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Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/organograma/responsaveis/>.
Acesso em 30/01/2025 às 16h04.

Competências – Atividades e Responsáveis

Consulte na tabela abaixo as atividades realizadas pelas unidades administrativas do Crea-PR, bem como, os nomes e contato de seus responsáveis. Veja também: Organograma do Crea-PR.

 

Atenção: Para contatos de atendimento ao público, verifique aqui os canais disponíveis.
Departamento Setor Responsável / Contato Competências / Atividades da Unidade
Gabinete da Presidência

Daniel Galafassi – Chefe de Gabinete

(41) 3350-6700

Assessorar o Presidente do Crea-PR em ações voltadas ao exercício profissional e à defesa ética das categorias regulamentadas. Acompanhar matérias legislativas e administrativas relacionadas às profissões do Sistema Confea/Crea. Promover articulação com órgãos públicos e supervisão das atividades vinculadas à Presidência. Representar o Presidente quando designado.
Superintendência

Celso Roberto Ritter – Superintendente

(41) 3350-6700

Planejar, organizar, dirigir, controlar e avaliar todas as atividades técnicas, operacionais e administrativas do Conselho. Atuar como representante da Direção no processo do Sistema de Gestão da Qualidade. Promover a conscientização interna sobre a qualidade e garantir que os requisitos do cliente sejam atendidos. Firmar apostilas em contratos conforme a legislação vigente.
Superintendência Secretaria Geral

Celso Roberto Ritter – Superintendente

Ana Cristina Barni – Facilitadora

(41) 3350-6700

Atuar diretamente com a organização de agenda e da execução de reuniões relacionadas à Diretoria do Crea-PR e Plenário, incluindo gestão de atas e pautas. Elaborar, controlar e distribuir documentos relacionados às Diretoria e ao Plenário. Coordenar atividades relacionadas a Atestado de Serviços Meritórios de Conselheiros do Crea-PR. Prestar suporte administrativo e operacional aos Conselheiros para o exercício da função, incluindo solicitações financeiras, passagens, etc.
Superintendência Setor de Eventos

Celso Roberto Ritter – Superintendente

Luciane de Fatima Saldanha Andriola – Facilitadora

(41) 3350-6700

Planejar e executar ou participar da execução de eventos promovidos ou apoiados pelo Crea-PR, além de coordenar a participação do Conselho em feiras, congressos e reuniões. Coordenar de recursos logísticos, financeiros e humanos para realização de eventos, padronização de layouts e materiais e suporte a públicos internos e externos.
Superintendência Setor de Suporte ao Plenário

Celso Roberto Ritter – Superintendente

Camila Mazon – Analista Técnica

(41) 3350-6700

Prestar apoio técnico e operacional à Presidência, Conselheiros e demais interessados em assuntos ligados às atividades do Plenário. Atuar na análise, tramitação e organização de processos e protocolos encaminhados ao Plenário. Colaborar na preparação e dinâmica das reuniões plenárias. Acompanhar recursos encaminhados ao Confea.
Assessoria de Comunicação Social

Mariza Fernanda Medeiros – Assessora

(41) 3350-6700

 

Coordenar as estratégias de comunicação institucional do Crea-PR, incluindo a definição de diretrizes gerais, públicos-alvo e canais de comunicação adequados. Desenvolver o plano de comunicação estratégica do Conselho. Produzir e gerenciar conteúdos jornalísticos e institucionais e  canais digitais / redes sociais, monitorando métricas de engajamento. Realizar a cobertura jornalística de eventos e capacita porta-vozes para a interação com a imprensa. Assessorar a Presidência no relacionamento com veículos de comunicação.
Assessoria de Gestão de Políticas Públicas

Samir Jorge – Assessor

(41) 3350-6700

Assessorar a Presidência do Crea-PR na formulação de políticas públicas, articulação com órgãos governamentais e defesa ética das profissões regulamentadas. Realizar o monitoramento de matérias legislativas. Acompanhar programas e convênios relevantes e coopera com outros departamentos nas questões relacionadas.
Assessoria Estratégica de Tecnologia e Inovação

Tatiana Breda Ferreira – Assessora

(41) 3350-6700

Prospectar inovações tecnológicas e suporte a implantações. Promover o planejamento, a coordenação e a implantação de soluções de Tecnologia da Informação. Atuar no desenvolvimento de protótipos, na automação de processos e na difusão de novas soluções tecnológicas.
Assessoria de Inovação com foco em Automação de Processos

Ruy Camini – Assessor

(41) 3350-6700

Assessorar a Presidência na identificação de áreas para automação, visando maior eficiência organizacional. Apoiar projetos de automação, acompanhar tendências, e liderar a implementação de soluções. Cooperar com departamentos para recomendar ferramentas adequadas e coordenar mudanças organizacionais associadas à automação.
Assessoria de Inovação com foco em Inteligência Artificial

Elias Kuchak – Assessor

(41) 3350-6700

Atuar na gestão de estratégias e projetos relacionados à inteligência artificial. Supervisionar iniciativas, identificação de melhorias e acompanhamento de tendências, promovendo o uso ético e eficiente dessa tecnologia na organização.
Assessoria de Relações Parlamentares e Governamentais

Dante Barleta – Assessor

(41) 3350-6700

Coordenar estudos e proposições legislativas relacionadas ao Sistema Crea/Confea, monitorando e articulando sua tramitação junto aos parlamentares. Atuar na Frente Parlamentar das Engenharias e demais áreas relacionadas, além de impulsionar proposições estaduais e realizar análises de matérias legais. Assessorar a Presidência em questões legislativas e governamentais.
Assessoria de Cerimonial

Adahiuton Milton Belloti – Assessor

(41) 3350-6700

Atuar na organização e execução do cerimonial dos eventos do Conselho. Apoiar a coordenação de eventos, acompanhar o Presidente em visitas e eventos de interesse, e cooperar com outros departamentos para assuntos relacionados.
Assessoria de Estratégias de Gestão

Carlos Inacio – Assessor

(41) 3350-6700

Assessorar a Presidência em estratégias de gestão. Apoiar a análise de dados e a implementação de soluções nas áreas de tecnologia da informação, automação de processos e inteligência artificial.
Ouvidoria

Juliane Marafon – Gerente

(41) 3350-6700

Atuar como canal de segunda instância para casos não solucionados pelo atendimento convencional, após esgotadas as possibilidades nas áreas competentes. Recebe e encaminha também sugestões sobre produtos e serviços.
Controladoria

Clodomir Ascari – Presidente

Juliane Marafon – Gerente

(41) 3350-6700

Acompanhar e avaliar os controles internos do Crea-PR, garantindo conformidade com diretrizes estabelecidas e propondo ações corretivas. Coordena a formulação de políticas e procedimentos para a excelência da gestão, assegura a transparência e a regularidade da administração pública. Acompanha auditorias, a implementação de medidas corretivas e a gestão de processos administrativos e financeiros.
Departamento de Planejamento e Controle Interno Setor da Qualidade

Juliane Marafon – Gerente

Luciane Merico – Agente de Apoio

(41) 3350-6700

Organizar, executar e controlar atividades do Sistema de Gestão da Qualidade. Coordenar auditorias internas, gerenciando a equipe de auditores e a correção de não conformidades. Prestar suporte na gestão de documentos e no tratamento de ocorrências, com foco na eficácia das ações corretivas.
Departamento de Planejamento e Controle Interno Setor de Capacitação e Desenvolvimento

Juliane Marafon – Gerente

Mariana Singeski – Agente de Apoio

(41) 3350-6700

Planejar, executar e avaliar ações de capacitação e desenvolvimento contínuo dos empregados. Realizar o levantamento de necessidades e operacionalizar o plano anual de capacitação. Coordenar o processo de avaliação de desempenho. Apoiar os gestores na elaboração de planos de desenvolvimento individual, além de prestar suporte em temas relacionados à capacitação e desempenho.
Departamento de Planejamento e Controle Interno Setor de Planejamento

Juliane Marafon – Gerente

Carla D’Alexandre – Agente de Apoio

(41) 3350-6700

Organizar, executar e controlar as atividades de Gestão de Riscos, Planejamento Estratégico e Gerenciamento da Rotina, oferecendo suporte às áreas do Conselho com ferramentas de gestão e orientação metodológica. Auxiliar na elaboração de planos de ação, análise de metas e resultados e no acompanhamento de riscos e oportunidades.
Departamento de Suprimentos e Serviços Setor de Suprimentos e Serviços

Sandro Marangoni – Gerente

Oseias Ceciliano – Facilitador

(41) 3350-6700

Coordenar atividades de aquisição, controle e distribuição de materiais e serviços diversos. Supervisionar a frota de veículos, incluindo documentação e manutenção. Controlar o almoxarifado geral e os registros sobre bens patrimoniais.
Departamento de Suprimentos e Serviços Setor de Licitações e Contratos

Sandro Marangoni – Gerente

Lindlsey Daeuble – Facilitadora

(41) 3350-6700

Coordenar processos contratuais e de licitações, elaborando editais, termos de referência e objetos licitatórios, além de prestar suporte às áreas em processos específicos. Atuar na gestão de questionamentos, impugnações, recursos administrativos e apuração de possíveis irregularidades em contratos.
Departamento de Suprimentos e Serviços Setor de Obras e Serviços de Engenharia

Sandro Marangoni – Gerente

Oksana Dib – Facilitadora

(41) 3350-6700

Coordenar e fiscalizar obras e serviços de engenharia realizados no âmbito do Crea-PR. Elaborar projetos, orçamentos e cronogramas, além de realizar inspeções e estudos técnicos para manutenção e adaptação das instalações prediais, e outras questões relacionadas.
Departamento de Fiscalização

Mariana Maranhão – Gerente

Tiago Godoi Junior – Facilitador

(41) 3350-6700

Coordenar ações estratégicas e operacionais de fiscalização em nível estadual, oferecendo orientações, capacitação e subsídios às equipes. Gerenciar sistemas de fiscalização. Assessorar comitês e o Colégio de Inspetores. Coordenar a infraestrutura necessária para a fiscalização. Atuar na verificação e tratamento de processos complexos e específicos.
Departamento de Relações Institucionais Setor de Apoio às Entidades de Classe

Claudemir Prattes – Gerente

Rodolfo Grabarski – Facilitador

(41) 3350-6700

Oferecer suporte direto às Entidades de Classe em questões relacionadas ao Conselho. Planejar e executar ciclos de programas como o Prêmio Crea da Qualidade, eventos institucionais e a captação de recursos, colaborando para o fortalecimento das entidades. Gerenciar políticas de estandes do Conselho. Coordenar questões relacionadas a produtos e serviços para entidades de classe. Atuar colaborativamente no processo de registro e revisão de registros das entidades, bem como a renovação do terço.
Departamento de Relações Institucionais Setor de Apoio às Instituições de Ensino

Claudemir Prattes – Gerente

Omar Henrique Refondini Correia – Facilitador

(41) 3350-6700

Coordenar questões relacionadas às Instituições de Ensino, prestando suporte sobre documentação, formalização de registros e cadastro de cursos. Assessorar o Colégio de Instituições de Ensino, organizar eventos relacionados, supervisionar a atualização cadastral das instituições de ensino e dos cursos. Coordenar a Revista Técnico-Científica do Crea-PR, o Portal da Educação e demais sistemas relacionados a instituições de ensino. Atuar colaborativamente no processo de registro e revisão de registros das instituições de ensino, bem como a renovação do terço.
Departamento de Relações Institucionais Setor de Assessorias Técnicas

Claudemir Prattes – Gerente

Mario Guelbert Filho – Facilitador

(41) 3350-6700

Assessorar e apoiar Entidades de Classe e Instituições de Ensino em processos de registro e revisão de registros. Auxiliar nas questões relacionadas à Legislação Profissional, Educacional e às Entidades de Classe, além da análise documental dos processos de registro. Atuar na coordenação e apoio às atividades de renovação de terço, seleções de editais relacionados e parcerias.
Departamento de Relações Institucionais Setor de Convênios e Inserção Profissional

Claudemir Prattes – Gerente

André Pagani – Facilitador

(41) 3350-6700

Coordenar questões relacionadas a convênios e cooperação mútua, bem como, ações voltadas à capacitação dos profissionais e estudantes, como cursos e eventos promovidos ou apoiados pelo Crea-PR. Supervisionar a execução de conteúdos de ensino a distância no programa ProCrea. Coordenar atividades do Programa CreaJr-PR, voltado para estudantes.
Departamento de Comunicação Corporativa e Relacionamento Setor de Atendimento ao Usuário

Patrícia Moresco – Gerente

Thabata Juliane Camilo do Valle – Facilitadora

(41) 3350-6700

Coordenar o processo de atendimento aos usuários em todos os canais, garantindo orientação adequada, supervisão e execução eficiente das demandas. Controlar a qualidade das informações disponíveis para realização do atendimento eficaz. Coordenar o processo de melhoria sistemática dos canais e processos de relacionamento com o usuário.
Departamento de Comunicação Corporativa e Relacionamento Setor de Processos de Comunicação Corporativa

Patrícia Moresco – Gerente

Blanca Spisila – Facilitadora

(41) 3350-6700

Coordenar questões relacionadas à experiência dos usuários e comunicação corporativa interna e externa, incluindo sistemas do usuário, websites e formulários padronizados. Controlar dados gerados pelo atendimento ao usuário, otimizando processos de relacionamento. Atuar no processo de pós-atendimento (pesquisas de satisfação, sugestões, reclamações, etc.). Coordenar ações de comunicação interna e endomarketing, em conjunto com as demais áreas.
Departamento Jurídico Setor de Dívida Ativa

Robson Rothbarth – Gerente

Cinthya Schwarz – Facilitadora

(41) 3350-6700

Conduzir processos relacionados à cobrança em Dívida Ativa, seja de anuidades, processos de fiscalização ou outros elementos pertinentes ao Conselho. Desenvolver propostas de mudanças para otimizar as ações de recuperação de receitas e estrutura ações focadas na eficiência da arrecadação. Acompanhar dados visando maximizar a recuperação de débitos.
Departamento Jurídico Procuradoria Jurídica

Robson Rothbarth – Gerente

Flávia Castilho – Facilitadora

(41) 3350-6700

Atuar na orientação de questões jurídicas, e na condução e acompanhamento de processos judiciais e administrativos. Orientar sobre procedimentos não rotineiros, emite pareceres e assegurar o cumprimento da legislação. Supervisionar a distribuição de serviços jurídicos.
Departamento de Tecnologia da Informação Setor de Desenvolvimento de Sistemas

Leandro Miranda de Araujo – Gerente

Tatiane Vedovato Becher – Facilitadora

(41) 3350-6700

Analisar requisitos de sistemas junto aos usuários e realizar atividades de modelagem de dados, desenvolvimento de sistemas e websites, manutenção, testes e implementação de soluções. Oferecer suporte técnico e elaborar documentações pertinentes de sistemas. Identificar soluções para ambientes informatizados e pesquisar novas tecnologias para aprimorar os sistemas do Crea-PR.
Departamento de Tecnologia da Informação Setor de Tecnologia e Geoprocessamento

Leandro Miranda de Araujo – Gerente

Emerson Marcos Stadinicki – Facilitador

(41) 3350-6700

Coordenar questões relacionadas a infraestrutura de tecnologia da informação e segurança cibernética, com foco em banco de dados, servidores, segurança da informação (antivírus, antispam, firewall), sistemas operacionais e geoprocessamento.
Departamento Financeiro e Pessoal Setor Contábil

Ricardo Bittencourt – Gerente

Roseli Santin – Contadora

Fernando Hagihara – Contador

João Edson da Silva – Contador

(41) 3350-6700

Atuar na classificação de despesas, lançamentos contábeis e orçamentários, controle financeiro e gestão de pagamentos. Elaborar demonstrativos mensais e anuais de receitas e despesas e preparar o balanço anual e a prestação de contas ao Confea, conforme normas do TCU. Coordenar a elaboração do orçamento anual e sua reformulação. Gerenciar aplicações financeiras, e coordenar questões de arrecadação e controle de anuidades, ARTs e taxas de serviços. Prestar suporte técnico à Comissão de Tomada de Contas.
Departamento Financeiro e Pessoal Setor de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho

Ricardo Bittencourt – Gerente

Ricardo Marrafão – Assessor Técnico

(41) 3350-6700

Planejar, implementar e acompanhar ações de saúde e segurança no trabalho no Crea-PR. Atuar na gestão de contratos e serviços como PPRA, PCMSO, LTCAT, análises ergonômicas e ambientais, treinamentos obrigatórios. Aacompanhar exames periódicos e implantar programas de bem-estar. Coordenar ações preventivas, como Brigada de Incêndio e SIPAT.
Departamento Financeiro e Pessoal Setor Financeiro

Ricardo Bittencourt – Gerente

Leandro França – Facilitador

(41) 3350-6700

Coordenar atividades relacionadas à gestão financeira do Conselho. Atuar no suporte contratos financeiros e externos, no planejamento orçamentário e no fechamento de balancetes. Instruir e orientar sobre procedimentos de pagamento de despesas.
Departamento Financeiro e Pessoal Setor de Gestão de Contratos de Trabalho

Ricardo Bittencourt – Gerente

Angelita Grando Prandel – Assessora

(41) 3350-6700

Coordenar atividades relacionadas ao dimensionamento, recrutamento e contratação de empregados e estagiários, além de organizar processos de concurso público e seleção interna. Atuar na manutenção do Plano de Cargos, Carreiras e Salários e no cumprimento de cotas de PcD e Jovem Aprendiz.
Departamento Financeiro e Pessoal Setor de Pessoal

Ricardo Bittencourt – Gerente

Marcia Viana – Assessora

(41) 3350-6700

Gerenciar a folha de pagamento e as obrigações acessórias, como eSocial e GFIP, além de administrar benefícios como plano de saúde, vale-transporte e previdência complementar. Atuar no planejamento e acompanhamento de férias, processos rescisórios e controle de ponto. Assegurar a conformidade com legislações trabalhistas e previdenciárias.
Departamento Financeiro e Pessoal Setor de Anuidades, Análise de Taxas e Apoio Interno

Ricardo Bittencourt – Gerente

Leonidas Camilo Junior – Facilitador

(41) 3350-6700

Coordenar atividades relacionadas à cobrança de anuidades, taxas de serviço e taxas de ART. Atuar na análise técnica de processos, procedimentos e demais atividades relacionadas.
Departamento de Assessorias Técnicas Setor de ART e Acervo Técnico

Renato Straube – Gerente

Alessandra da Silva – Facilitadora

(41) 3350-6700

Promover acompanhamento e controle dos protocolos de ART e Acervo Técnico, além de conduzir melhorias nos processos relacionados a este tema. Realizar atividades especializadas, oferecendo análises, orientações e estudos técnicos. Supervisionar a definição de procedimentos relacionados ao tema.
Departamento de Assessorias Técnicas Setor de Assessorias Técnicas

Renato Straube – Gerente

Paulo Sartor – Facilitador

(41) 3350-6700

Apoiar a atuação dos Conselheiros para o julgamento de processos e protocolos, atuando na distribuição, organização, suporte e controle. Organizar e conduzir as reuniões de Câmaras Especializadas. Assessorar a Presidência, Diretoria, Câmaras e Comissões nas questões de sua competência e promover a integração entre as esferas executivas e deliberativas do Conselho. Coordenar a atuação das Assessorias Técnicas e das equipes envolvidas nas células de tratamento de processos.
Regional Apucarana Inspetorias em:
Apucarana
Arapongas
Ivaiporã

Jeferson Ubiali – Gerente

Eden Nereu Numao Penitente – Facilitador Administrativo

Murilo Granado – Facilitador da Fiscalização

(43) 3308-1000

Realizar atividades de fiscalização, atendimento presencial ao público, tratamento de processos, tratamento de protocolos de solicitação de usuários, bem como, atuar na relação com entidades e sociedade local e com os Inspetores, na jurisdição das suas Inspetorias.
Regional Cascavel Inspetorias em:
Cascavel
Foz do Iguaçu
Marechal Cândido Rondon
Medianeira
Toledo

Geraldo Canci – Gerente

Cristiane Moreti – Facilitadora Administrativa

Christian Massago – Facilitador da Fiscalização

(45) 3333-8100

Realizar atividades de fiscalização, atendimento presencial ao público, tratamento de processos, tratamento de protocolos de solicitação de usuários, bem como, atuar na relação com entidades e sociedade local e com os Inspetores, na jurisdição das suas Inspetorias.
Regional Curitiba Inspetorias em:
Curitiba / Tarumã
Curitiba / Água Verde
Campo Largo
Paranaguá
Rio Negro
São José dos Pinhais

Eduardo Ramires – Gerente

Vilma Ayres – Facilitadora Administrativa

Natany Correa – Facilitadora Administrativa

(41) 3350-6750

Realizar atividades de fiscalização, atendimento presencial ao público, tratamento de processos, tratamento de protocolos de solicitação de usuários, bem como, atuar na relação com entidades e sociedade local e com os Inspetores, na jurisdição das suas Inspetorias.
Regional Guarapuava Inspetorias em:
Guarapuava
Irati
União da Vitória

Thyago Giroldo Nalim – Gerente

Rosiane Espig – Facilitadora

Sebastião Celso Ferreira da Silva – Facilitador da Fiscalização

(42) 3621-9400

Realizar atividades de fiscalização, atendimento presencial ao público, tratamento de processos, tratamento de protocolos de solicitação de usuários, bem como, atuar na relação com entidades e sociedade local e com os Inspetores, na jurisdição das suas Inspetorias.
Regional Londrina Inspetorias em:
Londrina
Ibaiti
Bandeirantes, Cornélio Procópio
Jacarezinho
Santo Antônio da Platina

Edgar Tsuzuki – Gerente

Israel de Morais – Facilitador Administrativo

Alexandre Fleuringer – Facilitador da Fiscalização

(43) 3294-6200

Realizar atividades de fiscalização, atendimento presencial ao público, tratamento de processos, tratamento de protocolos de solicitação de usuários, bem como, atuar na relação com entidades e sociedade local e com os Inspetores, na jurisdição das suas Inspetorias.
Regional Maringá Inspetorias em:
Maringá
Cianorte
Campo Mourão
Paranavaí
Umuarama

Hélio Xavier da Silva Filho – Gerente

Viviani Hannebauer – Facilitadora Administrativa

Rosane Scapin – Facilitadora da Fiscalização

(44) 3293-7200

Realizar atividades de fiscalização, atendimento presencial ao público, tratamento de processos, tratamento de protocolos de solicitação de usuários, bem como, atuar na relação com entidades e sociedade local e com os Inspetores, na jurisdição das suas Inspetorias.
Regional Pato Branco Inspetorias em:
Pato Branco
Francisco Beltrão
Palmas
Realeza

Diogo Artur Tocacelli Colella – Gerente

Taciana Tonial – Facilitadora Administrativa

Juliano da Silva – Facilitador da Fiscalização

(46)3220-5800

Realizar atividades de fiscalização, atendimento presencial ao público, tratamento de processos, tratamento de protocolos de solicitação de usuários, bem como, atuar na relação com entidades e sociedade local e com os Inspetores, na jurisdição das suas Inspetorias.
Regional Ponta Grossa Inspetorias em:
Ponta Grossa
Castro
Telêmaco Borba

Ana Paula Afinovicz – Gerente

José Dihl – Facilitador Administrativo

Armando Madalosso Vieira Filho – Facilitador da Fiscalização

(42) 3219-5300

Realizar atividades de fiscalização, atendimento presencial ao público, tratamento de processos, tratamento de protocolos de solicitação de usuários, bem como, atuar na relação com entidades e sociedade local e com os Inspetores, na jurisdição das suas Inspetorias.