Competências – Atividades e Responsáveis
Departamento | Setor | Responsável / Contato | Competências / Atividades da Unidade |
Gabinete da Presidência | – |
Daniel Galafassi – Chefe de Gabinete (41) 3350-6700 |
Assessorar o Presidente do Crea-PR em ações voltadas ao exercício profissional e à defesa ética das categorias regulamentadas. Acompanhar matérias legislativas e administrativas relacionadas às profissões do Sistema Confea/Crea. Promover articulação com órgãos públicos e supervisão das atividades vinculadas à Presidência. Representar o Presidente quando designado. |
Superintendência | – |
Celso Roberto Ritter – Superintendente (41) 3350-6700 |
Planejar, organizar, dirigir, controlar e avaliar todas as atividades técnicas, operacionais e administrativas do Conselho. Atuar como representante da Direção no processo do Sistema de Gestão da Qualidade. Promover a conscientização interna sobre a qualidade e garantir que os requisitos do cliente sejam atendidos. Firmar apostilas em contratos conforme a legislação vigente. |
Superintendência | Secretaria Geral |
Celso Roberto Ritter – Superintendente Ana Cristina Barni – Facilitadora (41) 3350-6700 |
Atuar diretamente com a organização de agenda e da execução de reuniões relacionadas à Diretoria do Crea-PR e Plenário, incluindo gestão de atas e pautas. Elaborar, controlar e distribuir documentos relacionados às Diretoria e ao Plenário. Coordenar atividades relacionadas a Atestado de Serviços Meritórios de Conselheiros do Crea-PR. Prestar suporte administrativo e operacional aos Conselheiros para o exercício da função, incluindo solicitações financeiras, passagens, etc. |
Superintendência | Setor de Eventos |
Celso Roberto Ritter – Superintendente Luciane de Fatima Saldanha Andriola – Facilitadora (41) 3350-6700 |
Planejar e executar ou participar da execução de eventos promovidos ou apoiados pelo Crea-PR, além de coordenar a participação do Conselho em feiras, congressos e reuniões. Coordenar de recursos logísticos, financeiros e humanos para realização de eventos, padronização de layouts e materiais e suporte a públicos internos e externos. |
Superintendência | Setor de Suporte ao Plenário |
Celso Roberto Ritter – Superintendente Camila Mazon – Analista Técnica (41) 3350-6700 |
Prestar apoio técnico e operacional à Presidência, Conselheiros e demais interessados em assuntos ligados às atividades do Plenário. Atuar na análise, tramitação e organização de processos e protocolos encaminhados ao Plenário. Colaborar na preparação e dinâmica das reuniões plenárias. Acompanhar recursos encaminhados ao Confea. |
Assessoria de Comunicação Social | – |
Mariza Fernanda Medeiros – Assessora (41) 3350-6700
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Coordenar as estratégias de comunicação institucional do Crea-PR, incluindo a definição de diretrizes gerais, públicos-alvo e canais de comunicação adequados. Desenvolver o plano de comunicação estratégica do Conselho. Produzir e gerenciar conteúdos jornalísticos e institucionais e canais digitais / redes sociais, monitorando métricas de engajamento. Realizar a cobertura jornalística de eventos e capacita porta-vozes para a interação com a imprensa. Assessorar a Presidência no relacionamento com veículos de comunicação. |
Assessoria de Gestão de Políticas Públicas | – |
Samir Jorge – Assessor (41) 3350-6700 |
Assessorar a Presidência do Crea-PR na formulação de políticas públicas, articulação com órgãos governamentais e defesa ética das profissões regulamentadas. Realizar o monitoramento de matérias legislativas. Acompanhar programas e convênios relevantes e coopera com outros departamentos nas questões relacionadas. |
Assessoria Estratégica de Tecnologia e Inovação | – |
Tatiana Breda Ferreira – Assessora (41) 3350-6700 |
Prospectar inovações tecnológicas e suporte a implantações. Promover o planejamento, a coordenação e a implantação de soluções de Tecnologia da Informação. Atuar no desenvolvimento de protótipos, na automação de processos e na difusão de novas soluções tecnológicas. |
Assessoria de Inovação com foco em Automação de Processos | – |
Ruy Camini – Assessor (41) 3350-6700 |
Assessorar a Presidência na identificação de áreas para automação, visando maior eficiência organizacional. Apoiar projetos de automação, acompanhar tendências, e liderar a implementação de soluções. Cooperar com departamentos para recomendar ferramentas adequadas e coordenar mudanças organizacionais associadas à automação. |
Assessoria de Inovação com foco em Inteligência Artificial | – |
Elias Kuchak – Assessor (41) 3350-6700 |
Atuar na gestão de estratégias e projetos relacionados à inteligência artificial. Supervisionar iniciativas, identificação de melhorias e acompanhamento de tendências, promovendo o uso ético e eficiente dessa tecnologia na organização. |
Assessoria de Relações Parlamentares e Governamentais | – |
Dante Barleta – Assessor (41) 3350-6700 |
Coordenar estudos e proposições legislativas relacionadas ao Sistema Crea/Confea, monitorando e articulando sua tramitação junto aos parlamentares. Atuar na Frente Parlamentar das Engenharias e demais áreas relacionadas, além de impulsionar proposições estaduais e realizar análises de matérias legais. Assessorar a Presidência em questões legislativas e governamentais. |
Assessoria de Cerimonial | – |
Adahiuton Milton Belloti – Assessor (41) 3350-6700 |
Atuar na organização e execução do cerimonial dos eventos do Conselho. Apoiar a coordenação de eventos, acompanhar o Presidente em visitas e eventos de interesse, e cooperar com outros departamentos para assuntos relacionados. |
Assessoria de Estratégias de Gestão | – |
Carlos Inacio – Assessor (41) 3350-6700 |
Assessorar a Presidência em estratégias de gestão. Apoiar a análise de dados e a implementação de soluções nas áreas de tecnologia da informação, automação de processos e inteligência artificial. |
Ouvidoria | – |
Juliane Marafon – Gerente (41) 3350-6700 |
Atuar como canal de segunda instância para casos não solucionados pelo atendimento convencional, após esgotadas as possibilidades nas áreas competentes. Recebe e encaminha também sugestões sobre produtos e serviços. |
Controladoria | – |
Clodomir Ascari – Presidente Juliane Marafon – Gerente (41) 3350-6700 |
Acompanhar e avaliar os controles internos do Crea-PR, garantindo conformidade com diretrizes estabelecidas e propondo ações corretivas. Coordena a formulação de políticas e procedimentos para a excelência da gestão, assegura a transparência e a regularidade da administração pública. Acompanha auditorias, a implementação de medidas corretivas e a gestão de processos administrativos e financeiros. |
Departamento de Planejamento e Controle Interno | Setor da Qualidade |
Juliane Marafon – Gerente Luciane Merico – Agente de Apoio (41) 3350-6700 |
Organizar, executar e controlar atividades do Sistema de Gestão da Qualidade. Coordenar auditorias internas, gerenciando a equipe de auditores e a correção de não conformidades. Prestar suporte na gestão de documentos e no tratamento de ocorrências, com foco na eficácia das ações corretivas. |
Departamento de Planejamento e Controle Interno | Setor de Capacitação e Desenvolvimento |
Juliane Marafon – Gerente Mariana Singeski – Agente de Apoio (41) 3350-6700 |
Planejar, executar e avaliar ações de capacitação e desenvolvimento contínuo dos empregados. Realizar o levantamento de necessidades e operacionalizar o plano anual de capacitação. Coordenar o processo de avaliação de desempenho. Apoiar os gestores na elaboração de planos de desenvolvimento individual, além de prestar suporte em temas relacionados à capacitação e desempenho. |
Departamento de Planejamento e Controle Interno | Setor de Planejamento |
Juliane Marafon – Gerente Carla D’Alexandre – Agente de Apoio (41) 3350-6700 |
Organizar, executar e controlar as atividades de Gestão de Riscos, Planejamento Estratégico e Gerenciamento da Rotina, oferecendo suporte às áreas do Conselho com ferramentas de gestão e orientação metodológica. Auxiliar na elaboração de planos de ação, análise de metas e resultados e no acompanhamento de riscos e oportunidades. |
Departamento de Suprimentos e Serviços | Setor de Suprimentos e Serviços |
Sandro Marangoni – Gerente Oseias Ceciliano – Facilitador (41) 3350-6700 |
Coordenar atividades de aquisição, controle e distribuição de materiais e serviços diversos. Supervisionar a frota de veículos, incluindo documentação e manutenção. Controlar o almoxarifado geral e os registros sobre bens patrimoniais. |
Departamento de Suprimentos e Serviços | Setor de Licitações e Contratos |
Sandro Marangoni – Gerente Lindlsey Daeuble – Facilitadora (41) 3350-6700 |
Coordenar processos contratuais e de licitações, elaborando editais, termos de referência e objetos licitatórios, além de prestar suporte às áreas em processos específicos. Atuar na gestão de questionamentos, impugnações, recursos administrativos e apuração de possíveis irregularidades em contratos. |
Departamento de Suprimentos e Serviços | Setor de Obras e Serviços de Engenharia |
Sandro Marangoni – Gerente Oksana Dib – Facilitadora (41) 3350-6700 |
Coordenar e fiscalizar obras e serviços de engenharia realizados no âmbito do Crea-PR. Elaborar projetos, orçamentos e cronogramas, além de realizar inspeções e estudos técnicos para manutenção e adaptação das instalações prediais, e outras questões relacionadas. |
Departamento de Fiscalização | – |
Mariana Maranhão – Gerente Tiago Godoi Junior – Facilitador (41) 3350-6700 |
Coordenar ações estratégicas e operacionais de fiscalização em nível estadual, oferecendo orientações, capacitação e subsídios às equipes. Gerenciar sistemas de fiscalização. Assessorar comitês e o Colégio de Inspetores. Coordenar a infraestrutura necessária para a fiscalização. Atuar na verificação e tratamento de processos complexos e específicos. |
Departamento de Relações Institucionais | Setor de Apoio às Entidades de Classe |
Claudemir Prattes – Gerente Rodolfo Grabarski – Facilitador (41) 3350-6700 |
Oferecer suporte direto às Entidades de Classe em questões relacionadas ao Conselho. Planejar e executar ciclos de programas como o Prêmio Crea da Qualidade, eventos institucionais e a captação de recursos, colaborando para o fortalecimento das entidades. Gerenciar políticas de estandes do Conselho. Coordenar questões relacionadas a produtos e serviços para entidades de classe. Atuar colaborativamente no processo de registro e revisão de registros das entidades, bem como a renovação do terço. |
Departamento de Relações Institucionais | Setor de Apoio às Instituições de Ensino |
Claudemir Prattes – Gerente Omar Henrique Refondini Correia – Facilitador (41) 3350-6700 |
Coordenar questões relacionadas às Instituições de Ensino, prestando suporte sobre documentação, formalização de registros e cadastro de cursos. Assessorar o Colégio de Instituições de Ensino, organizar eventos relacionados, supervisionar a atualização cadastral das instituições de ensino e dos cursos. Coordenar a Revista Técnico-Científica do Crea-PR, o Portal da Educação e demais sistemas relacionados a instituições de ensino. Atuar colaborativamente no processo de registro e revisão de registros das instituições de ensino, bem como a renovação do terço. |
Departamento de Relações Institucionais | Setor de Assessorias Técnicas |
Claudemir Prattes – Gerente Mario Guelbert Filho – Facilitador (41) 3350-6700 |
Assessorar e apoiar Entidades de Classe e Instituições de Ensino em processos de registro e revisão de registros. Auxiliar nas questões relacionadas à Legislação Profissional, Educacional e às Entidades de Classe, além da análise documental dos processos de registro. Atuar na coordenação e apoio às atividades de renovação de terço, seleções de editais relacionados e parcerias. |
Departamento de Relações Institucionais | Setor de Convênios e Inserção Profissional |
Claudemir Prattes – Gerente André Pagani – Facilitador (41) 3350-6700 |
Coordenar questões relacionadas a convênios e cooperação mútua, bem como, ações voltadas à capacitação dos profissionais e estudantes, como cursos e eventos promovidos ou apoiados pelo Crea-PR. Supervisionar a execução de conteúdos de ensino a distância no programa ProCrea. Coordenar atividades do Programa CreaJr-PR, voltado para estudantes. |
Departamento de Comunicação Corporativa e Relacionamento | Setor de Atendimento ao Usuário |
Patrícia Moresco – Gerente Thabata Juliane Camilo do Valle – Facilitadora (41) 3350-6700 |
Coordenar o processo de atendimento aos usuários em todos os canais, garantindo orientação adequada, supervisão e execução eficiente das demandas. Controlar a qualidade das informações disponíveis para realização do atendimento eficaz. Coordenar o processo de melhoria sistemática dos canais e processos de relacionamento com o usuário. |
Departamento de Comunicação Corporativa e Relacionamento | Setor de Processos de Comunicação Corporativa |
Patrícia Moresco – Gerente Blanca Spisila – Facilitadora (41) 3350-6700 |
Coordenar questões relacionadas à experiência dos usuários e comunicação corporativa interna e externa, incluindo sistemas do usuário, websites e formulários padronizados. Controlar dados gerados pelo atendimento ao usuário, otimizando processos de relacionamento. Atuar no processo de pós-atendimento (pesquisas de satisfação, sugestões, reclamações, etc.). Coordenar ações de comunicação interna e endomarketing, em conjunto com as demais áreas. |
Departamento Jurídico | Setor de Dívida Ativa |
Robson Rothbarth – Gerente Cinthya Schwarz – Facilitadora (41) 3350-6700 |
Conduzir processos relacionados à cobrança em Dívida Ativa, seja de anuidades, processos de fiscalização ou outros elementos pertinentes ao Conselho. Desenvolver propostas de mudanças para otimizar as ações de recuperação de receitas e estrutura ações focadas na eficiência da arrecadação. Acompanhar dados visando maximizar a recuperação de débitos. |
Departamento Jurídico | Procuradoria Jurídica |
Robson Rothbarth – Gerente Flávia Castilho – Facilitadora (41) 3350-6700 |
Atuar na orientação de questões jurídicas, e na condução e acompanhamento de processos judiciais e administrativos. Orientar sobre procedimentos não rotineiros, emite pareceres e assegurar o cumprimento da legislação. Supervisionar a distribuição de serviços jurídicos. |
Departamento de Tecnologia da Informação | Setor de Desenvolvimento de Sistemas |
Leandro Miranda de Araujo – Gerente Tatiane Vedovato Becher – Facilitadora (41) 3350-6700 |
Analisar requisitos de sistemas junto aos usuários e realizar atividades de modelagem de dados, desenvolvimento de sistemas e websites, manutenção, testes e implementação de soluções. Oferecer suporte técnico e elaborar documentações pertinentes de sistemas. Identificar soluções para ambientes informatizados e pesquisar novas tecnologias para aprimorar os sistemas do Crea-PR. |
Departamento de Tecnologia da Informação | Setor de Tecnologia e Geoprocessamento |
Leandro Miranda de Araujo – Gerente Emerson Marcos Stadinicki – Facilitador (41) 3350-6700 |
Coordenar questões relacionadas a infraestrutura de tecnologia da informação e segurança cibernética, com foco em banco de dados, servidores, segurança da informação (antivírus, antispam, firewall), sistemas operacionais e geoprocessamento. |
Departamento Financeiro e Pessoal | Setor Contábil |
Ricardo Bittencourt – Gerente Roseli Santin – Contadora Fernando Hagihara – Contador João Edson da Silva – Contador (41) 3350-6700 |
Atuar na classificação de despesas, lançamentos contábeis e orçamentários, controle financeiro e gestão de pagamentos. Elaborar demonstrativos mensais e anuais de receitas e despesas e preparar o balanço anual e a prestação de contas ao Confea, conforme normas do TCU. Coordenar a elaboração do orçamento anual e sua reformulação. Gerenciar aplicações financeiras, e coordenar questões de arrecadação e controle de anuidades, ARTs e taxas de serviços. Prestar suporte técnico à Comissão de Tomada de Contas. |
Departamento Financeiro e Pessoal | Setor de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho |
Ricardo Bittencourt – Gerente Ricardo Marrafão – Assessor Técnico (41) 3350-6700 |
Planejar, implementar e acompanhar ações de saúde e segurança no trabalho no Crea-PR. Atuar na gestão de contratos e serviços como PPRA, PCMSO, LTCAT, análises ergonômicas e ambientais, treinamentos obrigatórios. Aacompanhar exames periódicos e implantar programas de bem-estar. Coordenar ações preventivas, como Brigada de Incêndio e SIPAT. |
Departamento Financeiro e Pessoal | Setor Financeiro |
Ricardo Bittencourt – Gerente Leandro França – Facilitador (41) 3350-6700 |
Coordenar atividades relacionadas à gestão financeira do Conselho. Atuar no suporte contratos financeiros e externos, no planejamento orçamentário e no fechamento de balancetes. Instruir e orientar sobre procedimentos de pagamento de despesas. |
Departamento Financeiro e Pessoal | Setor de Gestão de Contratos de Trabalho |
Ricardo Bittencourt – Gerente Angelita Grando Prandel – Assessora (41) 3350-6700 |
Coordenar atividades relacionadas ao dimensionamento, recrutamento e contratação de empregados e estagiários, além de organizar processos de concurso público e seleção interna. Atuar na manutenção do Plano de Cargos, Carreiras e Salários e no cumprimento de cotas de PcD e Jovem Aprendiz. |
Departamento Financeiro e Pessoal | Setor de Pessoal |
Ricardo Bittencourt – Gerente Marcia Viana – Assessora (41) 3350-6700 |
Gerenciar a folha de pagamento e as obrigações acessórias, como eSocial e GFIP, além de administrar benefícios como plano de saúde, vale-transporte e previdência complementar. Atuar no planejamento e acompanhamento de férias, processos rescisórios e controle de ponto. Assegurar a conformidade com legislações trabalhistas e previdenciárias. |
Departamento Financeiro e Pessoal | Setor de Anuidades, Análise de Taxas e Apoio Interno |
Ricardo Bittencourt – Gerente Leonidas Camilo Junior – Facilitador (41) 3350-6700 |
Coordenar atividades relacionadas à cobrança de anuidades, taxas de serviço e taxas de ART. Atuar na análise técnica de processos, procedimentos e demais atividades relacionadas. |
Departamento de Assessorias Técnicas | Setor de ART e Acervo Técnico |
Renato Straube – Gerente Alessandra da Silva – Facilitadora (41) 3350-6700 |
Promover acompanhamento e controle dos protocolos de ART e Acervo Técnico, além de conduzir melhorias nos processos relacionados a este tema. Realizar atividades especializadas, oferecendo análises, orientações e estudos técnicos. Supervisionar a definição de procedimentos relacionados ao tema. |
Departamento de Assessorias Técnicas | Setor de Assessorias Técnicas |
Renato Straube – Gerente Paulo Sartor – Facilitador (41) 3350-6700 |
Apoiar a atuação dos Conselheiros para o julgamento de processos e protocolos, atuando na distribuição, organização, suporte e controle. Organizar e conduzir as reuniões de Câmaras Especializadas. Assessorar a Presidência, Diretoria, Câmaras e Comissões nas questões de sua competência e promover a integração entre as esferas executivas e deliberativas do Conselho. Coordenar a atuação das Assessorias Técnicas e das equipes envolvidas nas células de tratamento de processos. |
Regional Apucarana | Inspetorias em: Apucarana Arapongas Ivaiporã |
Jeferson Ubiali – Gerente Eden Nereu Numao Penitente – Facilitador Administrativo Murilo Granado – Facilitador da Fiscalização (43) 3308-1000 |
Realizar atividades de fiscalização, atendimento presencial ao público, tratamento de processos, tratamento de protocolos de solicitação de usuários, bem como, atuar na relação com entidades e sociedade local e com os Inspetores, na jurisdição das suas Inspetorias. |
Regional Cascavel | Inspetorias em: Cascavel Foz do Iguaçu Marechal Cândido Rondon Medianeira Toledo |
Geraldo Canci – Gerente Cristiane Moreti – Facilitadora Administrativa Christian Massago – Facilitador da Fiscalização (45) 3333-8100 |
Realizar atividades de fiscalização, atendimento presencial ao público, tratamento de processos, tratamento de protocolos de solicitação de usuários, bem como, atuar na relação com entidades e sociedade local e com os Inspetores, na jurisdição das suas Inspetorias. |
Regional Curitiba | Inspetorias em: Curitiba / Tarumã Curitiba / Água Verde Campo Largo Paranaguá Rio Negro São José dos Pinhais |
Eduardo Ramires – Gerente Vilma Ayres – Facilitadora Administrativa Natany Correa – Facilitadora Administrativa (41) 3350-6750 |
Realizar atividades de fiscalização, atendimento presencial ao público, tratamento de processos, tratamento de protocolos de solicitação de usuários, bem como, atuar na relação com entidades e sociedade local e com os Inspetores, na jurisdição das suas Inspetorias. |
Regional Guarapuava | Inspetorias em: Guarapuava Irati União da Vitória |
Thyago Giroldo Nalim – Gerente Rosiane Espig – Facilitadora Sebastião Celso Ferreira da Silva – Facilitador da Fiscalização (42) 3621-9400 |
Realizar atividades de fiscalização, atendimento presencial ao público, tratamento de processos, tratamento de protocolos de solicitação de usuários, bem como, atuar na relação com entidades e sociedade local e com os Inspetores, na jurisdição das suas Inspetorias. |
Regional Londrina | Inspetorias em: Londrina Ibaiti Bandeirantes, Cornélio Procópio Jacarezinho Santo Antônio da Platina |
Edgar Tsuzuki – Gerente Israel de Morais – Facilitador Administrativo Alexandre Fleuringer – Facilitador da Fiscalização (43) 3294-6200 |
Realizar atividades de fiscalização, atendimento presencial ao público, tratamento de processos, tratamento de protocolos de solicitação de usuários, bem como, atuar na relação com entidades e sociedade local e com os Inspetores, na jurisdição das suas Inspetorias. |
Regional Maringá | Inspetorias em: Maringá Cianorte Campo Mourão Paranavaí Umuarama |
Hélio Xavier da Silva Filho – Gerente Viviani Hannebauer – Facilitadora Administrativa Rosane Scapin – Facilitadora da Fiscalização (44) 3293-7200 |
Realizar atividades de fiscalização, atendimento presencial ao público, tratamento de processos, tratamento de protocolos de solicitação de usuários, bem como, atuar na relação com entidades e sociedade local e com os Inspetores, na jurisdição das suas Inspetorias. |
Regional Pato Branco | Inspetorias em: Pato Branco Francisco Beltrão Palmas Realeza |
Diogo Artur Tocacelli Colella – Gerente Taciana Tonial – Facilitadora Administrativa Juliano da Silva – Facilitador da Fiscalização (46)3220-5800 |
Realizar atividades de fiscalização, atendimento presencial ao público, tratamento de processos, tratamento de protocolos de solicitação de usuários, bem como, atuar na relação com entidades e sociedade local e com os Inspetores, na jurisdição das suas Inspetorias. |
Regional Ponta Grossa | Inspetorias em: Ponta Grossa Castro Telêmaco Borba |
Ana Paula Afinovicz – Gerente José Dihl – Facilitador Administrativo Armando Madalosso Vieira Filho – Facilitador da Fiscalização (42) 3219-5300 |
Realizar atividades de fiscalização, atendimento presencial ao público, tratamento de processos, tratamento de protocolos de solicitação de usuários, bem como, atuar na relação com entidades e sociedade local e com os Inspetores, na jurisdição das suas Inspetorias. |