o Eng. Eletric. André Pagani, Facilitador do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, responsável pelo Programa CreaJr

Na Mesa Redonda Estágio e Oportunidades de Carreira, a Professora Eng.ª Agríc. Monica Sarolli Silva de Mendonça Costa, que ministra a disciplina de Estágio Supervisionado desde 2015 na Unioeste, falou sobre estágio obrigatório e não obrigatório (remunerado x supervisionado), as diferenças conforme a legislação, e passou dicas importantes aos acadêmicos na hora de iniciar suas experiências de trabalho.

Professora Eng.ª Agríc. Monica Sarolli Silva de Mendonça Costa

“Façam estágio não obrigatório, desde o início, assim que puderem. É uma vantagem para quando forem fazer o obrigatório, além de já terem mais vivência no mundo do trabalho, experiência e conhecimento”, indica a professora. E deixou uma mensagem final: “reflitam sobre o que te move e o que você está fazendo. E não ignorem o recurso mais valioso que vocês têm, o conhecimento”.

A administradora Isabela Tori, tech recruter em uma multinacional nos Estados Unidos e no Brasil (recrutadora na área tecnológica), falou sobre a importância e as informações do Curriculum Vitae (CV) e Curriculum Lattes).

“O CV é aquele enviado às empresas, um documento da sua trajetória profissional, e deve envolver dados técnicos do seu conhecimento”, diz. A painelista passou diversas dicas para o desenvolvimento do CV como os cuidados na elaboração, não colocar dados comportamentais, quais dados pessoais devem constar, objetivo e experiência profissional, idiomas, cursos e informações adicionais.

“Os pontos vitais são a experiência profissional com descrição das atividades e uso palavras-chave (principalmente de acordo com a vaga buscada) e inserir informações pessoais que possuam efetividade para o contato”, indica Isabela.

O Curriculum Lattes é uma plataforma virtual organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), utilizado predominantemente pelo meio acadêmico, que pode ser pré-requisito para entrar em um mestrado ou doutorado, e também utilizado por estudantes para participar de projetos de pesquisa.

Fechando sua participação, ela falou sobre as redes sociais e empregabilidade. Para Isabela Tori, a empregabilidade é uma característica profissional atrelada à constante atualização e ao desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. As redes sociais têm influência direta na contratação ou demissão dos profissionais, pois “existem recrutadores que stalkeiam (pesquisam os perfis) os candidatos, então é importante tomar cuidado com os temas que podem ser polêmicos e tornar-se pontos de divergência. Além disso, expor de clientes, funcionários ou material confidencial e de insatisfações pode causar inclusive demissões, seja por desaprovação da empresa ou por infringir mesmo uma lei”.

Linkedin no topo

Administradora Isabela Tori

A administradora explicou que atualmente o LinkedIn (LK) é a maior rede social corporativa do mundo, com mais de 51 milhões de usuários no Brasil (dados de 2021). A comunidade brasileira na rede é a 4ª maior do mundo, e ela possibilita ter perfis de empresas, pessoais e portais de vagas.

“Fazendo um comparativo, é como um Facebook de trabalho, pois você pode fazer postagens e ter o seu currículo publicado, fazer conexões e interagir com as pessoas, ter acesso às informações das empresas (tamanho, origem e postagens)”, explica Isabela.

A rede oportuniza também um portal de vagas onde as empresas divulgam suas necessidades e os usuários podem se inscrever. “É importante cadastrar o seu currículo com palavras-chave para ser encontrado, pois a busca e seleção de candidatos é feita desta forma”, conta. Isabela conta que ela trabalha só com o LK, todo o processo desde a publicação da vaga até a contratação é feito na rede, que já é uma ferramenta pronta e muito prática conforme sua fala.

Ela deixou algumas dicas: “empregabilidade é se manter ativo e atualizado, entender o que o mercado precisa e se preparar, então é importante manter o seu perfil no LK atualizado fazer conexões com outras pessoas, interagir na plataforma, fazer cursos do LinkedIn Learning e outras plataformas e sempre divulgar as suas atualizações”. E finaliza: “não desistam e saber quem você é te leva a milhares de lugares”.

Empresas Juniores

Facilitadoras do Crea-PR Viviani Hannebauer e Cláudia Regina Onishi Beraldo

O último tema do dia para os discentes foi Empresas Juniores, o que são, a importância de registro no Crea-PR, legislação, atuação e cases.

As facilitadoras do Crea-PR Viviani Hannebauer e Cláudia Regina Onishi Beraldo explicaram sobre como funciona o registro e a fiscalização das empresas juniores pelo Conselho. Elas abordaram que o registro é essencial para a atuação regulamentada da empresa, “como se trata do fornecimento de serviços de engenharia, para que a empresa atue é obrigatório o seu registro e do responsável técnico, que deve ser um professor da instituição de ensino”, diz Viviani. Elas demonstraram também dados sobre o registro de empresas juniores no Conselho no Paraná, que hoje totalizam 34.

A Julia Rodrigues Reganham, diretora de inteligência da Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná e presidente do Conselho de Empresas Juniores explicou como funciona a criação da empresa e mostrou dados bastante significativos dessas juniores no Estado, que movimentam um grande número de acadêmicos e têm tido valores expressivos de movimentação financeira. Como são empresas sem fim lucrativo, o valor arrecadado é revertido em investimento para a própria empresa.

Representantes da equipe da empresa júnior Up Engenharia, Jaíne de Lara Fernandes, diretora presidente, e Jennifer Luana Gomes, diretora comercial, contaram sobre as experiências positivas na empresa desde sua fundação. “Hoje já contabilizamos mais de 110 projetos de engenharia e além do conhecimento e experiência temos orgulho de cada passo do nosso trabalho”, diz Jennifer.

Após o dia de programação, os acadêmicos participaram de uma visita técnica aos laboratórios de engenharia e à fazenda escola da FAG.

Painel Residência Técnica

Eng.ª Civ. Gabriela Mazureki Campos Bahniuk, coordenadora do Programa de Residência Técnica do Governo do Estado do Paraná em Projetos e Obras Públicas

Na parte da manhã, as painelistas Eng.ª Civ. Gabriela Mazureki Campos Bahniuk, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, que é coordenadora do Programa de Residência Técnica do Governo do Estado do Paraná em Projetos e Obras Públicas; e a Eng.ª Alim. Ana Claudia Barana, também da UEPG, que é coordenadora do Programa de Residência em Engenharia e Gestão Ambiental, apresentaram aspectos gerais do funcionamento do projeto. Na sequência o conselheiro do Crea-PR, Geógr. Marcos Aurélio Pelegrina, coordenador de Ciência e Tecnologia da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Eng.ª Alim. Ana Claudia Barana, coordenadora do Programa de Residência em Engenharia e Gestão Ambiental

As painelistas demonstraram o andamento do Programa de Residência Técnica, o número de estudantes que já participaram e todos os benefícios para a formação e carreira profissional deles.

Veja aqui a mesa redonda no canal do Crea-PR o Youtube.

O mediador Pelegrina explicou que a “Residência é programa de estado, não de governo, é regida por lei e permanente, com o objetivo de vivencia técnica aos estudantes e capacitação dos servidores públicos, para que possam participar de um curso de especialização e trabalhar dentro da organização com as soluções desenvolvidas durante a formação”. Ele conta que desde o início do Programa foram capacitados 796 servidores.

O Programa de Residência Técnica nasceu no Estado do Paraná, inclusive por uma demanda do Sistema Profissional Confea/Crea e iniciou na área de Engenharia e Obras Públicas há quatro anos. Hoje ele é copiado por vários outros estados e pelo Distrito Federal.

Painelistas respondem as questões do público.

Após as explanações foi aberto espaço para perguntas da plateia, presencial e on-line.

A primeira pergunta foi como é vista essa formação pela qual os engenheiros passam para sua inserção profissional. A professora Gabriela explicou que “trata-se de uma oportunidade de continuação de conhecimento técnico, única, para os recém-formados terem essa vivencia, experiência. Vemos que muitos, durante a Residência, recebem convites de empregos em empresas privadas ou já assumem cargos em órgãos públicos, diversas oportunidades de abrem”.

Na Residência na área de ambiental, foi questionado se a celeridade do processo de licenciamento ambiental no Paraná, comparado a outros estados, pode ter relação com a participação dos profissionais neste Programa. Para a professora Ana Claudia a resposta é “sim, pode ter relação, pois esses profissionais que passam pelo Programa ResTec conhecem todos os passos dos processos, sabem desenvolver os documentos e depois na atuação no mercado eles têm a vantagem dessa experiência e conhecimento”.

Foram feitas perguntas também por profissionais e representantes de Instituições de Ensino sobre como ingressar no Programa, as painelistas explicaram como funciona e afirmaram que os egressos têm alta taxa de empregabilidade.

Fique atento ao site da SETI para acompanhar as publicações dos editais

Programação

O Fórum acontece com apoio do Confea, da Mútua-PR e da CredCrea Cooperativa de Crédito, além do anfitrião, FAG. A Comissão de Educação e Atribuição Profissional, o Colégio de Instituição de Ensino e os membros dirigentes do CreaJr-PR, são responsáveis pela programação do evento.

A programação completa e todos os painéis e palestras estão disponíveis no site: https://portaldaeducacao.crea-pr.org.br/forum-de-docentes.php

O evento também pode ser acompanhado em tempo real pelos canais da FAG e do Crea-PR no YouTube.

Relembre aqui como foi a abertura do evento.


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