Cidades Inteligentes
Cidades Inteligentes: A Inovação que Transforma a Gestão Urbana e Melhora a Vida!
Cidades inteligentes são áreas urbanas que empregam tecnologias da informação e comunicação (TIC) para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, otimizar a gestão de recursos e aumentar a eficiência dos serviços públicos. O conceito envolve a integração de sistemas como transporte, energia, saúde, segurança e meio ambiente, utilizando dados em tempo real para decisões mais informadas e assertivas.
Alguns elementos-chave das cidades inteligentes incluem: sensores e Internet das Coisas (IoT), gestão eficiente de trânsito e recursos, participação cidadã, segurança pública, educação, cultura, entre outros. Esses fatores contribuem para um desenvolvimento urbano mais sustentável e conectado.
A implantação de cidades inteligentes busca, portanto, criar um ambiente urbano mais integrado, onde tecnologias e dados são utilizados para resolver problemas contemporâneos e atender às necessidades da população de forma mais eficiente e eficaz.
Essas características permitem que as cidades se tornem mais habitáveis, eficientes e sustentáveis, melhorando, assim, a experiência dos cidadãos.
Veja como está sua cidade, consulte no link:
PUBLICAÇÕES TEMÁTICAS
Estudos básicos de desenvolvimento municipal (EBDM)
Caderno técnico Cidades Inteligentes
Caderno técnico Desenvolvimento Econômico e Social
Caderno técnico Sustentabilidade Urbana e Social
LEGISLAÇÕES
FEDERAL
Carta Brasileira para Cidades Inteligentes
Decreto Federal nº 10.306 de 02/04/2020 - BIM
Projeto de Lei nº 976-B de 2021 (PNCI)
MUNICIPAL
Decreto nº 28.244 2020 - Programa Sandbox - Foz do Iguaçu
Decreto nº 14.848 2019 - Programa Cascavel Cidade Inteligente, Sustentável e Humana
CURSOS
Cursos das Entidades de Classe