Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/04/mais-um-escritorio-projetek-no-estado-apoiado-pelo-crea-pr/>.
Acesso em 02/01/2025 às 20h35.

Crea-PR participa de integração dos escritórios Projetek

27 de abril de 2023, às 17h13 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) realizou o II Encontro de Integração dos Escritórios Projetek, na manhã desta quinta-feira (27). Os espaços são destinados a projetos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo que utilizam a tecnologia BIM – Building Information Modeling (modelagem de informação da construção), dentro das Universidades.

O presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, participou do evento, acompanhado pelo gerente da regional do Crea-PR, Eng. Civ. Geraldo Canci,  do assessor de Gestão de Políticas Públicas do Crea-PR, Eng. Civ. Samir Jorge e do Assessor Parlamentar, Eng. Civ. Euclésio Finatti.

O Crea-PR tem participação ativa desde o início do programa no Estado e reconhece a importância dessa iniciativa para o atendimento a municípios de pequeno porte, com menos de 30 mil habitantes, na região de abrangência das universidades estaduais.

“A ideia além de criar esses escritórios para o atendimento dessas cidades que têm dificuldades com projetos de engenharia é fomentar a introdução no mercado das tecnologias mais modernas nesse segmento. Temos apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para a implementação do projeto”, afirma o presidente do Crea-PR.

Ele destaca ainda que muitos municípios não contam com profissionais capacitados e por isso, a importância da contribuição da universidade. “Foram contratados bolsistas, tanto profissionais quanto alunos, que a partir de agora passam a se integrar com associações de municípios e órgãos públicos para um trabalho em conjunto, que tenho certeza que trará grandes resultados”, destaca.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, confirma que o ProjeteK é um braço das Agenius (Agências para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação do Paraná), ou seja, reforça que as demandas da sociedade, identificadas por representantes da sociedade, reúnam as necessidades reais para que esses projetos sejam colocados em prática “A intenção é que nossas universidades, por meio de seus escritórios,  trabalhem projetos com viabilidade de acontecer. Nós queremos, no menor espaço de tempo possível, estar com projetos entregues para os municípios”, completa.

De acordo com a Coordenadora do Projetek Unioeste, Giovanna Patricia Gava Oyamada, estes escritórios são importantes mecanismos para o desenvolvimento regional. “Os Escritórios Projetek contribuem com o Programa de Apoio às Agências de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável, coordenado pela Seti e apoiado pela Fundação Araucária, a qual visa consolidar a competência do Estado do Paraná no desenvolvimento regional sustentável por meio da integração universidade, empresa, governo e sociedade”.

O projeto teve início na UEL (Universidade Estadual de Londrina) em 2021 e hoje contempla outras seis universidades estaduais Unioeste, Uem, Unespar, Unicentro, UENP e UEPG. Para as ações previstas para Cascavel, a Unioeste contará com parceria da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

Entre as autoridades também presentes ao evento estiveram o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia do Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o presidente do Conselho Fiscal da Amop – Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, Carlos Antônio Reis, o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Professor Marcos Pelegrina, além do reitor da Unioeste, Alexandre Webber, diretores e pró-reitores de campi e representantes de universidades do Estado.

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *